FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticabeira
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
camilacs



Registrado: 12/02/05
Mensagens: 29
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2005 2:55 pm    Assunto: Jabuticabeira Responder com citação

Que tipo de poda eu posso fazer na Jabuticabeira? Falo isso em relação a uma muda que comprei e botei na engorda, queria saber se posso fazer uma poda nela que nem eu fiz na pitangueira deixando apenas um toco ou se tem que ser mais leve.


Grata,

Very Happy

Camila CS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2005 4:11 pm    Assunto: Responder com citação

Camila, tira uma foto dela...
Vamos ver como ela está.
Poda de galhos você pode fazer... em alguns tópico antigo os colegas discutiram sobre poda drástica e desfolha em jaboticabas... as oponiões foram divergentes.

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
camilacs



Registrado: 12/02/05
Mensagens: 29
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2005 12:15 am    Assunto: Responder com citação

Tenho essas fotos que tirei quando ela chegou aqui em casa, ainda não tirei foto dela na escorredor, mas já da pra ter uma noção de como ela ta.





Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 31/01/05
Idade: 39
Mensagens: 291
Localização: Pindorama-SP

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2005 12:36 pm    Assunto: Responder com citação

camila, coloque ela pra engordar, pois ainda é muito nova não é....
coloque no escorredor de macarrão!
acho q nao deve cortar as folhas ainda nao, se outro mais experiente ler isso e discordar me fale! pois tb estou aprendendo

abraços
_________________
Fernando Colombo de Amo (Doolombo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2005 4:04 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

Mesmo colocando num escorredor, acho que essa aí vai demorar muito para se transformar num bonsai.

No caso da pitangueira, a poda drástica foi uma alternativa para não descartar aquela muda.

TAnto as jabuticabeiras quanto as pitangueiras têm um crescimento muito lento. Seria muito mais interessante adquirir mudas um pouco maiores, com um tronco mais desenvolvido (+ de 3 cm de diâmetro).

Existem muitos viveiros que dispõem de boas mudas para bonsai. Uma planta que possua um tronco grosso, boa distribuição de raízes, galhos baixos ou um tronco sinuoso, poderá ser um excelente material para iniciar um bonsai. A altura não é problema, uma boa serra poderá deixá-las baixinhas.

Abraços,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
camilacs



Registrado: 12/02/05
Mensagens: 29
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2005 10:42 am    Assunto: Responder com citação

Acabei botando ela no escorredor e podando só as folhas queimadas. Estava atrás de uma muda de Jaboticabeira que nem pensei no tamanho dela quando encontrei uma. Será que não vale a pena investir nela?

Bom de qualquer forma eu agradeço a ajuda de todos.

Abraços,

Camila CS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2005 10:56 am    Assunto: Responder com citação

Camila, não precisa perder ela não...
Faz o seguinte, já está no escorredor né? Então coloca esse escorredor em cima de um canteiro com terra boa e esquece por um tempo.
Compre outras mudas como o Sergivaldo indicou e como o seu aprendizado, essa muda vai se desenvolver... e mais tarde você pode se lembrar dela até mesmo como um marco... que acha?

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
camilacs



Registrado: 12/02/05
Mensagens: 29
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2005 11:03 am    Assunto: Responder com citação

É boa idéia Felipe posso deixar ela no meio do jardim, além de ajudar no desenvolvimento dela, ela vai ficar la enfeitando o meu jardim Very Happy

Abraços,

Camila CS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2005 11:16 am    Assunto: Responder com citação

Oi Camila,

Concordo plenamente com o Felipe: deixa ela lá no seu jardim, aproveita para "brincar" um pouco com a forma do tronco: modele com arames e deixe o tempo passar...

Um abração,

Sergivaldo

PS.: Se decidir colocar arames, não esquecer de retirá-los antes de marcar o tronco.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
CELIA



Registrado: 19/02/05
Mensagens: 13
Localização: SANTO ANDRE - SP

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2005 12:25 pm    Assunto: Sobre mudas de jabuticaba... Responder com citação

oi p/todos vcs....
pegando carona na msg da Camila....Tenho uma horta aqui em casa...e tenho um lindo pé de jabuticaba que dá frutos quase o ano todo....sempre vejo mudinhas lindas de jabuticaba....marco o lugar com pedras..depois de um bom tempo replanto em um vaso....Sempre me pedem mudas e eu dou ....não tenho muitas mas sempre tenho alguma bem bonitinha....Minha pergunta: jabuticaba é muito dificil pra eu tentar fazer meu primeiro bonsai?
tchau a todos e obrigada....Célia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2005 12:44 pm    Assunto: Re: Sobre mudas de jabuticaba... Responder com citação

Célia, como você pode observar, não! É você mesma que diz que estão nascendo ao acaso, quase medram no abandono.
Brincando acima Célia e, dizendo a verdade. As árvores nativas tem sempre melhores possibilidades de se adaptarem pois são naturais do Brasil. Estão aclimatadas! Deixe uma das sua mudas crescer até o tronco ter 1,5 cm a 2 cm depois retire do chão. Neste tamanho você poderá desenvolver uma jabuticabeira de 25 a 30 cm, bastante bonita. Neste período vá podando a parte aérea para que não fique muito grande. No momento de retirar do chão falaremos como fazer.

CELIA escreveu:
oi p/todos vcs....
pegando carona na msg da Camila....Tenho uma horta aqui em casa...e tenho um lindo pé de jabuticaba que dá frutos quase o ano todo....sempre vejo mudinhas lindas de jabuticaba....marco o lugar com pedras..depois de um bom tempo replanto em um vaso....Sempre me pedem mudas e eu dou ....não tenho muitas mas sempre tenho alguma bem bonitinha....Minha pergunta: jabuticaba é muito dificil pra eu tentar fazer meu primeiro bonsai?
tchau a todos e obrigada....Célia

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
CELIA



Registrado: 19/02/05
Mensagens: 13
Localização: SANTO ANDRE - SP

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2005 2:17 pm    Assunto: o primeiro Bonsai... Responder com citação

sr. Mario...
que noticia boa....vou fazer isso então....
fiquei toda animada agora....obrigada!
até que a muda fique linda vou tbem acompanhar as explicações de vcs....e aprender o que eu puder...
obrigada novamente...Célia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2005 2:33 pm    Assunto: Observar Responder com citação

É isto, Célia, fique observando os tópicos a respeito de jabuticaba. Claro, os outros também! Um assunto puxa outro....
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2005 4:33 pm    Assunto: Responder com citação

Célia, como vai?

Sobre esse assunto, eu tenho que voltar com essa URL, pois é realmente interessante...
Vá até lá e leia o primeiro assunto: O MEU PÉ DE JABUTICABA

http://www.bonsaimorrinhos.com/dicas/dicas.php

Depois olhe as belas fotos no resto do Site

http://www.bonsaimorrinhos.com

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
CELIA



Registrado: 19/02/05
Mensagens: 13
Localização: SANTO ANDRE - SP

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2005 5:21 pm    Assunto: Responder com citação

oi Felipe...
que coisa mais linda esse bonsai de jabuticaba!!! lindo demais...fiquei encantada mesmo....e as fotos da galeria...levei até um susto ao ver tanto bonsai lindo de uma vez Smile
Obrigada pelo link....é mesmo valioso.
Vou tentar fazer sim...assim que achar que a muda estiver pronta...Aqui em casa tenho uma planta ornamental a uns 10 anos pelo menos...
eu a vi na casa de uma pessoa conhecida...foi paixão a primeira vista...mas essa pessoa mudou e nunca mais a vi...
Um dia ganhei uma muda de planta...e reconheci imediatamente apesar de pequena....era a tal planta que foi cuidada sempre com o maior carinho ....Hoje ela é um dos meus orgulhos...está cada dia mais linda...e sempre falei a todos que ela se parece um bonsai....naturalmente....por conta do formato dela....
Depois de mais de 10 anos, a cerca de 1 mes ela nos surpreendeu com flores!!!! Flores lindas e miudinhas que vem em cachos. Não imaginei que desse flores pque a que vi na casa da pessoa era maior ainda que a minha, mas ela disse que não era uma planta com flores....
Quis contar p/vcs....que descobri amarem as plantas como nós aqui em casa....
Um abraço Felipe, e obrigada pelo link lindo....Célia

Vou pedir a alguem pra tirar fotos dela....ate tenho uma mas não esta comigo....vou tentar conseguir e mostro pra vcs....assim quem sabe vcs. podem me ajudar com o nome dessa planta lindissima.... (eu acho:)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil