FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ALPORQUIA MANEIRA PRÁTICA DE FAZER.
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Dom Nov 12, 2006 8:49 pm    Assunto: ALPORQUIA MANEIRA PRÁTICA DE FAZER. Responder com citação

Todos sabem que a alporquia é um excelente método para se conseguir um bonsai. Para um principiante, todavia, colocar o substrato em um ramo na perpendicular costuma ser bem difícil. A dica é a seguinte: pegue uma bucha vegetal (dessas que a gente usa para lavar vasilhas ou tomar banho), tire o miolo com uma tesoura formando cum copo. Corte numas das laterais e envolva a alporque com ela e depois amarre embaixo. feito isto, fica muito fácil encher o copinho com substrato. Após enchê-lo, amarre na parte de cima e aí é só envolver o alporque com o filme transparente.

fOTO 1: ALPORQUIA DE PIRACANTA





FOTO2: VEJA A MASSA DE RAÍZES

ALPORQUIA DE LARANJEIRAS:

Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br


Editado pela última vez por GERALDO INOCÊNCIO em Qua Dez 27, 2006 9:09 pm; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Nov 13, 2006 2:41 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza Geraldo!
Obrigado por compartilhar estas criatividades. Faço alporques há muitos anos e confesso que, conforme a posição do galho, e mais ainda quando tem que se subir na árvore para pegar um galho apropriado, a gente leva um "baile" para colocar substrato, envolver e amarrar, e se segura na árvore, tudo ao mesmo tempo. Às vezes até precisa se usar os dentes para puxar a amarração. Esta sua técnica facilitará estas situações, e muito. Além de servir aos principiantes em alporquia.
Valeu!

Abraços

Elio Luís Secchi
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
RodrigoFraga



Registrado: 22/05/06
Idade: 39
Mensagens: 85
Localização: Viamão - RS

MensagemEnviada: Seg Nov 13, 2006 4:58 pm    Assunto: Responder com citação

ola.
um japones q eh criador de plantas aqui deu uma dica pro alporque, verificar o diametro do galho para cortar a casca, se o diametro for de 4cm ira tirar 4cm de casca pro alporque
bem espero q seja util a dica ele disse q melhora muito as chances de alporque
boa ideia geraldo, vo testa aqui num proximo alporque.


abraços
rodrigo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
rafael_phy
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 02/03/06
Mensagens: 125
Localização: Volta Redonda - RJ

MensagemEnviada: Qui Nov 16, 2006 10:36 am    Assunto: Responder com citação

eu costumo usar vasilhinhas de margarina para fazer alporques, acho bem mais facil do que fazer com plastico, principalmente na hora de colocar o substrato.
Estou tentando um alporque de caliandra, se der certo vou postar as fotos aqui..
abraços
_________________
"O ódio não destrói o ódio, só o Amor destrói o ódio. Sêde como o sândalo, que perfuma o machado que o corta."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marquitus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/06
Mensagens: 257
Localização: Bento Gonçalves - RS

MensagemEnviada: Qui Nov 16, 2006 1:54 pm    Assunto: Responder com citação

rafael_phy escreveu:
eu costumo usar vasilhinhas de margarina para fazer alporques, acho bem mais facil do que fazer com plastico, principalmente na hora de colocar o substrato.
Estou tentando um alporque de caliandra, se der certo vou postar as fotos aqui..
abraços


Olá Rafael, também estou fazendo uma alporque de caliandra, as raízes estão começando a crescer, é um pouco demorado mas vale a pena.

Um abraço!
Marcos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qui Nov 16, 2006 8:46 pm    Assunto: Responder com citação

Rafael,

A vantagem de usar o filme plástico é que conserva mais a umidade do alporque. Todavia é mais chato na hora de injetar hormônio enraizador no alporque. Mas em épocas de chuvas também pode dar excesso de umidade, pois fica aberto na parte de cima. Outra vantagem do plástico é aquecer a área coberta, o que eleva as chances de enraizamento. Alguns autores recomendam inclusive o uso de plásticos de cor preta para aumentar a temperatura do alporque.

Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
rafael_phy
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 02/03/06
Mensagens: 125
Localização: Volta Redonda - RJ

MensagemEnviada: Dom Nov 19, 2006 4:14 pm    Assunto: Responder com citação

quando faço com plastico eu coloco dentro do plastico uma mangueirinha de aquario ligada a uma seringa aberta, que fica presa fora do plastico, assim fica facil injetar hormonio e ate mesmo agua.
_________________
"O ódio não destrói o ódio, só o Amor destrói o ódio. Sêde como o sândalo, que perfuma o machado que o corta."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Dom Nov 19, 2006 9:03 pm    Assunto: alporquia Responder com citação

rafael_phy,

Para facilitar a injeção de hormônio ou água, utilize agulhas bem grossas. Eu adaptei uma agulha daquelas utilizadas para aplicar medicamentes em peito de vaca. É só esmerilhar e fazer uma ponta na agulha que fica super legal, ela é bem grossa e fica fácil injetar.




Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
rafael_phy
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 02/03/06
Mensagens: 125
Localização: Volta Redonda - RJ

MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2006 2:10 pm    Assunto: Responder com citação

boa ideia, mas aqui onde moro é dificil encontrar esses materiais agropecuarios, então a solução é a mangueirinha mesmo, mas acho que no fim as duas soluçoes são boas e eficientes.
_________________
"O ódio não destrói o ódio, só o Amor destrói o ódio. Sêde como o sândalo, que perfuma o machado que o corta."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
rafael_phy
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 02/03/06
Mensagens: 125
Localização: Volta Redonda - RJ

MensagemEnviada: Sáb Nov 25, 2006 10:18 am    Assunto: Responder com citação

ia tirar uma muda de um ficus e resolvi fazer por alporquia para colocar umas fotos aqui, só para ilustrar o metodo do "potinho" que eu havia mensionado anteriormente. as fotos não ficaram muito boas não mas dá pra ver.

esse alporque foi feito em ficus, e em menos de 2 meses já forma raizes.

materiais necessários:


local escolhido para o alporque
[img]http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_8900_35jpg[/img]

a casca foi retirada, com largura aproximadamente igual a espessura do tronco. Não retiro a casca toda, deixo um pequeno pedaço com casca para a seiva poder ir até a copa acima do alporque.
[img]http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_8900_36jpg[/img]

O potinho sendo colocado no local do alporque. os furos no potinho são para poder prender com arame depois.
[img]http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_8900_37jpg[/img]

o potinho já no local certo e fechado com o arame.
[img]http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_8900_38jpg[/img]

o potinho ja posicionado e devidamente preso no local correto e com o substrato.


agora é so esperar +- 2 meses e retirar a muda. quando tiver pronto eu posto fotos para mostrar a retirada do alporque.

obs: não sei se essa tecnica funciona bem com outras especies, sei que funciona muito bem com ficus e estou tentando com caliandra. Outra coisa, o pote que usei é bem pequeno, mas o mais recomendavel seria usar um pote maior, para as raizes terem mais espaço para nascerem.

espero que tenha ajudado nessa materia.
abraços
_________________
"O ódio não destrói o ódio, só o Amor destrói o ódio. Sêde como o sândalo, que perfuma o machado que o corta."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
rafael_phy
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 02/03/06
Mensagens: 125
Localização: Volta Redonda - RJ

MensagemEnviada: Sáb Nov 25, 2006 10:20 am    Assunto: Responder com citação

opa digitei errado.
corrigindo








acho que agora vai
_________________
"O ódio não destrói o ódio, só o Amor destrói o ódio. Sêde como o sândalo, que perfuma o machado que o corta."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qui Nov 30, 2006 8:38 pm    Assunto: Responder com citação

Rafael,

Quando faço alporques gosto de utilizar pó de xaxim, por ser escuro e você visualiza quando as raízes começam a emergir do alporque. O filme transparente eu utilizo também pela facilidade de visualização. Existem plantas que enraízam em 15 dias e outras podem levar meses e até 1 ano. Com alporquia de copinho como você faz, de que maneira você consegue visualizar o enraizamento?


Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcelo Giovanelli
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/06
Mensagens: 382
Localização: São José dos Campos - SP

MensagemEnviada: Sex Dez 01, 2006 9:22 am    Assunto: Responder com citação

Amigos, muito boas e criativas as soluções.

Aqui, costumo utilizar esfagno, do tipo vermelhinho que é usado em Orquídeas, envolto em um saquinho desses de congelar alimentos transparente.

Deixo o esfagno 24 hs na água e depois utilizo. Retiro um anel de casca no tamanho da espesura do galho almejado.

Quando está molhado ele gruda bem e forma aglomerados com facilidade. Confesso que não tenho dificuldades em realizar esse tipo de trabalho aqui...

Realmente existem plantas que lançam raízes muito rapidamente e outras nem tanto. Os pinheiros em geral, jabuticabeiras e o Umê demoram cerca de 12 a 18 meses para enraizar. Já caliandras, Durantas, pau jacaré por exemplo enraízam com até 3 semanas.

Vale lemrar também que pude perceber aqui que algumas plantas não aceitam alporque; é o caso da pitangueira !!! Ela, por mais profundo e extenso o anelamento, cicatriza !

A bitola do galho também conta: Retirei recentemente alporques de Umê feitos há dois anos. Porém com tronco espesso e já florindo muito bem ! É uma relação de custo benefício pois quantos anos demoraria para se obter uma planta com essa espessura e produzindo?! Com certeza mais de 10 anos.

Obtive melhores resultados (sucesso nos toriquis) quando os fiz na primavera. Jabuticabeiras são um assunto a parte que disponibilizei lá no Fórum central

Espero ter ajudado; Gde abraço, Marcelo.
_________________
" Se vc não sabe o que procura acha e não percebe... "
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
rafael_phy
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 02/03/06
Mensagens: 125
Localização: Volta Redonda - RJ

MensagemEnviada: Sáb Dez 02, 2006 8:48 am    Assunto: Responder com citação

Geraldo: com a tecnica do copinho só tem um jeito de ver as raizes, abrindo o copinho. Por isso só uso essa técnica com plantas que enraizam fácil e rápido, como por exemplo os ficus, pois o sucesso é quase garantido e a inspeção das raizes é quase desnecessária, pois é so esperar uns 2 meses e retirar o alporque.

Para plantas mais dificeis de enraizar e para galhas mais grossos(que eu acho que dão melhores resultados) eu uso a técnica do esfagno descrita pelo amigo Marcelo, e funciona muitissímo bem.

abraços
_________________
"O ódio não destrói o ódio, só o Amor destrói o ódio. Sêde como o sândalo, que perfuma o machado que o corta."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
P@blo



Registrado: 21/01/07
Mensagens: 11
Localização: São José do Rio Preto

MensagemEnviada: Qua Jan 24, 2007 12:26 pm    Assunto: Responder com citação

olá Rafael...
De quanto em quanto tempo vc administra o hormonio?

_________________
"O caminho da Sabedoria é não ter medo de errar."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
Página 1 de 7

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil