FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ENXERTIA por Geraldo Inocêncio
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qui Nov 23, 2006 9:56 pm    Assunto: ENXERTIA por Geraldo Inocêncio Responder com citação

A meu pedido Geraldo preparou esta matéria tão importante para todos.
Devido ao layout na home page ficar melhor estou direcionando um link:
http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html
É a primeira janela da página, neste momento.
Obrigado ao Geraldo pela disponibilidade e atenção.
Grande abraço
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marquitus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/06
Mensagens: 257
Localização: Bento Gonçalves - RS

MensagemEnviada: Sex Nov 24, 2006 3:49 pm    Assunto: Responder com citação

Otima matéria .... referente a encostia, eu estou tendo umas idéias já a uma semana e vou colocar no site aqui a algum tempo sobre uma maneira de engrossar o tronco, vou fazer a parte gráfica (de amoador no Paint) e depois posto para ver a opinião dos colegas.

Um abraço!
Very Happy Very Happy Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sex Nov 24, 2006 7:50 pm    Assunto: Responder com citação

Mário,



o mais importante é o passo-a-passo com fotos. Com certeza não deixa dúvidas para iniciar a enxertia. Parabéns ao Geraldo.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seisdedos
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 15/11/05
Mensagens: 186
Localização: Assis - S.P.

MensagemEnviada: Sex Dez 08, 2006 6:51 pm    Assunto: Dúvida Responder com citação

Maravilhosa essa matéria, nunca tinha visto melhor, e que leque de oportunidades ela abre.
Só um apergunta, na azaléia qual o método é mais apropriado?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Dom Dez 10, 2006 7:16 pm    Assunto: Responder com citação

Seis Dedos,

Obrigado pelo elogio. Na azaléia, considerando o formato e as brotações, acho que o método de garfagem seria o mais indicado. Cabe notar porém que nunca enxertei azaléia. Experimente por esse método.

Abraços do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Qua Jan 10, 2007 11:19 am    Assunto: importante Responder com citação

GERALDO E MARIO, Topico muito importante , para correcao de certas partes vazias de nossas arvores! Eu mesmo as vezes por pressa deixo vazios, que podem ser corrigidos por esta tecnica! ATT. LUCIANO.
Voltar ao topo
euorobert



Registrado: 17/12/06
Idade: 39
Mensagens: 83
Localização: Mesquita - RJ

MensagemEnviada: Dom Jan 21, 2007 2:04 pm    Assunto: Responder com citação

Otima matéria!!!

em um trecho dela vc diz o seguinte:

"Existem plantas que quando conduzidas como bonsai, dificilmente frutificam se não forem enxertadas. A acerola é um exemplo. "

Bem, eu tenho uma muda de acerola, que pretendo transformar num bonsai, gostaria de qual a relação entre "enxerto e frutificação".

A questão é realmente essa, ela não frutifica se não for exertada?
De que forma é esse enxerto?
_________________
Desde já agradeço,

Carlos Silva Júnior
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Dom Jan 21, 2007 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

Carlos,

Na acerola usamos normalmente o enxerto por garfagem. Ao colher um garfo(parte que vai ser enxertada) escolhemos galhos que estão dando frutos (biologicamente maduros), ao fazer o enxerto, é como se repentinamente sua planta passasse a ter a idade do garfo ou seja 10 anos, 15 ou mais quem sabe. O problema reside em não ser fácil enxertar mudas muito grossas, motivo pelo qual a gente acaba enxertando mudas bem mais finas. Apesar do garfo ter idade biológica para produzir frutos, a planta base ainda necessita crescer um pouco, expandir suas raízes e se fortalecer para que isto ocorra. Outro fator é que as plantas enxertadas tendem a crescer bem menos e ficam mais atarracadas o que é uma vantagem em se tratando de bonsai. Então, fica patente a diferença entre uma planta não enxertada e uma enxertada.

A não enxertada vai ter que adquirir a idade biológica para produzir frutos. Para isto ocorrer ela vai ter que crescer, expandir suas raízes antes de começar a frutificar Isto dificilmente ocorre se for conduzida como bonsai. Lembrando que estamos tratando especificamente da acerola.

Na enxertada, o processo é muito mais rápido. Basta um fortalecimento da planta base que logo ela começará a frutificar.

Carlos,

Experimente enxertar uma pitanga e você vai ver que a enxertada produzirá muito mais frutos com menor tempo e menor tamanho do que uma não enxertada.


Abraços do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Jan 31, 2007 9:00 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Geraldo, em outro tópico, abordei o assunto do enxerto por transfixia ou travessia, mostrando um trabalho em acer kaede executado pelo amigo Lustosa, aqui em Brasilia.

Excelente essa sua matéria, muito esclarecedora suas explicações quanto a produção das frutiferas. Tenho acerolas entre minhas plantinhas, que produzem, mas que foram retiradas via alporque. Mas se com essa técnica voce diz que pode-se conseguir mais frutos e menores, irei então tentar aplicá-la. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qui Fev 01, 2007 7:04 am    Assunto: Responder com citação

Nick,

A acerola é a planta que mais tenho enxertado para fazer bonsai e todas as plantas enxertadas produzem frutos. Deixei uma enxertada no chão e fui educando para bonsai, em breve postarei as imagens e você vai ver a grossura do tronco e a altura que ficou. Acho que isto vai estimulá-lo a fazer mais enxertos. A pitangueira também é ótima opção para enxertia. Tenho até uma castanheira (bombacopsis glabra-castanha do Maranhão) enxertada que produz frutos. Em se tratando de bonsai, o enxerto é ótima opção para produção de frutos. Com o passar do tempo o ponto de enxerto desaparece e nada diz que a planta foi enxertada. Tenho também vários ipês enxertados que produzem flores. Estou agora começando a enxertar piracantas e logo veremos os resultados.


Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil