FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Primavera (bouganvillea) x espinhos
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 21/02/05
Idade: 38
Mensagens: 471
Localização: Campo Grande-RJ

MensagemEnviada: Sex Fev 25, 2005 1:50 am    Assunto: Primavera (bouganvillea) x espinhos Responder com citação

Pessoal estou com uma dúvida tremenda!!! Ganhei um galho de primavera, mas ele tem espinhos e as folhas são muito grandes, algo em torno do tamanho da palma da mão. Isso procede mesmo ou não é primavera? É que as primaveras que havia visto em fotos, tinha as folhas do tamanho e formato das bráqueas (acho que é assim o nome das folhas modificadas, não é?) e não possuiam espinhos. Existe diferença entre as espécies: rosa, branca, violeta e vermelha (acho que só existem essas); a não ser as braqueas ou é mera burrice minha? Esse galho que ganhei tem aproximadamente 1m e a circunferencia do tronco é mais fininho um pouco que um pincel desses de quadro branco. Quando ele pegar e começar a desenvolver eu pergunto a vocês como proceder futuramente. Como disse, não sabia que elas possuiam espinhos. Outra coisa, da pra fazer bonsai com ibisco? Como ficariam suas flores grandes? Valeu pessoal...
_________________
"A Paciência te espera!"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sex Fev 25, 2005 9:48 am    Assunto: Responder com citação

Willian, como vai?

Pode ser primavera sim... com os anos e desfolhas você consegue diminuir o tamanho das folhas.
Essa está na casa do vizinho, que é vereanista e estou pensando em cortar o tronco mais grosso para fazer uma estaquia, visto que tem mais de 4 anos que não frequentam essa casa... só não fiz ainda pois o lugar é de difícil acesso.
Veja como as folhas do tranco tem um tamanho menor do que as da nova ramificação...

No fórum da Bonsai Brasil, certa vez alguém mostrou um Bonsai de hibisco... muito bonito por sinal. Não sei se ainda tem esse arquivo por lá.

Abraços.




_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sex Fev 25, 2005 10:38 am    Assunto: Responder com citação

Willian,

Existem diversas variedades de primaveras. Na minha opinião, as melhores para ser trabalhadas como bonsai são as variedades da Bougainvillea glabra, por ter menos espinhos e possuir folhas menores. As mais conhecidas são as de flores (brácteas) roxas, róseas ou brancas (albas).

A Bougainvillea spectabilis possui folhas bem maiores, muitos espinhos e é bem mais difícil de formar densas camadas. Quando fazemos uma poda, simplesmente desponta um broto que cresce com um vigor assustador. Mesmo assim, há muitos bonsaístas que se arriscam a cultivá-las.

Em bonsai o que vale mesmo é o gosto pessoal, e isto ninguém discute.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 21/02/05
Idade: 38
Mensagens: 471
Localização: Campo Grande-RJ

MensagemEnviada: Sáb Fev 26, 2005 5:27 pm    Assunto: ??? Responder com citação

Como eu sei se é a glabra? Tem como ver alguma diferença? A que eu tenho é dessas de bracteas rosa (parecido com essa da foto que o colega postou acima) mas ta sem nenhuma ainda, aqui perto de casa tem também as roxas e as vermelhas e umas rosinha (acho que são assim por estar ficando velhas). Se puderem me dar informações de como diferenciar as espécies ficarei grato. Até mais...
_________________
"A Paciência te espera!"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Fev 26, 2005 9:32 pm    Assunto: Responder com citação

Willian,

A B. spectabilis tem as folhas muito maiores que a B. glabra, além de espinhos duros e pontiagudos.

Pelo que você descreveu e pela foto postada pelo Felipe, me parece ser uma Bougainvillea spectabilis.

Observe nas fotos que as folhas são grandes, os ramos crescem indefinidamente. Essas variedades normalmente são utilizadas em coroamentos de muros, pois além de embelezar, proteje o local pelas presença de muitos espinhos.

Na B. glabra, os espinhos são tão pequenos que muitas vezes tornam-se despercebidos.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]


Editado pela última vez por Sergivaldo em Dom Fev 27, 2005 8:57 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 21/02/05
Idade: 38
Mensagens: 471
Localização: Campo Grande-RJ

MensagemEnviada: Sáb Fev 26, 2005 10:51 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado Sergivaldo. Mais alguém tem alguma informação?
_________________
"A Paciência te espera!"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
JOSÉ LUIZ BELAS



Registrado: 27/09/04
Mensagens: 3
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2005 6:26 pm    Assunto: PRIMAVERAS Responder com citação

Willian escreveu:
Muito obrigado Sergivaldo. Mais alguém tem alguma informação?


Willian, acho que talvez eu possa dar uma pequena contribuição sobre primaveras. Iniciei, com um amigo meu, um trabalho num sítio onde cresciam várias primaveras, de várias espécies. Como era uma experiência nova para nós, o trato com as primaveras, fomos fazendo mudas de todas que existiam lá.
Aprendemos algumas coisas durante este tempo sobre mudas, podas e formatação de estilos. Muitas fotos podem ser vistas no nosso site http://www.jlbelas.psc.br/bonsai.htm
O que talvez seja importante, segundo minha experiência, é que se faça boas mudas a partir de estacas pequenas. Dependendo do projeto que a gente tenha em mente ( mini bonsai, pequeno, médio ou grande ) a estaca deverá ter um tamanho adequado (5cm,10, etc...) assim como também deveremos observar a grossura delas. A primavera enraiza com certa facilidade principalmente se o solo for arenoso e usarmos algum tipo de enraizante ( o que é opcional ). Para você ter idéia, temos no sítio, estacas com mais de 10cm de grossura que enraizaram no chão assim como estacas com grossura de 1cm para fazer mini-bonsai.
Tudo vai depender do que se estiver projetando fazer.
Dê uma olhada nas fotos do nosso site para ter uma idéia das primaveras que conseguimos.
Um detalhe importante: os espinhos são fundamentais para as primaveras. Algumas possuem muitos, grandes, fortes... Outras, como já foi falado aqui no Forum, são pequenos. Mas nós aprendemos a respeitar esses espinhos, nunca os arrancando. É na base dele que surgem os brotos que serão fundamentais para que possamos trabalhar na forma do nosso bonsai. A gente se fala mais, depois. OK?
Como eu também sou um principiante e curioso, peço aos demais colegas que tem experiência com bougainvilleas que digam sobre suas descobertas. A gente tá aqui pra isso, não é? "Trocar figurinhas" heheh..
_________________
JLBELAS
www.jlbelas.psc.br/bonsai.htm
Engenho do Mato-Niterói-RJ
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2005 6:54 pm    Assunto: Responder com citação

José Luiz, fico muito satisfeito com a sua primeira, de muitas, participação. É verdade, todos somos principiantes, cada um no seu estágio.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2005 7:19 pm    Assunto: Responder com citação

Olha, e que site interessante...
Plantas fantásticas!
Tinha curiosidade para ver essa planta aqui hoje em dia.



Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
JOSÉ LUIZ BELAS



Registrado: 27/09/04
Mensagens: 3
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Mar 03, 2005 8:45 am    Assunto: BOUGAINVILLEAS , ETC. Responder com citação

Felipe,
como é que eu faço par inserir uma imagem ?[/img]
_________________
JLBELAS
www.jlbelas.psc.br/bonsai.htm
Engenho do Mato-Niterói-RJ
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 03, 2005 12:11 pm    Assunto: Responder com citação

Belas, se você tiver essa foto em algum lugar na internet é só copiar o link e depois usar o Botão Img para abrir e para fechar.
Uma explicação antiga sobre o assunto:

É isso aí.
Aqui um tópico antigo, com essa explicação:

Olha só, você precisa antes postar a foto desejada na internet...
Existem vários sites que disponibilizam espaço gratuito para você fazer um albúm, como por exemplo:

http://www.megagaleria.com
http://www.fotolog.net
http://blig.ig.com.br/index.html
http://www.e-fotos.com.br/

Entre outros.

faça seu cadastro, envie suas fotos e depois é só clicar com o botão direito do mouse, copiar o endereço da imagem que você postou, e quando você desejar colocar a foto em sua mensagem, clique no botão "img", ele vai inserir um comando, logo após você cola o endereço que você copiou e clica novamente no botão "img".
É conveniente que a imagem tenha menos de 100kb, para não ficar muito pesada na visualização (abertura) pelos outros usuários.

Abração.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
JOSÉ LUIZ BELAS



Registrado: 27/09/04
Mensagens: 3
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Mar 03, 2005 5:16 pm    Assunto: foto atual da aceroleira - a pedido de Felipe Responder com citação

Felipe, estou experimentando a colocação da imagem nesta mensagem. A foto que você pediu é esta. Tenho outras dela, atuais, mas, para testar , aproveitando um intervalinho entre um cliente e outro, vou usar esta mesmo. Espero que dê tudo certo. Um abraço. Belas

_________________
JLBELAS
www.jlbelas.psc.br/bonsai.htm
Engenho do Mato-Niterói-RJ
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 03, 2005 6:25 pm    Assunto: Responder com citação

Ok José Luiz, é isso aí.
Muito bonito esse exemplar.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 21/02/05
Idade: 38
Mensagens: 471
Localização: Campo Grande-RJ

MensagemEnviada: Sáb Mar 05, 2005 6:02 pm    Assunto: Responder com citação

Atrapalhando o pessoal novamente rs Smile Eu vi uma planta que parece com uma primavera, só que as bracteas são bem pequeninas, tem alguma espécie assim ou não é primavera?
_________________
"A Paciência te espera!"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Sáb Mar 05, 2005 8:03 pm    Assunto: Re: PRIMAVERAS Responder com citação

JOSÉ LUIZ BELAS escreveu:
Willian escreveu:
Muito obrigado Sergivaldo. Mais alguém tem alguma informação?


Willian, acho que talvez eu possa dar uma pequena contribuição sobre primaveras. Iniciei, com um amigo meu, um trabalho num sítio onde cresciam várias primaveras, de várias espécies. Como era uma experiência nova para nós, o trato com as primaveras, fomos fazendo mudas de todas que existiam lá.
Aprendemos algumas coisas durante este tempo sobre mudas, podas e formatação de estilos. Muitas fotos podem ser vistas no nosso site http://www.jlbelas.psc.br/bonsai.htm
O que talvez seja importante, segundo minha experiência, é que se faça boas mudas a partir de estacas pequenas. Dependendo do projeto que a gente tenha em mente ( mini bonsai, pequeno, médio ou grande ) a estaca deverá ter um tamanho adequado (5cm,10, etc...) assim como também deveremos observar a grossura delas. A primavera enraiza com certa facilidade principalmente se o solo for arenoso e usarmos algum tipo de enraizante ( o que é opcional ). Para você ter idéia, temos no sítio, estacas com mais de 10cm de grossura que enraizaram no chão assim como estacas com grossura de 1cm para fazer mini-bonsai.
Tudo vai depender do que se estiver projetando fazer.
Dê uma olhada nas fotos do nosso site para ter uma idéia das primaveras que conseguimos.
Um detalhe importante: os espinhos são fundamentais para as primaveras. Algumas possuem muitos, grandes, fortes... Outras, como já foi falado aqui no Forum, são pequenos. Mas nós aprendemos a respeitar esses espinhos, nunca os arrancando. É na base dele que surgem os brotos que serão fundamentais para que possamos trabalhar na forma do nosso bonsai. A gente se fala mais, depois. OK?
Como eu também sou um principiante e curioso, peço aos demais colegas que tem experiência com bougainvilleas que digam sobre suas descobertas. A gente tá aqui pra isso, não é? "Trocar figurinhas" heheh..


OI ZEZINHO !!!!!!! (ME DESCULPE).
Vc com sua experiência TEM e DEVE participar deste forum, Sua experiência com Bugainvilea tem que ser difundida.
Gostei de ver vc aki. GENTEMMMMMMMMMMMMMMMM!!!! ELE É FERA !!!!!!!!!!! EU CONHEÇO.
Beijos
Angela
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil