FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadori Urbano
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2005 12:38 am    Assunto: Yamadori Urbano Responder com citação

A um certo tempo escrevi esse texto e resolvi colocar em nosso fórum, para mostrar a todos o que estão iniciando que estamos cercados de plantas que servem bem a prática do bonsai.

[]s em todos

bergson

YAMADORI URBANO

Em toda e qualquer época, a prática do Yamadori (coleta de árvores na natureza, quando já são árvores-miniaturas) é sempre envolvente e excitante, sendo praticado na restinga, caatinga, montanhas ou pedreiras, em qualquer ambiente inóspito, que por suas condições de composição de solo ou climáticas, favoreçam a existência do bonsai. No entanto, a partir da prática de educar/trabalhar as árvores, o Yamadori se tornou amplo e praticamente irrestrito, pois vamos em busca de árvores/arbustos (araki) que possamos utilizar como base para um futuro bonsai.
Partindo do princípio da busca/pesquisa, é que todos os recantos servem como campo de coleta de material, e em meu caso, os jardins da cidade, com suas plantas antigas e normalmente esquecidas, crescendo ao sabor da natureza, transformando-se em exemplares perfeitos ao nosso objetivo.

O curioso do bonsaísta, é o estado alerta, sempre buscando com a visão algum exemplar que sirva para transformar em bonsai, e assim foi que “achei” ( no jardim de minha sogra e que felizmente só percebeu o desaparecimento da planta 08 meses após a coleta) uma Schefflera actinophilla (foto 1) de aproximadamente 30 anos, com 1,80m de altura, que chamou minha atenção pela composição de sua raízes aéreas (foto 2), fixadas a terra como se buscasse escapar de um grande vendaval, bem como, o aspecto envelhecido de seus troncos reforçando a imagem do antigo.

Foto 01



Foto 02



Tratei então de reduzir para 40 cm de altura (foto 3), buscando uma formação harmoniosa; podando em seguida sua grossas raízes de fixação, a coloquei em uma grande lata (dessas de 20 litros), para desenvolvimento de suas raízes e recuperação de suas folhas e de seu vigor.

Foto 03



Após seis meses com uma recuperação rápida e satisfatória, a transportei para um vaso de bonsai (fotos 4,5,6 e 7), onde resultou em uma agradável composição, de troncos múltiplos(kabudachi) e raiz exposta(neagari).

Foto 04 - Vista Frontal



Foto 05 - Vista Traseira



Foto 06 - Vista Lado Direito



Foto 07 - Vista Lado Esquerdo



Sabe-se que é apenas um princípio, mas algo realmente satisfatório, uma interação entre a natureza e os nossos sonhos de bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/01/05
Mensagens: 121
Localização: Uberaba - MG

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2005 2:58 am    Assunto: Responder com citação

Otimo trabalho...

Meus parabens Bergson...
_________________
Antonio Badu
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2005 9:51 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Bergson,


Nunca me canso de ler esse artigo, a primeira vez que vi ele foi no informativo da ja nao existente mais RPBK, parabenizo-o pela materia muito boa mesmo. Ja tive oportunidade de fazer vários Yamadoris Urbanos inclusive de Shefflera (que é uma das minhas preferidas) e essa materia foi de grande valia. Obrigado amigao. T+.


Abraços:


Illex
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2005 10:51 am    Assunto: Responder com citação

Antonio,

Sempre tive o intuito de passar o pouco que tenho aprendido, muitas vezes cito Mário Alberto no que digo e faço, pois ele sempre afirma que quem tem certeza do que sabe (por vezes é pouco para gente mas satisfaz a necessidade de aprender dos outros) não tem receio de ensinar.

[]s

bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2005 11:02 am    Assunto: Responder com citação

Caro Amigo Illex,

Não sabe você quanto fico feliz em ver que minha teimosia em tentar escrever e expor o pouco que tenho feito está sendo útil. Você me deu um grande presente ao demonstrar que devo continuar tentando. Tenho aprendido a não ter receio em mostrar minhas experiências, o risco de errar é grande, no entanto só recebendo elogios e principalmente críticas é que continuaremos a progredir.

Espero sempre ser útil

Além do mais formamos uma grande família.

[]s

bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2005 1:22 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Bergson,

Que isso cara. Voce merece o elogio, é bom nunca termos receio mesmo de falarmos o que aprendemos e o que estamos desenvolvendo ou mesmo o que estamos pretendendo, pois, somente errando é que se acerta. Continue passando grandes informações para nós amigao. T+!


Abraços:


Illex
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2005 3:24 pm    Assunto: Responder com citação

Bergson, muito interessante.
Foi difícil chegar a conclusão de onde seria a redução?

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Anselmo Dutra



Registrado: 11/09/04
Mensagens: 71
Localização: Campo Grande - MS

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2005 5:13 pm    Assunto: Responder com citação

Bergson
Parabéns pelo lindo trabalho, realmente só aqueles que não têm medo de errar é que conseguiem realizar um belo trabalho (afinal herrar é umano - eheh).
Nós temos amigos que são grande "yamadoristas", mais quando moramos em cidades grandes temos que ter um pouco mais de cuidado. Mas isso me faz cada vez mais apaixonado pela arte, pois vimos que tudo na natureza é favorável a nós, desde que saibamos cuidar dela como ela cuida das coisas que nos oferece.
Um grande abraço
Anselmo Dutra
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Valter Vaz
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/07/04
Mensagens: 210
Localização: Leiria - Portugal

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2005 8:16 pm    Assunto: Responder com citação

Bergson,

Para além da boa reportagem, é um bom trabalho. Quanto ao futuro, tem.

Fazer bonsai, não é só cortar e aramar. Antes de tudo, é ter bom olho. Escolher bem o material é o principal e isso vc já fez. Força e continue a partilhar.
_________________
Cumptos.
Valter Vaz

www.grupobonsaileiria.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Seg Fev 28, 2005 9:33 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Bergson!!

É como sempre gosto de dizer: só aprende quem faz!!!

Aí está, um belo exemplo de como é possível transformar uma planta já bem desenvolvida em um bonsai.

Parabéns pelo excelente trabalho!!!

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2005 12:37 pm    Assunto: Responder com citação

Felipe,

A decisão de onde cortar foi bastante fácil, já que como pode observar na Foto 01, na base da planta existiam muitas brotações.


[]s

bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2005 12:42 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

A maior recompensa em mostrar nosso trabalho é poder compartilhar informações. Venho tentando sempre mostrar que é possível fazer bonsai sem grandes custos. Em especial no Nordeste a carência de material é grande, é preciso criar de uma maneira racional.

[]s

Bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Raimundo Sinval



Registrado: 01/09/05
Idade: 64
Mensagens: 67
Localização: Rio das Ostras

MensagemEnviada: Qui Out 13, 2005 12:48 pm    Assunto: Re: Yamadori Urbano Responder com citação

Pessoal,

Tenho notado que todos falam muito bem de Yamadori, que pegou uma peça fabulosa ali , outra acolá, e que ficou muito boa depois de trabalhada, etc, e esquecemos de uma coisa importante: Nós tiramos da Natureza, e temos que repô-la. Se todos tiram as árvores que querem, um dia não vai ter mais.
Temos que levar uma planta, uma frutífera, ou da mesma espécie, ou similar da Mata Atlântica, para substituir a que tiramos, e só assim, com Consciência Ecológica , nossas matas sempre darão frutos e não perecerão.
Amigos, plantem uma muda de alguma espécie sempre que coletarem algo na Natureza, troquem seu Yamadori por um Ipê, uma Goiabeira, um Jacarandá, e deixem seus filhos e netos com alguma chance de ver a Mata Atlântica.
Um abraço a todos,
_________________
R. Sinval
"Antes tarde do que muito tarde"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Qui Out 13, 2005 10:28 pm    Assunto: Responder com citação

Raimundo, você está certíssimo!

Eu também tenho o mesmo pensamento que você. E procuro levar e plantar sementes de várias espécies sempre que vou à mata, mesmo quando meu intuito é diverso de yamadori.

Legal você ter tocado neste ponto.

Meu desejo é que essa idéia prevalesça!

Um grande abraço,
_________________
O r l a n d o (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Sex Out 14, 2005 5:06 am    Assunto: Responder com citação

Caro Raimundo Sinval,

É legítima sua preocupação com a preservação da natureza. Mas cada caso é uma situação em especial. Não podemos e não devemos generalizar. Um bom exemplo de Yamadori realizado de forma consciente: em fortaleza para cada planta coleta é plantada 10, uma reposição superior a capacidade de regeneração da natureza.
Cito meu caso em particular, a planta da matéria é uma espécie exótica coletada em jardim, portanto não coloco em risco a mata atlântica. Além do que venho nos últimos 20 anos recuperando uma área com 110.000 metros quadrados (meu sítio), anteriormente era uma vasta plantação de cana e hoje em quase sua totalidade uma exuberante mata, já replantei em torno de 15.000 plantas, como pode ver alguns tem contribuido para deixar as árvores para as próximas gerações. Um outro ponto é que crio abelhas nativas que são responsáveis por aproximadamente 50 a 90 % da polinização das matas, venho pesquisando e desenvolvendo formas racionais e eficazes de manter e perpetuar nossa natureza.

Fico feliz por sua preocupação e todos temos a obrigação de ter um presente equilibrado e manter uma projeção para um futuro esperançoso.

[]s

Bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil