FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Azaléia (novamente)
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 21/02/05
Idade: 38
Mensagens: 471
Localização: Campo Grande-RJ

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2005 2:15 am    Assunto: Azaléia (novamente) Responder com citação

Como o Sr. Mario me incentivou a postar quantas vezes eu quizer rs (ja abusando da paciencia de vocês). As azaléias que havia feito estacas oxxxxxxxx meu irmão derrubou no chão e quando fui ver não haviam nenhuma raiz. Sou participante de outro forum e o Mizuno me disse que poderiam demorar meses para saber se iam pegar, mas vou insistir assim mesmo. Andando por aqui encontrei um horto e comprei uma azaléia com flores e tronco da groçura de um dedo, modestia parte um bom material. Mas eu queria saber qual a época de eu transplantar ela do saquinho para um vaso de engorda ou escorredor? Só isso por enquanto. Até a próxima, mais duvidas volto a atrapalhar meus mestres rs... Valeu.
_________________
"A Paciência te espera!"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2005 10:02 am    Assunto: Re: Azaléia (novamente) Responder com citação

Willian, continue colocando suas dúvidas. Esta é a finalidade do Fórum! Você pode transplantar neste momento para um pote maior apenas acomodando terra a mais. Sem mexer em raízes pois não há necessidade. Seria interessante que você verificasse se o substrato em que sua planta se encontra não é argila pura. Se for, será necessário removê-la (A argila). Neste caso você poderia esperar pelo momento mais adequado: meados de Agosto.

Willian escreveu:
Como o Sr. Mario me incentivou a postar quantas vezes eu quizer rs (ja abusando da paciencia de vocês). As azaléias que havia feito estacas oxxxxxxxx meu irmão derrubou no chão e quando fui ver não haviam nenhuma raiz. Sou participante de outro forum e o Mizuno me disse que poderiam demorar meses para saber se iam pegar, mas vou insistir assim mesmo. Andando por aqui encontrei um horto e comprei uma azaléia com flores e tronco da groçura de um dedo, modestia parte um bom material. Mas eu queria saber qual a época de eu transplantar ela do saquinho para um vaso de engorda ou escorredor? Só isso por enquanto. Até a próxima, mais duvidas volto a atrapalhar meus mestres rs... Valeu.

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/01/05
Idade: 45
Mensagens: 141
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2005 11:49 am    Assunto: Azaléia Responder com citação

Willian meu amigo concordo com o Mario mas ja que pediu dicas, vamos nessa: Se quiser transplantar e o solo em que estiver plantado a muda for argila pura vc deverá retirar toda a argila com um pedaço de madeira tipo espeto de churrasquinho, terminou de retirar a argila coloque a muda (só as raizes) em um balde com agua e hormonio enraizante deixe por algumas horas, prepare o substrato: pedrisco 3mm - terra granulada(pode ser caco de tijolo ou telha e tambem terra de cupinzeiro)- fibra vegetal tipo pó de xaxin (mas não compre pó de xaxin pois ta em risco de extinção) tem uma mistura de fibras de coco e outras fibras vegetais, a mistura do substrato deve ser de 30% de pedrisco 30% de terra granulada e 40% de fibra vegetal, próximo passo escolha do estilo que vai adotar(para saber o tipo de vaso) digamos que va adotar um vertical informal vulgo moyogi escolha um vaso redondo ou em formato de lotus se possivel razoavelmente fundo coloque uma tela no fundo prenda com arame deposite cascalho sobre a tela e coloque uma camada generosa de substrato coloque a muda no vaso e se necessario amarre a mesma(eu uso fio de canhamo pois com o tempo apodrece e não estrangula a raiz) depois coloque a mistura de substrato até completar o vaso pegue o espetinho e faça movimentos de forma a preencher os espaços vazios do substrato regue com a solução em que tinha deixado a muda e deixe a meia sombra por 3 semanas depois va adaptando ao sol (cuidado com o sol pois em lugares em que o sol é muito forte as folhas e principalmenete as flores podem queimar ta ok qualquer duvida pergunte Twisted Evil
_________________
Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2005 3:17 pm    Assunto: Responder com citação

Willian, as estacas podem demorar,

Mas as que não pegam é fácil de se ver de cara... elas secam completamente. É só ir descascando ou cortando os pedacinhos para ver.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 21/02/05
Idade: 38
Mensagens: 471
Localização: Campo Grande-RJ

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2005 4:09 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu pelas dicas de vocês... Só um comentário que tenho que fazer ao moderador é que quando disse cachorro quiz dizer o cão (pit bull) que meu irmão tem Laughing Meu pai soltou ele e ele derrubou as plantas he he não me referia ao meu irmão não, então não achava necessário os xxxxx quando me referi ao cão Wink Só isso ae... acho que vou desmanchar o torrão que é argila pura e colocar em um escorredor... Ah ela aceita podas genorosas? To pensando em fazer um alporque para dar uma diminuida no tronco...
_________________
"A Paciência te espera!"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2005 4:49 pm    Assunto: Desculpas Responder com citação

Willian, desculpe-me a interpretação errônea mas, como estava escrito poderia parecer o que pareceu. Isto se deve ao zêlo que tenho com todos os assuntos neste Fórum. Espero que entenda. Como você vê, não quero nem que pareça ter sentido errado.
Grande abraço.

Willian escreveu:
Valeu pelas dicas de vocês... Só um comentário que tenho que fazer ao moderador é que quando disse cachorro quiz dizer o cão (pit bull) que meu irmão tem Laughing Meu pai soltou ele e ele derrubou as plantas he he não me referia ao meu irmão não, então não achava necessário os xxxxx quando me referi ao cão Wink Só isso ae... acho que vou desmanchar o torrão que é argila pura e colocar em um escorredor... Ah ela aceita podas genorosas? To pensando em fazer um alporque para dar uma diminuida no tronco...

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 21/02/05
Idade: 38
Mensagens: 471
Localização: Campo Grande-RJ

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2005 9:30 pm    Assunto: Responder com citação

Não precisa se desculpar... Foi bom isso ter acontecido para saber-mos a seriedade do forum.
_________________
"A Paciência te espera!"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil