FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

CUIDADO COM AS COLCHONILHAS
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Aquariosmaster
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/02/07
Idade: 49
Mensagens: 181

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2007 10:27 pm    Assunto: Acerola Responder com citação

Olá pessoal, demorei né? Seguinte, minha acerola sobreviveu à praga. Depois de aplicar o produto que mostrei atrás, ela perdeu 90% das folhas, assustei mesmo, mas antes do inverno que passou ela brotou bastante e sustentou a brotação nova. Agora, na primavera, ela dá sinais de começar nova brotação. Estou contente.
Aliás, Geraldo, como eu tenho dificuldade em saber qual é a época de tal coisa, como adubação, aramação, troca de substrato, etc, eu tenho seguido os cuidados da Bonsaikai, posso continuar assim?
Abraço.
_________________
http://aquariosmaster.blogspot.com/

http://powerofacupuncture.blogspot.com/

http://harzmaster.blogspot.com/

http://beingsurvivors.blogspot.com/

Feche os olhos, sinta a respiração, sinta o pulso forte, é a manifestação da Vida.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
helioedu



Registrado: 14/08/07
Mensagens: 1
Localização: Santo André-SP

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 3:08 pm    Assunto: Re: CUIDADO COM AS COLCHONILHAS Responder com citação

GERALDO INOCÊNCIO escreveu:
Oi pessoal,

Dediquei lazer de minha vida praticamente ao cultivo de plantas ornamentais. Durante todo este tempo me deparei com todo tipo de pragas e doenças em minhas plantas e nenhuma me dá mais trabalho do que as caladas e quetinhas colchonilhas. Existem muitas variedades delas, algumas tão pequenas que são quase imperceptíveis a olho nú. E para o principiante na maioria das vezes passam desapercebidas. Sua planta começa a ficar feia, vai enfraquecendo, os galhos vão secando e quando você acorda sua planta já era. As colchonilhas não se movimentam, mas as formigas se encarregam de espalhar os seu filhotes pela planta então observe atentamente suas plantas. Trânsito de formigas pela planta é sinal quase certo da presença de colchonilhas. Observe atentamente as folhas e você vai ver pequenas escaminhas agarradas a elas. Às vezes são marrons, às vezes pretas ou prateadas. Quando sua planta vai ficando com uma espécie de fuligem preta (fumagina) também é sinal certo de que sua planta está atacada de colchonilhas. As formigas fazem uma espécie de simbiose com as colchonilhas, espalham seus filhotes e sugam delas uma espécie de néctar que apreciam muito. As colchonilhas sugam a seiva das plantas e injetam tóxinas. É um ataque silencioso, lento porém muito perigoso para suas plantas. Elas atacam praticamente todas as plantas, mas existem algumas variedades de plantas que elas têm predileção, entre elas, os cítricos de uma maneira geral, as ixoras e infelizmente as lindas carmonas. Observe atentamente sua carmona. Se o tronco e as folhas estão ficando escuros(fumagina) elas estão aí. Durante muito tempo as combatí com óleo mineral, que as mata por asfixia. Sua carapaça impede que agrotóxicos façam efeito. Mas de dois anos para cá, um amigo meu, plantador de laranjas, me passou um remédio de grande eficácia. Chama-se SUPRACID 400. Eu aplico misturado ao óleo mineral. Tem ótimo efeito, normalmente efetuo duas pulverizações, pois algumas não são atingidas na primeira.
Se você não cuidar delas, hora que você acordar já infestaram toda sua coleção de bonsai.

Grande abraço do amigo Geraldo Inocêncio


Caro Geraldo, adorei essa sua citação sobre as colchonilhas. Eu creio que ela deva salvar a minha vida. Mas tenho uma dúvida, tanto nesa sua materia qto em inseticidas caseiros, é citado o uso de oleo mineral. Esse óleo seria aquele comprado em farmácia?
Um abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/10/06
Mensagens: 312
Localização: são paulo

MensagemEnviada: Qui Maio 22, 2008 5:28 pm    Assunto: Responder com citação

Geraldo, tenho duas dúvidas:
1) Vc comentou que usava óleo mineral e dava resultado. Por que vc optou por associar o outro remédio?
2) Uma planta do meu jardim (dormideira, não sei o nome correto) apresentou colchonilhas. Eu as pincei uma a uma e esmaguei. Isso seria suficiente? Ou é preciso usar remédio?
Obrigada,
Ana
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qui Maio 22, 2008 6:59 pm    Assunto: Responder com citação

Anaestela,

Existem algumas colchonilhas que são mais resistentes e a associação de mais de um remédio diminui o número de pulverizações.

Com relação à catação manual, quando a infestação é pequena não tem problema, mas existem colchonilhas muito pequeninas e que se espalham com muita rapidez daí ser necessário fazer pulverizações com os rémédios citados.

Qulquer outra dúvida estou ao seu dispor

Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/10/06
Mensagens: 312
Localização: são paulo

MensagemEnviada: Qui Maio 22, 2008 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

Geraldo, obrigada.
Uma das coisas que me parecem mais difíceis no cuidado com as plantas é justamente controlar pragas e doenças.
Porque os insetos estão por aí, em todo lugar. Vc controla hoje, mas amanhã eles voltam...
Crying or Very sad
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Sex Maio 23, 2008 7:22 am    Assunto: Responder com citação

Anaestela,

Com relação às colchonilhas, elas realmente estão sempre aí. O que tem de ser cuidado é a quantidade da infestação. Poucas colchonilhas causam pequeno dano, mas se a infestação for grande, galhos inteiros podem morrer ou até a planta inteira. É observar e cuidar.


Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/10/06
Mensagens: 312
Localização: são paulo

MensagemEnviada: Sex Nov 21, 2008 11:56 am    Assunto: Responder com citação

Geraldo, depois de um inverno livre das colchonilhas, elas votaram...
Crying or Very sad
Uma pergunta: seria o caso de eu combater as formigas, já que são elas que levam as colchonilhas?
Eu sempre achava que as formigas eram úteis porque comiam os pulgões...
A natureza é complexa, né?
Outra pergunta: o óleo mineral é usado na proporção de 1 ml para 1 litro de água?
Os inseticidas prontos, como dimmy pronto, dizem no rótulo que são eficazes contra colchonilhas. Vc já experimentou?
Eu moro em SP e é mais difícil achar aquele produto que vc recomendou (aquele usado em laranjas).
Obrigada,
Ana
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Sáb Nov 22, 2008 8:09 pm    Assunto: Responder com citação

anaestela,

Tive uma infestação de conchonilhas muito forte este ano, não consegui comprar o supracid, resolvi utilizar CEFANOL o remédio é inseticida e acaricida por contato e sistêmico e foi muito eficaz limpou todas as colchonilhas dos meus bonsai. O remédio vai para a seiva da planta e todos os insetos sugadores acabam morrendo.

Observei em minha chácara que diversas árvores e outras plantas estão sempre infestadas de colchonilhas, daí a dificuldade em erradicá-las.

Ana nunca usei dimmy.
Quanto ao óleo mineral pode usar até 2ml/litro.
Quanto ao combate às formigas é mais difícil elas sempre voltam.


Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/10/06
Mensagens: 312
Localização: são paulo

MensagemEnviada: Dom Dez 07, 2008 2:31 pm    Assunto: Responder com citação

Geraldo, muito obrigada!! Desculpe pela demora, mas minha internet ficou pifada por um tempo.

Assim que eu tiver um tempo, quero fotografar os bichos que estão na minha planta, pois, relendo todo o tópico, fiquei na dúvida sobre se são cochonilhas ou pulgões lanosos.

Tenho a impressão de que eles têm patas, e, portanto, pelo que vc diz, seriam pulgões.

Mas eles são tão parecidos com desenhos e fotos que vejo de cochonilhas...

Obrigada de novo pela ajuda de sempre, amigo.

Ana
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
RIDDHA - JOSE JORGE



Registrado: 17/10/08
Mensagens: 87
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Dom Jan 25, 2009 10:41 pm    Assunto: tratar conchonilas impedindo o acesso das formigas Responder com citação

Geraldo outra sugestão que auxilia na eliminação de pulgões e conchonilas é impedir a subida das formigas.

Como vc mesmo afirmou as formigas possuem uma relação simbiótica com os pulgões, protegendo-os de predadores e parasitas; a partir do momento em que esta relação é cortada, os pulgões ficam desprotegidos sendo predados ou parasitados.

Para resolver isso podemos utilizar um produto chamado BioStop, que nada mais é do que uma fita com cola (armadilha) colocada no tronco do bonsai o que impede que as formigas subam até os pulgões. Ele terá efeito por cerca de 2 a 3 meses no tronco, quando a cola começar a perder o efeito deve-se substituí-lo.

vide produto em:

http://www.biocontrole.com.br/armadilhas/armadilha.php?id=bio_stop

Um grande abraço, Riddha
_________________
A Felicidade é uma atitude presente, não uma condição futura.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/10/06
Mensagens: 312
Localização: são paulo

MensagemEnviada: Seg Jan 26, 2009 9:04 am    Assunto: Responder com citação

Grande dica!! Estava atrás de algo assim!!
Ana
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 09/05/07
Idade: 46
Mensagens: 251
Localização: Vila Velha - ES

MensagemEnviada: Ter Maio 26, 2009 10:35 am    Assunto: Responder com citação

Este tópico já me foi de grande valia!

Tenho uma jaboticabeira em um vaso (não é um bonsai, contando com a altura do vaso deve ter aproximadamente 2,5m). Penei pouco menos de um ano para que ela tivesse alguma reação. Neste tempo ela só perdeu folhas! Agora está com uma quantidade enorme de brotos!

Como foi dito, algum tempo atrás notei algumas formigas circulando pelo tronco. De pronto as combati com isca para formiga (um gel cor-de-rosa). Como eram poucas, logo desapareceram.

Antes de ontem notei uma pretuberância pouco antes de um dos novos brotos. Achei que fosse algo da planta, mas busquei ficar atento. No mesmo dia eu retirei aquela pretuberância que estava seca (como uma folha seca).

Logo notei que havia mais delas... e em uma rápida busca na internet pude apurar que se trata de cochonilha. Só que diferente do que foi relatado, esta é uma espécie acinzentada e bem maior. Arrisco dizer que tem aproximadamente 0,5cm cada uma.

Vou em uma casa especializada buscar o óleo para combater, mas já retirei a maioria com as mãos mesmo. Se não me engano, restou apenas uma que espocou (ou como sou capixaba, pocou) quando tentei puxar.

Vou tentar tirar uma foto e postar aqui, pois tive uma tremenda dificuldade de encontrar uma foto que me peritisse identificar a cochonilha!

Abração a todos!
_________________
E vamos tentando aprender alguma coisa...

Forte abraço a todos.

Julio Cesar Morosky Filho
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 09/05/07
Idade: 46
Mensagens: 251
Localização: Vila Velha - ES

MensagemEnviada: Ter Maio 26, 2009 10:41 am    Assunto: Fotos da minha Jabuticabeira Responder com citação

Quando chegou em casa (em quase um ano foi perdendo as folhas, aproximadamente 70% delas):


Hopje ela esta com flores (poucas, mas tem!) e com brotos (que já cresceram e estão com muitas folhas novas!)




Aproveito para acrecsentar: Nessas minhas buscas li em algum site e pude comprovar, as colchonilhas preferem os brotos e galhos novos, então, acredito ser interessante ter uma atenção especial quando a planta apresentar novos brotos

Abraço a todos.
_________________
E vamos tentando aprender alguma coisa...

Forte abraço a todos.

Julio Cesar Morosky Filho
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 09/05/07
Idade: 46
Mensagens: 251
Localização: Vila Velha - ES

MensagemEnviada: Qua Jun 10, 2009 10:11 am    Assunto: Responder com citação

São elas:





_________________
E vamos tentando aprender alguma coisa...

Forte abraço a todos.

Julio Cesar Morosky Filho
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Fernando Herman



Registrado: 16/06/09
Idade: 45
Mensagens: 12
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Qui Jun 18, 2009 3:29 pm    Assunto: Responder com citação

Olá GERALDO,
Muito Prazer em te conhecer. Sou novato e apanho muito ainda com os meus bonsais.
Mas os meus problemas estão por acabar!!!! entrei neste fórum e conheci o Geraldo.

Tenho um bonsai de acerola que está me dando dor de cabeça, ele está enfestado de pulgões, pela sua descrição provavelmente é o pulgão lanífero, uma caracteristica que notei é que as folhas ficam todas grudentas. Já lavei com jatos fortes, já lavei com água e sabão de coco, já pluverisei inseticida (não sei se foi o inseticida correto). E depois de um tempo ele volta

Esse remédio que você indicou o MALATHION posso usar para frutiferas?
e o SUPRACID 400 posso usar para cochinilhas em ficus e ipê amarelo? mas o óleo vegetal resolve??

Obrigado pela ajuda
Abraços do novo amigo Fernando Herman
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 3 de 4

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil