FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

HÚMUS - A MELHOR MATÉRIA ORGÂNICA-COMO PRODUZÍ-LO
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Sáb Jan 13, 2007 6:48 am    Assunto: HÚMUS - A MELHOR MATÉRIA ORGÂNICA-COMO PRODUZÍ-LO Responder com citação

Oi pessoal,

O húmus de minhocas é a melhor matéria orgânica que conheço. É fácil de produzir e é um excelente recuperador do solo. Por ser fino e moidinho (parece chocolate brigadeiro) é fácil de ser usado nos vasos. Vai abaixo as dicas de produção:

COMO FAZER HÚMUS DE MINHOCA- Primeiro é fazer os canteiros que devem ser de tijolos, nas seguintes dimensões: Altura 30 cm (não caia na tentação de fazer canteiros com mais de 30 cm de altura, pois o peso do húmus fará com que fique compactado, dificultando a sua retirada), largura 120 cm e comprimento à vontade. Cubra os canteiros com telhas ou outro material que evite o sol e a chuva. A cobertura deve ter uma altura que possibilite você trabalhar o canteiro. O fundo do canteiro deve ser de terra batida, ou seja, não cimente o fundo. (não se preocupe a minhoca não foge). Consiga as minhocas. A melhor variedade é a VERMELHA DA CALIFÓRNIA (eisenia oligochaeta lumbricidae), que se reproduz aceleradamente (média de 60 ovos no mês), povoando o canteiro em pouco prazo. A comida é o esterco de vaca bem curtido (folhas decompostas também podem ser utilizadas). Encha os canteiros e mantenha a mistura molhada (não encharcada).Coloque as minhocas e faça uma cobertura com palhada. As minhocas não suportam a claridade e não gostam de muito calor. A minhoca ingere o esterco curtido e ele ao passar pelo seu sistema digestivo é enriquecido. As fezes da minhoca (húmus) são pequenos grânulos parecidos com chocolate brigadeiro. A minhoca come o esterco de cima para baixo, para saber quando retirar o húmus enfie a mão ou outro instrumento que possibilite ver se já existe húmus até o fundo do canteiro. Se já está todo comido, pare de regar o canteiro para possibilitar o enxugamento do húmus, (mantenha uma pequena umidade), pois o húmus vai ter que ser peneirado. A peneira deve permitir a passagem do húmus mas reter os ovos e as minhocas, que depois deverão ser devolvidas ao canteiro com nova cobertura de esterco. O húmus peneirado está pronto para uso. Deve ser embalado em sacos plásticos bem vedados para não perder a umidade. O húmus é a melhor matéria orgânica para plantas, é altamente rico em fósforo ( o P do NPK) e é um excelente recuperador das propriedades do solo. Experimente usá-lo, você vai se surpreender com a reação de suas plantas.

1 canteiro de 30 cm de altura, 1,2m de largura e 12 m de comprimento bem povoado de minhocas produz 2 toneladas de húmus em 90 dias.

Os canteiros também podem ser feitos de manilhas redondas de cimento.
É importante fazer cobertura com telhas para evitar o sol e a chuva.

Se você usar o húmus de minhoca uma vez, nunca mais vai deixar de usá-lo.

Ao produzir húmus você ainda tem uma criação de minhocas que é uma excelente fonte de proteínas para alimentaçao de pássaros, peixes e iscas para pescar oK!



Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Smoke
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 28/11/06
Mensagens: 276
Localização: Santos - Sp

MensagemEnviada: Sáb Jan 13, 2007 8:08 pm    Assunto: Responder com citação

Geraldo

eu tenho uma criação aqui e sempre tenho humus de minhoca hehehe uso para pescar e para meus pássaros e peixes.

é muito bom eu uso 25% nas misturas que eu faço as plantas adoram.

Um abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Dom Jan 14, 2007 8:57 am    Assunto: Responder com citação

Smoke,

Então você já conhece e sabe o quanto ele é bom. Eu nunca fiquei sem produzí-lo. Como matéria orgânica é sem igual. Plantas decadentes se recuperam muito bem com o seu uso. É o que sempre digo: Quem usa a primeira vez não fica mais sem usá-lo.


Abraços do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Astolpho Coelho Bicalho
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 05/04/06
Idade: 56
Mensagens: 519
Localização: Goiania - Go

MensagemEnviada: Seg Jan 15, 2007 8:17 am    Assunto: Muito bom Responder com citação

Olá Geraldo, boa a sua matéria, gostaria de saber se colocar as minhocas direto no vaso tem algum problema? se as raizes são prejudicadas? obrigado
_________________
Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Seg Jan 15, 2007 9:15 am    Assunto: Responder com citação

Astolfo,

Não coloque as minhocas direto no vaso, elas aumentariam muito e prejudicariam as raízes emergentes cavando túneis por todo lado.


Abraços do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Andre-Luiz



Registrado: 10/01/07
Mensagens: 43
Localização: Santo André - SP

MensagemEnviada: Qua Jan 17, 2007 9:18 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Geraldo Inocêncio.

Seria posivel produzir húmus de minhocas em uma pequena escala
(alguns kilos seria o sulficiente) ?

Andre Luiz
_________________
"Escolha um trabalho que tu ames, e não terás que trabalhar um único dia em tua vida.“
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qui Jan 18, 2007 6:19 am    Assunto: Responder com citação

André,

É possível sim. Você é quem define a quantidade que quer produzir. O único problema é que vai chegar um tempo que seu pequeno canteiro vai estar superpovoado de minhocas, aí você vai ter que tirar um pouco e voltar a população delas para o normal para o seu canteiro ok!


Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Smoke
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 28/11/06
Mensagens: 276
Localização: Santos - Sp

MensagemEnviada: Qui Jan 18, 2007 9:30 am    Assunto: Responder com citação

controlar população comigo é fácil dá para os pássaros, peixes e pescaria.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Sex Jan 19, 2007 12:54 am    Assunto: Responder com citação

Olá, Geraldo!

Por acaso você já deu uma olhada numa matéria que postei aqui?

Veja só:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=1051

Eu também nã ofico sem húmus no substrato! E tenho uma bacia onde crio minhocas...

Abraço!
_________________
O r l a n d o (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Isaias
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 03/11/05
Idade: 65
Mensagens: 222
Localização: Suzano SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 03, 2007 9:30 pm    Assunto: ulmus liquido Responder com citação

Sr.Geraldo ulmus liquido também e´bom para solo?


Grato .
_________________
aprendiz
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Smoke
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 28/11/06
Mensagens: 276
Localização: Santos - Sp

MensagemEnviada: Dom Mar 04, 2007 12:02 am    Assunto: Responder com citação

Eita nunca vi em liquido

minha população de minhoca aumentou Laughing
Um abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Isaias
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 03/11/05
Idade: 65
Mensagens: 222
Localização: Suzano SP

MensagemEnviada: Dom Mar 04, 2007 1:22 pm    Assunto: Responder com citação

pois é smoke tem loja (gardem) que vende ulmus liquido não sei qual empresa que fabrica mas vou pesquisar...


Abraços...
_________________
aprendiz
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcio Garcia
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 22/12/04
Idade: 44
Mensagens: 346
Localização: Sao gotardo/MG

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2007 12:52 am    Assunto: Responder com citação

Para se produzir em pequenas quantidades , use de caixas com o fundo furado( pode ser de madeira ou de plastico) coloque algo pra tampar em cima e de vez em quando de uma molhadinha, a minhocas nao fogem nao elas sao muito sensiveis a luz e a vibracoes, quando tentao sair e se deparam com a claridade e o ar seco do exterior, voltam correndo pra tras. Eu utilizo de caixas de plastico quadrados que se encaixam uma em cima da outra, sao furados em baixo, quando uma ja esta saturada de alimento pras minhoquinhas, coloco um cheio de esterco por cima e elas passam a maioria pro novo recipiente ai e so dar uma peneirada no debaixo, e esta ai o humus purissimo. Realmente o Geraldo tocou em uma cartada legal, pra mamadeira de escorredor e uma maravilha mixado com areia. As propriedades sao muito boas mesmo.
_________________
Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
tiogabra
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/10/05
Mensagens: 153
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Dom Mar 18, 2007 4:33 pm    Assunto: Humus de minhoca Responder com citação

Geraldo.
Me diz se vc coloca somente esterco curtido , ou outro material, pois ganhei algumas " Californianas", e estou pensando em produzir meu proprio adubo, mas tenho muitas duvidas, por exemplo barulho, qual a intensidade para atrapalhar na produção, etc.

Aguardo suas dicas.
_________________
A vida e um constante aprendizado, nunca e tarde para aprender mais.

"Que a Paz esteja com vocês"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Dom Mar 18, 2007 7:48 pm    Assunto: Responder com citação

Tiograba,

Inicialmente eu usava só esterco curtido de vaca. Mas já ví gente usando esterco fresco e as minhocas gostam do mesmo assim. Só que o esterco novo deve ser sempre colocado por cima. Na falta de esterco até mesmo folhas decompostas servem, mas o esterco é o melhor. Quanto ao barulho não vejo muito problema. O que elas não gostam mesmo é de luminosidade. Deve sempre colocar capim seco por cima do esterco.


Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil