FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

O primeiro Suiseki - um começo
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SUISEKI
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Jan 17, 2007 11:16 am    Assunto: O primeiro Suiseki - um começo Responder com citação

Alô amigos!

Estou postando aqui a minha primeira tentativa de fazer uma Daiza para suiseki. O trabalho foi feito meio às pressas. Eu estava muito ansioso por ver isso pronto e então acabei cometendo alguns erros no início que depois não deu mais para consertar. Como por exemplo o corte de borda reto, muito rente, sem deixar margem para fazer um arredondamento na parte superior. Faltou também o detalhe dos pezinhos que ainda vou conseguir acoplar. Usei apenas uma serra tico-tico, um estilete e um formão curvo. A madeira, o que tinha à mão (pinus), mas eu queria mesmo uma madeira clara para contrastar com a pedra. Como eu estou ansioso também para mostrar, vão aí as fotos, assim mesmo. O brilho da pedra é natural (parece envernizada, mas nada foi aplicado nela). As fotos são de amador.



Abraços

Elio Luís Secchi


Editado pela última vez por SEKI - Elio Luis Secchi em Qui Dez 17, 2009 7:14 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Qua Jan 17, 2007 12:00 pm    Assunto: Re: O primeiro Suiseki - um começo Responder com citação

Elio,

Gostei do seu trabalho, ficou muito boa a Daiza e o acabamento. Muitos não gostam damadeira de pinus, por marcar facilmente e lascar muito. omeei trabalhando com ela também, agora tenho um pedaço de Mogno pequeno para que faça uma, não demora posto. So queria fornecer algumas dicas:

Seria bom abaixar a altura da daiza, ela ficou meio grande para o tamanho da pedra, deixe ela mais baixa, isso irá conferir levesa e audará no conjunto geral.

O lance dos pés também, tente esculpí-los da própria madeira, não se se ela está alta ainda propositalmente para que você faça isso, mas me explique melhor depois.

E como você trabalha com madeira você deve conhecer alguns vernizes escuros, como o de cor Mogno, utilize ele na daiza, pois ela não tem obrigatoriedade de permanecer com a mesma cor da madeira como as mesas de Bonsai.

Bem é isso amigo. No mais, belo trabalho, bela pedra, o brilho dela é muito bonito. Parabens. T+ amigo.

Abraços:

Illex

Obs: Se der depois poste fotos das ferramentas que utilizou, seria interessante para o pessoal dar uma conferida.
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qui Jan 18, 2007 4:48 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Ilex!

Muito obrigado por suas colocações.
Comecei nisso de "metido"!
Mas com suas colocações fico feliz e incentivado!
Vou por em prática tua sugestão de baixar a altura da Daiza e então esculpir os pés na própria madeira. Cheguei a pensar nisso, mas depois achei que seria mais fácil acoplar eles. Sabe, aquela coisa de ir pelo mais fácil. Eu estava errado. Também não tinha a menor idéia da questão de proporção ( tamanho de pedraXaltura de Daiza). Preciso olhar mais trabalhos desses porque na verdade eu só vi até agora uma meia-dúzia e não tenho informações gerais sobre Suiseki. Como disse, entrei de "metido".
Quanto a cor, imaginei apenas em deixar clara para dar contraste com a pedra, mas se me confirmas ser melhor escurecer eu assim farei.
Se tens mais informações, sites, etc para me indicar, agradeço muito.
Mais uma vez obrigado pela consideração.

Abração do amigo

Elio Luís Secchi
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Qui Jan 18, 2007 7:09 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Elio,

Tenho algumas fotos e arquivos muito explicativos, me mande seu e-mail que os envio apra você, é sempre bom essa troca de informações. E ver como o projeto ficará será maravilhoso. T+ amigo e continue postando a evolução do seu Suiseki.

Abraços:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sex Jan 19, 2007 7:34 am    Assunto: Responder com citação

Illex!
Então meu e-mail
elsecchi@tca.com.br

Desde já te agradeço muito a atenção.

Abração do amigo

Elio Luís Secchi
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Sex Jan 19, 2007 10:09 am    Assunto: Responder com citação

Olá Elio,

Já lhe enviei o e-mail com os arquivos. Espero que goste amigo, e tem algumas fotos para que você aprecie. T+.

Abraços:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sex Jan 19, 2007 10:58 am    Assunto: Responder com citação

Tá na caixa Illex!!
Valeu, mesmo!!
Muito obrigado pelo material.

Abraços

Elio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Sex Jan 19, 2007 11:09 am    Assunto: Responder com citação

Olá Elio,

Que isso amigo, não tem de que Razz . Estamos aqui para isso. Depois mostre como ficará o uiseki terminado. T+.

Abraços:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Uibirá Piaia Bernardi



Registrado: 07/07/04
Mensagens: 70
Localização: Curitiba PR

MensagemEnviada: Sex Jan 19, 2007 5:39 pm    Assunto: Responder com citação

Illex
Te importas de enviar o arquivo pra mim tbm?
uibirapb@gmail.com

Grato
_________________
Uibirá Piaia Bernardi
APB - Associação Paranaense de Bonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Sex Jan 19, 2007 6:10 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Uibirá,

Os arquivos ja seguiram para seu email Very Happy . Espero que goste. T+ amigo.

Abraços:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Sáb Jan 20, 2007 7:53 pm    Assunto: Re: O primeiro Suiseki - um começo Responder com citação

Olá Elio e Uibirá,

Tirei uma foto de uma máquina de um amigo, pois não possuo máquia, daquele Suiseki que postei a algum tempo aqui no Fórum. Com a imagem melhor dará para se ver mais detalhes, ai vai:

Foto antiga para mostar o tamanho do conjunto



Foto mais atual e em melhor qualidade



Eu batizei este Suiseki de a "Montanha e o Homem", pois uma de suas faces mostra uma figura que se assemelha muito com um homem sentado pensando e montanha porque lembra-me uma.

A Daiza dele é feita de madeira de pinus também e para proteção verniz de coloração mogno como lhe disse, o resultado fica até legal, não acha?

Depois diga o que acha, críticas serão bem vindas. T+ amigo.

Abraços:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Jan 22, 2007 9:04 am    Assunto: Responder com citação

De fato Illex!
Esta coloração do pinus fica melhor. Bonito suseki.
No fim-de-semana trabalhei novamente na Daiza, tentando remediá-la um pouco. Mas ainda falta aplicar o verniz. Depois postarei aqui.
De fato o pinus não é uma boa mdeira para trabalhar nisso. O maior problema que encontrei é que por ele ter partes mais duras e partes muito macias não dá uma uniformidade de corte. Outra coisa é que na parte mais macia, muitas vezes o formão "morde" a madeira, retirando pedacinhos de madeira além do local marcado, causando um mau ajuste do suiseki (folga nas bordas).
Outra erro que cometi, e acho que aí você caiu na mesma armadilha, é de fazer o corte da madeira com pouca folga ao redor da marcação do suiseki. Da próxima vez vou deixar uma borada maior que permitirá fazer detalhes e arredondamentos (talvez um frezado) na borda da Daiza.
Bem, é assim vivendo, fazendo e aprendendo....

Abração

Elio Luís Secchi
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Jan 30, 2007 8:03 am    Assunto: Responder com citação

Olá amigos!
Estou de volta com a remodelagem da Daiza que havia feito.
Com certeza não parece mais a mesma.
Illex, segui alguns passos indicados pelo material que me enviaste, levando em conta a quesão de proporção entre daiza/pedra. Para dar cor a madeira usei primeiro uns restos de tinta acrília e depois o acabamento com seladora a base de nitrocelulose.
Os pés foram esculpidos na própria madeira.
Claro que tive algumas dificuldades em função de erros anteriores e como já não dava mais para "emendar" madeira fiquei com algumas limitações.
seguem as fotos:






Curiosidade:
Vejam como o fundo deste suiseki tem um desenho que fica entre o mapa do Brasil e da América do Sul!!



Abração

Elio Luís Secchi
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Ter Jan 30, 2007 10:41 pm    Assunto: Responder com citação

Alô crianças !!!!!! Laughing Laughing Laughing

Grande Elio Luis !!!!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Fantástico o trabalho, admiro muito quem tem esta facilidade...

Estou impressionada e seguindo as sugestões dadas....realmente ficou melhor....

Parabéns meu amigo e continue nos ensinando..

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Jan 31, 2007 2:08 pm    Assunto: Responder com citação

Brigadão Ângela, querida!

Vamos caminhando, passo a passo rumo ao aperfeiçoamento.
Mas a força dos amigos é sempre o grande motor que nos estimula, nos anima, nos move para fente.

Abração

Elio Luís Secchi
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SUISEKI Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil