FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Substrato
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2005 2:36 am    Assunto: Responder com citação

Grande Olavo...
Sem sono??
Pois é, nesse ponto aprendi com o próprio Sergivaldo... no meu caso não uso mais essas espécies... primeiro porque adoro a sementia, e até essa parte é complicada e depois porque na maior parte das vezes é tempo em vão.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Olavo



Registrado: 07/03/05
Mensagens: 58
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2005 3:15 am    Assunto: Responder com citação

Cara...

Arruma um Acer tridente que vc não vai se arrepender...

Estou enrrolando pq tenho um trampo as 5:00 e se dormir agora já era...
_________________
Abraço

Olavo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2005 3:30 am    Assunto: Responder com citação

Cara eu sempre faço a mesma coisa...
Valeu, mas esse nem pensar.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Olavo



Registrado: 07/03/05
Mensagens: 58
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2005 4:06 am    Assunto: Responder com citação

Pow???

Não vai aí??? Nem o tridente????

Já tentou? Até em meia sombra?
_________________
Abraço

Olavo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2005 4:53 am    Assunto: Responder com citação

Bicho, não vai não...
nem penso em arriscar nesse momento.
Quem sabe em outra ocasião.

Valeu

Abração

Razz
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2005 12:39 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Amigos,

Estamos fugindo um pouco do tópico mas, já que citaram meu nome...

E isto mesmo: com tantas espécies maravilhosas em nosso país tropical, não dá prá ficar se lamentando. Laughing Laughing Laughing

Em relação ao Ácer tridente, um amigo me enviou algumas mudas de Acer. buergerianun e Acer myassama para fazer mais uma experiência. O A. myassama, até agora, tem suportado muito bem, quanto ao A. buergerianun, não teve jeito: está com as pontas das folhas todas queimadas. E olhem que eles ficam embaixo de outras plantas!!!

O André esteve no meu humilde viveiro e sentiu na pele o calorzinho que faz por aqui: "Puxa, aqui é bem diferente de Bezerros!!!!..." Laughing Laughing Laughing

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marileda



Registrado: 11/08/04
Mensagens: 27
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Ter Mar 29, 2005 12:03 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos... que legal "ler" vcs todos juntos... desapareci e voRtei... agora pra ficar... pq aqui... aqui é meu...
"Gentes" eu acho que está faltando mesmo é um lugar pra se escrever ARTIGOS!
Sei que tem muitos amigos daqui preparando artigos sobre assuntos de ENORME interesse pra nós (não é Ratto?????)
Eu sugiro, Mário, que este Forum seja , na verdade, um magazim... uma revista interativa.... um livro prático com "faça vc mesmo" e publicações de artigos como este que a gente acabou de ler e outros que estão sendo produzidos.
Estamos formando um grupão de brasileiros aficcionados e que produziremos coisas bem originais (técnica para Flamboyant... Paineira.... Ipê... temos milhares de árvores !!!)
Precisamos de espaço!!!!! As publicações no Brasil ainda são muito minguadas!
Proponho, na parte geral, abra uma sessão de artigos que os amigos possam publicar e fazermos comentários.
Very Happy Razz
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Seg Abr 11, 2005 10:10 pm    Assunto: OiÊ!!!! Responder com citação

Marileda escreveu:
Olá amigos... que legal "ler" vcs todos juntos... desapareci e voRtei... agora pra ficar... pq aqui... aqui é meu...
"Gentes" eu acho que está faltando mesmo é um lugar pra se escrever ARTIGOS!
Sei que tem muitos amigos daqui preparando artigos sobre assuntos de ENORME interesse pra nós (não é Ratto?????)
Eu sugiro, Mário, que este Forum seja , na verdade, um magazim... uma revista interativa.... um livro prático com "faça vc mesmo" e publicações de artigos como este que a gente acabou de ler e outros que estão sendo produzidos.
Estamos formando um grupão de brasileiros aficcionados e que produziremos coisas bem originais (técnica para Flamboyant... Paineira.... Ipê... temos milhares de árvores !!!)
Precisamos de espaço!!!!! As publicações no Brasil ainda são muito minguadas!
Proponho, na parte geral, abra uma sessão de artigos que os amigos possam publicar e fazermos comentários.
Very Happy Razz

Oi amiguinha !!!!!!!!!!!
Gostaria que vc me ajudasse !!!!!!!!
Acho que seria muito bom que o NELMAR participasse do forum, ele é seu amigo e meu tb. Já falei com ele e nunca apareceu. Ele é um estudioso que poderia nos ajudar e muito. Não acha ????????
Bom vê-la aki, Niteroeinse !!!!!!!!
Abraços
Angela Very Happy Laughing Surprised Razz
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2005 10:12 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Leda !

Desculpe-me pela demora..........Gostaria de dizer, que providenciei o texto e já o encaminhei, falou ?
Tenho um outro artigo também, que enviei para a Camila e dentro em breve será avaliado pela editora Casa dois.

Grande abraço,


Mário,

O que você achou da proposta da Leda ?
Creio que seria interessante, não ?
Essas matérias poderiam passar antes pela nossa avaliação e se fosse aprovada por todos daqui, encaminharíamos para as editoras.....O que vocês acham ?

Aguardo seus comentários !

[]ão
Voltar ao topo
Nuno
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/04/05
Mensagens: 105
Localização: Setúbal - Portugal

MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2005 3:40 pm    Assunto: Substracto (comentario) Responder com citação

Olá Olavo Pastore,
gostei muito do texto que escreveste! Conseguiste fazer um apanhado profundo das caracteristicas principais de um substracto e conseguiste apresentá-lo de uma forma simples, directa e objectiva. Os meus parabens!!
Contudo discordo de um ponto. Quando falas que certos mestres do bonsai utilizam cascalho mais grosso no fundo dos vasos, eu não percebo qual é a vantagem. Os vasos de bonsai normalmente são muito pequenos e a drenagem é feita na maioria das vezes de forma rápida. Mais rápida do que a árvore (referindo-me à mesma espécie utilizada para fazer o bonsai) está habituada no seu habitat normal.
Eu também utilizo cascalho mas só nos vasos grandes onde coloco plantas ornamentais. Aí é necessario haver uma maior drenagem, já que existe uma maior quantidade de composto, para além do cascalho permitir uma maior oxigenação das raizes.

Outro ponto que discordo é em relação à capilaridade. A água tem sempre tendencia de subir por capilaridade. Esse é um fenomeno fisico que se pode comprovar facilmente. Se puzeres um prato cheio de agua e de seguida colocares um vaso com terra em cima do prato, passado alguns minutos a terra fica toda humida. Por isso quer o vaso de bonsai tenha gravilha ou não existirá sempre essa tendencia da água.

Quanto aos sais que se acumulam no vaso acho que é de facil resolução. Basta de vez em quando molhar bem a terra para retirar os sais por lexiviação e mais tarde compensar com uma adubação normal.

Corrijam-me se estiver enganado p.f.f.

Abraços
_________________
Nuno Jesus
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 31/01/05
Idade: 39
Mensagens: 291
Localização: Pindorama-SP

MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2005 3:59 pm    Assunto: Responder com citação

concordo plenamente com a Marileda, um espaço para se colocar artigos dos participantes do fórum!
seria muito útil!
realmente estamos mal de livros aqui no Brasil, tem uns aí que escreveram alguma coisa, mas pelo que vi.... melhor ficar quieto, pra nao falar besteira!
Ratto, onde está o artigo que vc escreveu?
manda ele pra mim, e tb gostaria de ver um de seus flamboyants!
vou postar fotos do meu em breve
bom é isso!

abraços
_________________
Fernando Colombo de Amo (Doolombo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2005 5:01 pm    Assunto: Responder com citação

Cláudio, não havia visto esta questão. Como não podia deixar de ser, novamente, tive que formatar minha máquina. Agora parece que está 100%.
Dei destaque na matéria feita pelo Olavo como havia sido solicitado anteriormente. Posso, sem dúvida, abrir um novo Fórum: "MATÉRIAS. Será que teríamos material para que não fique um fórum muito parado?
Se acharem que não, transferirei todos as mensagens mais a matéria do Olavo para o novo Fórum e enviarei um e-mail em massa psolicitando colaborações. O que acham?

Cláudio C. Ratto escreveu:

Grande abraço,


Mário,

O que você achou da proposta da Leda ?
Creio que seria interessante, não ?
Essas matérias poderiam passar antes pela nossa avaliação e se fosse aprovada por todos daqui, encaminharíamos para as editoras.....O que vocês acham ?

Aguardo seus comentários !

[]ão

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2005 11:50 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Mário !

Acho legal !
Quanto em ter material suficiente para publicação, creio que isso irá depender do empenho de cada um de nós........
Por aqui tenho tido muito trabalho e acho até bom, pois tenho enxergado de uma forma mais crítica tudo que faço. Tenho relatado todos esses trabalhos em fotos e escritas para que futuramente eu tenha um material significativo, para passar em forma de matéria a ser publicada. Creio que o mais importante aqui seria expor tudo isso, para ser julgado antes mesmo de ser enviado para ser avaliado pelas editoras. Além do Olavo, alguns outros exemplos já foram mostrados aqui também.....Como os colegas Sergivaldo e Bérgson numa pequena matéria, porém significativa, sobre construção de vasos em cimento. Lembro também que o Olavo tinha feito uma outra matéria sobre rega automática........Na verdade são tantas coisas que poderíamos colaborar, não é verdade ?
O próprio fórum “Faça você mesmo” ao meu ver seria bom ser aglutinado a esse novo......
Então para min seria louvável essa idéia e não tenho dúvidas que muitos de nós colaboraríamos com isso, tendo em visto o que muitos amigos já colaboraram.......cabe agora organizar e incentivar tudo isso, não é mesmo ?

Um abraço,
Voltar ao topo
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2005 1:07 am    Assunto: Responder com citação

Cláudio, penso que o Fórum FAÇA VOCÊ MESMO já está estabilizado e tem função específica: de alguma coisa que se possa fazer. Este novo Fórum, MATÉRIAS, seria como o próprio nome diz, um Fórum para matérias pertinentes à Arte Bonsai como esta do Olavo que será a primeira e outras que poderão vir como: adubação, água, cuidados nas estações do ano, podas, propagação de espécie ou mesmo textos que envolvam a Arte Bonsai como artigos, propostas ou simples crônicas, claro, sempre sobre a Arte Bonsai. Enfim: MATÉRIAS.
Quanto a mandar matéria para alguma revista fica a critério do autor e a aceitação da editora. Não temos poder de veto sobre o trabalho de terceiros. Bem, esta é a minha opinião. Pode-se usar o argumento de que muitas matérias conterão erros de informação. É verdade! Mas até aí...paciência! A Editora, que quer escrever sobre bonsai, é que deveria ter uma assessoria correta, com a atenção de um profissional de bonsai para evitar a impressão de matéria com erros, muitas vezes, absurdos.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Olavo



Registrado: 07/03/05
Mensagens: 58
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2005 12:44 pm    Assunto: Re: Substracto (comentario) Responder com citação

Nuno escreveu:
Olá Olavo Pastore,
gostei muito do texto que escreveste! Conseguiste fazer um apanhado profundo das caracteristicas principais de um substracto e conseguiste apresentá-lo de uma forma simples, directa e objectiva. Os meus parabens!!
Contudo discordo de um ponto. Quando falas que certos mestres do bonsai utilizam cascalho mais grosso no fundo dos vasos, eu não percebo qual é a vantagem. Os vasos de bonsai normalmente são muito pequenos e a drenagem é feita na maioria das vezes de forma rápida. Mais rápida do que a árvore (referindo-me à mesma espécie utilizada para fazer o bonsai) está habituada no seu habitat normal.
Eu também utilizo cascalho mas só nos vasos grandes onde coloco plantas ornamentais. Aí é necessario haver uma maior drenagem, já que existe uma maior quantidade de composto, para além do cascalho permitir uma maior oxigenação das raizes.

Outro ponto que discordo é em relação à capilaridade. A água tem sempre tendencia de subir por capilaridade. Esse é um fenomeno fisico que se pode comprovar facilmente. Se puzeres um prato cheio de agua e de seguida colocares um vaso com terra em cima do prato, passado alguns minutos a terra fica toda humida. Por isso quer o vaso de bonsai tenha gravilha ou não existirá sempre essa tendencia da água.

Quanto aos sais que se acumulam no vaso acho que é de facil resolução. Basta de vez em quando molhar bem a terra para retirar os sais por lexiviação e mais tarde compensar com uma adubação normal.

Corrijam-me se estiver enganado p.f.f.

Abraços



Nuno...

Obrigado.

A camada de cascalho puro usado no fundo do vaso, é uma prática muito comum aqui em outros Países. Temos climas muito variados em nosso Pais e com predominancia Tropical onde realmente chove bastante. Independente de ser correto ou não (não quero julgar) é um fato, pois é realmente muito utilizado.

Não visualizei qual a discordância da capilaridade, o que vc diz é o mesmo que está escrito no texto, a capilaridade tem a característica de passar de uma partícula maior para uma menor e é mais uma propriedade de tensão superficial dos líquidos e física.


O acumulo dos sais, isso é uma pesquisa comprovada e muito técnica feita por americanos. Eu não tenho base científica pra comprovar tal fato,mas achei coerente e muito curioso, por isso decidi divulgar. Cabe a cada um fazer o que achar mais coerente. Wink

Vale lembrar que a composição do substrato idela é algo muito subjetivo, de acordo com cada clima e planta. Também deve se testado e experimentado por cada bonsaista que irá decidir de acordo com sua preferência e é claro respostas positivas das plantas... Very Happy


Veja se é isso mesmo ou houve emgano da minha parte?
Very Happy

Abraço

Olavo
_________________
Abraço

Olavo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 3 de 5

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil