FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Vaso de argila
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO!
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Maria José Francia Duchin



Registrado: 05/01/07
Mensagens: 18
Localização: santa rosa viterbo-SP

MensagemEnviada: Ter Maio 22, 2007 5:43 pm    Assunto: vaso em argila Responder com citação

Caro Justo!


Não sou expert no assunto, mas graças a algumas aulas que venho tendo, sei que a argila para modelagem tem que ser profissional. A escolar realmente não serve. A argila tem que ser sovada para expulsar as bolhas que se fornam na massa e que estouram quando vão ao forno. Porém antes da peça ir ao forno, ela tem que secar, bem demoradamente, embrulhada em jornal e saco plástico por aproximadamente 15 dias, mais uns 15 ou 20 dias somente em saco plástico e depois ao ar livre por mais uns 10 dias. Tudo para secar bem devagar, pois ä medida que seca, perde água, ela se contrai e, por causa da irregularidade na grossura das paredes acaba rachando, uma vez que a parte mais fina seca antes e "puxa" a outra. Já modelei alguns vasos para meus bonsais e deu bastante certo. No curso que faço usamos argila do Paschoal, também. Ela é bem maleável e fácil de trabalhar.


Espero ter ajudado, se quiser mais detalhes, mande um e-mail
mariaduchini@ig.com.br


um abraó, Maria José
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joaoporto
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 10/11/04
Idade: 54
Mensagens: 589
Localização: São José do Rio Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Maio 23, 2007 10:23 am    Assunto: Responder com citação

darkaso escreveu:
Grande Angela,


bem escondendo os dotes. Boas dicas. O cimento é para aqueles que não possam queimar em fornos. A argila seca, fica dura e resistente, mas é uma pena que não chegue nem perto da queima de alta temperatura. Ela acaba puxando muita água. Mas para brincar enquanto o bonsai não está pronto serve, depois tem que arrumar um bom.


T+


Olá,

mesmo para fazer queima em alta temperatura é possivel, eu comprei uma massa que suporta temperatura máxima de 1050 ° C mas existem massas que vão à 1300 °C. O forno em que eu queimei é eletrico e ele vai até a 1300°C basta você usar a massa correta.

um abraço
_________________
Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Qua Maio 23, 2007 5:37 pm    Assunto: Responder com citação

João,



as massas são eoncontradas em temperaturas além de 1300°. Difícil é encontrar um forno para queimar os vasos produzidos.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joaoporto
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 10/11/04
Idade: 54
Mensagens: 589
Localização: São José do Rio Preto-SP

MensagemEnviada: Qui Maio 24, 2007 12:29 am    Assunto: Responder com citação

Olá darkaso,

o forno é realmente a maior dificuldade de que pretende começar a mexer com a argila, hoje é facil conseguir boas massas.

um abraço
_________________
Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
ARTHUR DORNELAS



Registrado: 08/07/07
Mensagens: 2
Localização: ITABIRA- MINAS GERAIS

MensagemEnviada: Qui Ago 14, 2008 10:51 am    Assunto: DICA PARA QUEIMA Responder com citação

BOM DIA GENTE
OLHA VOU DAR UMA DICA PRA VCS NO MEU UMILDE CONHECIMENTO OK.
QUANDO FOR PREPARAR A ARGILA PARA FAZER VASO , COLOCA ELA EM CIMA DE UMA MESA COM UMA FOLHA DE PLASTICO POR CIMA E AMASSE ELA COM UMA GARRAFA LITRO DE PREFERENCIA , ATE UMA EXPESSURA DE 1 CM. COLOCA NO MOLDE QUE VC TEM E DEICHA ELA SECAR ATE ATINGIR PONTO DE OSSO OU SEJA ENDUREÇER O BASTANTE PARA NÃO DEFORMAR QUANDO TIRAR DO MOLDE OK. DEICHA SECAR NA SOMBRA ATE QUE ELA MUDE DE COR GERALMENTE ELA VAI ADQUIRIR UMA COR BEM MAIS CLARA , VCS VÃO SENTIR QUE ELA JA ESTA SECA E SO DA UMA RASPADINHA NELA VCS VERÃO QUE VAI SAIR UMA POEIRA SE TIVER ALGUMA DUVIDA DEICHA ELA NO SOL MESMO ,PORQUE NESTE PONTO QUE ELA SE ENCONTRA NÃO VAI MAIS TRINCAR OK.
QUANTO A QUEIMA E SO QUEIMAR BEM DEVAGAR ATE CHEGAR A TEMPERATURA DE 650 graus DEPOIS DE CHEGAR A 650 g. PODE ALMENTAR O CALOR ATE 1000g. ok
OBS.PROCURE USAR SEMPRE UMA ARGILA DE BOA PROCEDENCIA OK .TIPO A DA PASCOAL MESMO APESAR DE NÃO TRABALHAR COM ELA EU SEI QUE E UMA OTIMA ARGILA !QUALQUER DUVIDA E SO ME PASSAR UM EMAIL QUE EU AJUDO A ESCLARECER OK GENTE

A JA IA ME ESQUECENDO NUNCA QUEIME ABAIXO DE 1000g PARA VASO DE BONSAI QUE SEMPRE VAI ESTAR UMIDO OK

ABRAÇO A TODOS !
_________________
ATT.ARTHUR DORNELAS
ceramicapottery@yahoo.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO! Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil