FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Fernando Magalhães - Bonsai de Kaizuka
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Fernando Magalhães
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/07/05
Idade: 45
Mensagens: 346
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Ter Fev 06, 2007 9:54 pm    Assunto: Fernando Magalhães - Bonsai de Kaizuka Responder com citação

Acompanho o fórum já faz algum tempo, mas apenas lendo as mensagens pois o tempo é curto e quando acesso as mensagens já foram respondidas de forma satisfatórias e ja estão praticamente encerrados os tópicos.
E para participar um pouco mais resolvi compartilhar um trabalho com uma espécie muito utilizada no Bonsai mas de uma variedade bastante comum de encontrar aqui no Brasil e na minha opinião pouco explorada que é a Kaisuka (Juniperus chinensis “Kaizuka”). Talvez seja a variedade de junipero que tenha a maior possibilidade de encontrarmos troncos grossos e até com algum movimento com preços razoáveis.
O trabalho foi iniciado em julho de 2004 com uma muda de viveiro destas que encontramos em qualquer floricultura, selecionada pela existência de um pequeno movimento na parte baixa do tronco e também galhos baixos e novos em boa quantidade e posicionamento.
O tronco foi então cortado e com o que restou foi feito um jin apical descendo com um shari que se divide descendo até o solo na parte frontal e em suas costas. Um galho lateral grosso foi escolhido para a seqüência do tronco na formação do ápice.

[img][/img]

Foi então permitido que a arvore crescesse livre por um ano. A segunda foto é de setembro de 2005.

[img][/img]

No inicio da primavera de 2006 foram escolhidos e aramados os galhos definitivos nas respectivas posições. A frente original foi ligeiramente girada.

[img][/img]

Agora em dezembro de 2006 foi transplantada para um vaso menor, adequando a suas formas e mais proporcional a planta. Foi realizada uma aramagem fina e poda de refinamento buscando uma maior compactação da copa.

[img][/img]

Nos próximos anos o trabalho deve buscar principalmente o aumento do vigor dos primeiros galhos, para equilibrar com a parte superior já praticamente formada.
_________________
Fernando Magalhães
BMV


Editado pela última vez por Fernando Magalhães em Qua Jun 13, 2007 7:23 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Ter Fev 06, 2007 10:46 pm    Assunto: Responder com citação

Alô Fernando !!!!!! Laughing Laughing Laughing

Muito bonita sua planta e me chamou bastante a atenção a sua colocação com relação as datas e desenvolvimento da planta.

Infelizmente é o tipo da planta que aki para mim não tem "remédio"......não posso ter....o calor inferniza a vida da planta....

Quero parabenizá-lo e

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
kioshi



Registrado: 09/07/06
Mensagens: 25
Localização: Mogi Guaçu

MensagemEnviada: Qua Fev 07, 2007 10:11 am    Assunto: Responder com citação

Parabéns pela planta Fernado, muito linda Very Happy
Quando der poste mais plantas!!


Flw, T+!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Fev 07, 2007 10:53 am    Assunto: Responder com citação

Fernando,
Que evolução em tão pouco tempo!!!!!!!!!!!
Foi um excelente trabalho em todos os sentidos. A planta respondeu muito bem, mas com certeza o mérito está no trato que foi dado a ela.
Se em 2 anos e meio ficou assim, imagino daqui mais alguns...
Parabéns

Abraços

Elio Luís Secchi
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Campolina
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 15/01/06
Mensagens: 187
Localização: Belo Horizonte - MG

MensagemEnviada: Qua Fev 07, 2007 11:32 am    Assunto: Responder com citação

Que bom que resolveu aparecer!! Espero que seja uma constante a partir de agora.

Esta Kaizuka é realmente impressionante, ainda mais com esse vigor de crescimento.
Coloca aí os dados de tamanho, tronco e etc.

Um abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Fev 07, 2007 2:10 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Fernando... tudo bem?

Impressionante seu trabalho com esta kaizuka!.. Shocked
Não apenas a harmonia e equilíbrio, mas também a velocidade em que obteve estes resultados!
Apenas para que tenhamos uma idéia... quais as dimensões atuais desse bonsai?
A kaizuka tem as agulhas maiores que o chinensis... voce aplica alguma técnica diferente para obter esta compactação, como pinçagem de agulhas?....

Parabéns e um abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Fev 07, 2007 7:43 pm    Assunto: Responder com citação

Fernando,

Eu não poderia deixar de cumprimentá-lo por mais um belíssimo trabalho. Este, em especial, é bastante inovador, vez que, até então, desconhecia por completo qualquer trabalho envolvendo "Kaizuka".

São exemplos iguais a este que nos tem ajudado a crescer na arte bonsai.

Meus parabéns e um grande abraço,
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Qua Fev 07, 2007 8:04 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Fernando

Um grande trabalho você desenvolveu Exclamation PARABÉNS Exclamation

Também gosto do "kaizuka", se dão bem em nosso clima quente e com pinçagens asemelham-se bastante com o "shimpaku"!

abraços
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fernando Magalhães
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/07/05
Idade: 45
Mensagens: 346
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Qua Fev 07, 2007 9:14 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal,

Fiquei muito feliz pela recepção de todos e agradeço os elogios, tenho um carinho especial por essa Kaizuka.

Sobre ela, hoje está com 46cm de altura, a muda tinha cerca de 4 metros que foi comprada em uma floricultura aqui mesmo em BH, pessoalmente gosto muito dessa espécie para se trabalhar plantas de médio ou grande porte, pois, mesmo com a pinçagem da folhagem que deve ser feita no final do verão onde se reduz significativamente o seu tamanho, as agulhas ainda são relativamente grandes comparadas com as do seu primo "Shimpaku".

Muitos ainda não valorizaram a Kaizuka, acredito eu ser o único Juniperus de folhagem similar aos japoneses que temos para trabalhar com troncos relativamente grossos uma vez que se adapto em todo o Brasil, mesmo em regiões quentes. É possível ver belíssimos exemplares em jardins por todo o país.

Vale também lembrar que as variedades de juniperus chinensis que temos disponíveis comercialmente nesse momento no Brasil, não são aquelas nobres que se trabalha no Japão, boa parte deles são praticamente rasteiros e de crescimento muito lento, ai quando se encontra algum material de tronco mais desenvolvido e muito caro para que se possa conseguir adquirir com uma certa facilidade.

Uma outra vantagem como opção para os tradicionalistas que valorizam mais outras variedades, seria as técnicas de enxertia, que são extremamente fáceis de serem feitas e com excelentes resultados nas Kaizukas, tenho alguns juniperus aqui no viveiro (Kaizukas, Juniperus Agulhas, Jacarés) que venho enxertando o Juniperus chinensis “Itoigawa”, uma variedade mais nobre que ainda e bem rara aqui, até onde eu sei, apenas o Sr. Hidaka está produzindo e crescendo essa variedade em quantidade em seu Sítio.

Abraços.
_________________
Fernando Magalhães
BMV
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Fev 08, 2007 8:40 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Xará, esse bonsai de kaizuka realmente está soberbo!!! Shocked

Parabens por seu esforço e dedicação, merecidamente reconhecidos pela excelencia de seu lindo trabalho. Very Happy

É bem como voce disse: essa espécie ainda não tem o reconhecimento que deveria. O máximo que vi, até hoje, foi uma kaizuka cascata, no viveiro do Celso, aqui em Brasilia. Mas, em termos de formação, não chega aos pés dessa sua. Very Happy

Além da possibilidade de enxerto, que voce menciona, o colega Paulo Ventura está tendo bons resultados com alporque, de uma planta que ele tem em casa (90cm de tronco na base, 6 metros de altura). Ele tira vários alporques, de galhos pré-aramados, que assim podem ser retirados com movimento de tronco, algo que ajuda na hora de formar um novo bonsai, né? Very Happy

Quanto ao junipero Itoigawa, além do mestre Hidaka, a Regina Suzuki tambem possui diversas mudas. Mas como ele, ela tambem disse que ainda não está comercializando. Sad

Tenho apenas duas mudinhas dessa variedade, que possui um crescimento mais vigoroso, rápido e bonito, que o shimpaku. Talvez seja uma boa opção, realmente, para enxertar no kaizuka. Se voce fizer o teste, lembre-se de mostrar para nós, ok? Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Paulo Henrique de S. Garc
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 14/09/06
Mensagens: 440
Localização: São Carlos - SP

MensagemEnviada: Sex Fev 09, 2007 7:36 pm    Assunto: Responder com citação

Fernando, tenho duas Kaizukas, que aliás foram minmhas primeiras palntas (uma delas estou trabalhando um tanuki), mas durante as pinsagens, notei que diferente do shinpaku, a emição de novas agulhas é sempre uma surpresa e as vezes não brotam onde imaginávamos, algumas pessoas me disseram que por isso ela não é muito indicada para bonsai, ainda estou teimando e agora com o seu trabalho, me abriu novos horizontes...
Se vc puder dar mais algumas dicas.....

Um grande abraço e parabéns pelo trabalho
_________________
"más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sex Fev 09, 2007 11:36 pm    Assunto: Responder com citação

Não poderia deixar de parabenizá-lo pelo belo trabalho fernando.
Muito bom desenvolvimento, ideia geral, escolha do vaso, formação da copa. .... valeuuuuu
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sáb Fev 10, 2007 6:32 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Fernando,


bom que resolveu postar no fórum. Será grande contribuição para nossa arte. Aos amigos aviso que é sempre uma aula a conversa sobre bonsai com o Fernando, então teremos muito a conversar, espero.


A kaizuka está realmente muito bonita. Perfeição em conicidade. O jin está muito legal. A kaizuka é mesmo um exemplar que dá bons resultados, e pricipalmente, tem um preço bem barato em relação ao resultado que se alcança com uma facilidade muito boa de encontrar.

Abraço.
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Luciana Franciscani



Registrado: 25/07/06
Mensagens: 54
Localização: Divinópolis-MG

MensagemEnviada: Dom Fev 11, 2007 7:10 pm    Assunto: Responder com citação

Não poderia deixar de te parabenizar, maaaaaravilhoso o desenvolvimento... sou iniciante... sempre gostei de bonsai, mas de 01 ano pra cá passei a estudar e cada vez me encanto, 80% do que sei devo a este site e todos os participantes.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fernando Magalhães
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/07/05
Idade: 45
Mensagens: 346
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Dom Fev 11, 2007 9:52 pm    Assunto: Responder com citação

E ai Xará “Nicky”, obrigado, realmente tenho um carinho especial por essa planta, como mencionado também se consegue excelentes alporques, sobre os enxertos vou preparar um material fotográfico quando tiver mais tempo e postar para todos verem os resultados. Bem lembrado da Kaizuka do Paula, realmente quanto estive no viveiro dele fiquei babando nela, e maravilhosa., vc poderia conseguir uma foto dela para mostrar o pessoal o quanto ela e resistente, mesmo ai no clima de Brasília.

Paulo Henrique, uma coisa que deve tomar cuidado com as kaizukas e sobre sua cultivação, ela exigem um solo que drene muito bem, tenho utilizado cerca de 30% de areia grossa 60% de cerâmica triturada e 10% de canga de ferro (minério de ferro) tudo com cerca de 1 a 4mm. Com esse solo tenho adubado muito para conseguir tal crescimento, utilizando compostos orgânicos previamente preparado (fermentado para decomposição e liberação dos minerais por 15 dias eliminando as toxinas), osmocote, super thrive e microorganismos eficientes. A questão da adubação e uma coisa muito importante, como preparar, como utilizar, as concentrações, os suplementos, como intercalar cada um deles. Acredito ser a coisa mais importante para que se consigo uma boa brotação e ramificação em uma kaizuka, como uma boa ventilação e uma exposição solar plena.
Sobre as podas e pinçagem deve sempre ser feita por igual na planta, ela possui domínio apical muito forte e quando vc pinça apenas um galho, ou uma parte do mesmo, acaba que ela redireciona o vigor paras pontas com brotação que não foram pinçadas, uma coisa que sempre deve ser feito e quando podar ou pinçar e fazer em toda a planta, mesmo nos galhos de sacrifício, assim ela brotara por igual, só pra vc ter idéia o quando e vigorosa, essa kaisuka em particular chegou até emitir brotações nas bordas das cicatrizes do shari.

Duprat, Darkaso, Luciana obrigado pelos elogios, estarei tentando participar do fórum que respeito tanto, realmente e um lugar que tenho aprendido muito com um pouco da experiência de cada um aqui.

Abraços.
_________________
Fernando Magalhães
BMV
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil