FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

TAREFAS DE VERÃO
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Qui Fev 22, 2007 4:09 pm    Assunto: TAREFAS DE VERÃO Responder com citação

Tarefas de Verão

Irrigação: Com certeza é a tarefa mais importante e fundamental de ser realizada para o bem estar da planta, e sem sombra de dúvidas é a principal causa de óbito destas plantas. O bonsai por estar plantando em vasos, possui pouca quantidade de substrato e por conseqüência retém um volume pequeno de água, sendo necessário um cuidado constante para a manutenção do nível adequado de umidade. No verão o fator evaporação age com maior intensidade, portanto deve-se molhar o bonsai mais vezes, sempre que a superfície do solo estiver secando.

Quantidade de água:

1.Em excesso: Vasos capilares ficam entupidos, podem causar a morte da planta (a possibilidade é remota), além de acelerar o crescimento da planta além do desejado;

2.Em falta: Raízes capilares secam e morrem, aliada as altas temperaturas causam a morte da planta.

Deve-se molhar as plantas diariamente, dependendo do calor, duas vezes a três vezes ao dia. Molhar sua planta deve ser um hábito regular, pois só assim conseguirá ver a real necessidade de seu bonsai,
observando a umidade do solo e controlando a quantidade de água.

Adubação: O verão é uma estação onde a adubação é primordial, pois é a época de crescimento da planta (período entre o final da primavera e o final do verão).

É preciso primeiro saber o que significa NPK, pois sempre estamos vendo nas embalagens de adubos e em geral não temos noção de seu significado e uso.

N é Nitrogênio, responsável pelo crescimento das folhas/planta.
P é fósforo, ajuda no crescimento da planta e é responsável pela floração e frutificação.
K é Potássio, que serve para o enraizamento e mantém a planta com suas fibras saudáveis.

Quando vemos NPK 12-15-12, que dizer que na composição deste adubo temos 12 partes de nitrogênio, 15 de fósforo e 12 de potássio.

Uma outra questão é o que devemos usar adubos naturais ou químicos? Vamos simplificar: os naturais precisam da ajuda dos microorganismos para liberar nitrogênio, fósforo e potássio, ou seja, vai sendo liberado de acordo com a necessidade da planta, enquanto que os químicos já possuem esses elementos liberados, uma dosagem alta provavelmente será fatal. As plantas morrem mais pelo excesso de adubação do que pela falta.
A dosagem a ser utilizada em caso de adubos químicos é a metade da recomendada nas embalagens, e deverá ser feito a cada 15 dias. Deve ser dado preferência aos compostos que contenham NPK + micronutrientes (nutrientes que a planta requer em menor quantidade: boro, cobre, zinco, molibdênio, cloro, ferro. Embora sejam também importantes para o seu desenvolvimento).
Em relação aos adubos naturais, a preocupação é menor, pois a liberação dos macro e micro nutrientes é lenta, podendo ser espalhado em toda a superfície do vaso.
A escolha é basicamente feita em relação ao custo, o que realmente determina é o que podemos fazer e nem sempre o que queremos.

Poda: Neste aspecto reside a tentação, pois ao ver um bonsai emitir novos galhos/brotações o desejo de trabalhar com ele é quase incontrolável, contenha seus impulsos e pense bastante antes de agir, pois um galho cortado não pode ser colado na planta.
O verão com certeza é a estação de crescimento das plantas, onde um bonsai em suas condições ideais, ou seja, substrato bem composto e com boa drenagem, adubação regular e irrigação habitual, se desenvolve vigorosamente.

Devemos então fazer nossa escolha:

1. Galhos que crescem na base do tronco: Devem ser podados, pois enfraquecem a planta, buscando o alimento que deveria estar sendo levado à copa do bonsai.
2. Galhos que crescem para cima: Se a intenção é engrossar os galhos, aguardar até que esteja na proporção que acharmos conveniente, mas se estiverem modificando a forma que consideramos ideal para nossa planta, deve então ser cortado.
Não podemos esquecer dois cuidados básicos, primeiro que as ferramentas devem estar sempre limpas e afiadas, e segundo colocar uma pasta cicatrizante neste cortes (pode ser usado cola branca, mastique, cera de abelha com própolis ou uma pasta cicatrizante específica para bonsai).

Pragas: Para não correr o risco de perder aquela planta que cuidamos durante muito tempo, que é resultado de nosso trabalho minucioso ou simplesmente foi um presente muito especial, devemos então ter em mente que nosso bonsai é um ser vivo e para tanto necessita de cuidados e atenções. O bonsai está sujeito a pragas (ácaros, pulgões, cochonilhas, etc.) ou doenças (através do ataque de bactérias e/ou fungos), e é necessário saber os principais motivos que causam estes problemas caso desejemos levar adiante esta atração/ paixão pela Arte Bonsai:

1.Descaso: Excesso de água, causando a saturação do substrato e provocando a proliferação de fungos;

2.Adubação/alimentação inadequada ou insuficiente: Planta desnutrida devido ao substrato estar esgotado ou sem adubação, este material não fornece a alimentação adequada ao bonsai, existe carência de nutrientes o que favorece a proliferação de doenças e ataques de pulgões, cochonilhas, ácaros e outras pragas.

Devemos então tomar algumas medidas para evitar essas infestações, mantendo o Bonsai em perfeitas condições de saúde:

1.Efetuar uma adubação/nutrição apropriada;

2.Irrigar regularmente com água que esteja livre de cloro e outros resíduos químicos (utilizar se possível água de chuva, de nascentes, poços, etc.);

3.E exposição diária ao sol (o que favorecerá o desenvolvimento equilibrado das plantas);

Para finalizar deve ser feito dois alertas, não existe a necessidade da aplicação preventiva de produtos químicos nas plantas, pois de que adianta o uso de defensivos se o problema não existe, estaremos sim saturando nossa planta e colocando em risco sua sanidade. E por fim efetuar um controle continuo nas plantas procurando possíveis focos de infestação, e caso seja localizado eliminar através da retirada manual do material atingido, e em último caso aplicar defensivos indicados ao caso após consulta a técnico especializado.
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nabase
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 27/08/06
Mensagens: 377
Localização: Limeira - S.P. -

MensagemEnviada: Qui Fev 22, 2007 6:30 pm    Assunto: Responder com citação

Como sempre, uma excelente matéria. De grande ajuda para os iniciantes (como eu, por exemplo), bem como para os veteranos esquecidos...

Parabéns pela matéria.

Natalino Sampaio
_________________
"Tudo passa"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Qui Fev 22, 2007 7:37 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Natalino,

Agradeço o elogio.

Todos nós somos principiantes, que seja na arte bonsai, no trabalho, em uma amizade, ou mesmo em nossas vidas. Por isso é que sinto sempre a necessidade de escrever e rememorar os passos a serem seguidos, é sempre necessário manter os pés bem firmes no chão. E acima de tudo manter a simplicidade e humildade.
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br


Editado pela última vez por bergson em Qui Fev 22, 2007 7:43 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcelo Giovanelli
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/06
Mensagens: 382
Localização: São José dos Campos - SP

MensagemEnviada: Qui Fev 22, 2007 7:41 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Bergson pegando carona neste seu tópico gostaria que me ajudassem com um probleminha aqui. O amigo Luciano tbm está me ajudando mas a coisa está piorando a cada dia que passa. Tenho uma muda de Ligustrum sinensis, já como pré bonsai. O fato é que de uns tempos para cá as folhas perderam seu brilho habitual e ficaram ásperas. Percebi o aparecimento de diminutos, minúsculos pontihos cor de ferrugem que saem ao passar dos dedos. Como nunca tive problemas com cochonilhas ou outros parasitas gostaria da ajuda de vcs.... Qual o responsável pela infestação? Como solucionar??

O pré ia muito bem obrigado, brotando bem mas agora no verão resolveu me dar dor de cabeça.... rsrsrrsrs seria algo comum dessa estação????

Já mudei rega, exposição ao sol, adubei..... mas a briga está feia.... Passei inseticida de jardim e nada....


Abração, Marcelo!
_________________
" Se vc não sabe o que procura acha e não percebe... "
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Qui Fev 22, 2007 7:48 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Marcelo,

Use apenas sabão líquido para pulverizar a planta, uma colher de sopa para 250 ml, apenas nas folhas, proteja o solo. Com certeza irá sufocar as cochonilhas. Você pode usar também óleo mineral. Qualquer coisa me avise.

Aqui estou em pleno verão e felizmente não tenho tido problemas.
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcelo Giovanelli
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/06
Mensagens: 382
Localização: São José dos Campos - SP

MensagemEnviada: Qui Fev 22, 2007 9:42 pm    Assunto: Responder com citação

Então são cochonilhas.... vc acredita que é a primeira vez que as encontro?! Nunca havia tido problemas antes.... e o pior, naõ sei de onde vieram pois não trago plantas para casa há muito....

Amanhão vou detoná-las.

Muito obrigado amigo!!!!

Abração, Marcelo.
_________________
" Se vc não sabe o que procura acha e não percebe... "
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Qui Fev 22, 2007 10:03 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo,

As cochonilhas possuem muitas cores.

Uma outra solução é simplesmente retirar manualmente das folhas e depois lavar bem, pode usar uma pequena esponja. Esta solução é possível já que é apenas uma planta.
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
GIULLIANO CARNEIRO
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/11/06
Idade: 50
Mensagens: 250
Localização: Porto Velho/RO

MensagemEnviada: Qui Fev 22, 2007 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

Bergson,

Parabéns por mais esse excelente tópico. Você com certeza tem ajudado muito com seu conhecimento e sua forma simples de ensinar.
_________________
GIULLIANO CARNEIRO COSTA
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Sex Fev 23, 2007 7:41 am    Assunto: Responder com citação

Caro Giulliano,

Apenas temos que colocar em palavras as dúvidas que todos nós temos no dia a dia com nossas plantas.

Se cada um contribuir com um pouco dos acertos e incertezas fica mais fácil para todos.
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
ercs123



Registrado: 05/01/05
Mensagens: 85
Localização: Franca - SP

MensagemEnviada: Sex Fev 23, 2007 7:44 am    Assunto: Responder com citação

Bergson, tenho um ligustrum, que esta com muita raizes, com isso preciso irrigar 3 vezes ao dia, porem as vezes não dá tempo. Posso colocar um prato com um pouco de agua embaixo do vaso? OBRIGADO Ass:Ewerton.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sáb Fev 24, 2007 1:19 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Bergson,


boa matéria para lembrar todos desses cuidados que são básicos e muitas vezes esquecidos. Bom que veio de uma pessoa experiente para valorizar ainda mais esses cuidados.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Fev 24, 2007 5:59 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Grande Bergsom, sempre pronto a nos brindar com ótimas postagens. Copiei suas excelentes observações para meu processador de texto, imprimi e deixei à mão, para poder sempre consultar e melhor conduzir minhas plantas. Obrigado a voce, por esse material. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Sáb Fev 24, 2007 10:04 pm    Assunto: Responder com citação

ercs123,

Você pode usar uma garrafa pet, faça um pequeno furo na tampa e a coloque no vaso, aos poucos a água passa ao solo e mantém seu vaso sempre úmido. Não exagere no furo da tampa, tem de ser pequeno e apenas gotejar.
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Sáb Fev 24, 2007 10:06 pm    Assunto: Responder com citação

Darkaso,

Continuamente me pego deixando de fazer o básico, é preciso muita atenção e cuidado para que sempre sejamos principiantes, que seja em nossos sonhos, atos e/ou vontade de fazer.
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Sáb Fev 24, 2007 10:09 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Nicky,

Me esforço para estar sempre atento, pois o risco de errar é grande, por isso que muitas vezes escrevo para que não esqueçamos nossas obrigações e mantenhamos acesa essa chama que é a Arte Bonsai.
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil