FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Shimpaku doente - help!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
macjames



Registrado: 05/03/07
Mensagens: 65
Localização: Bento Gonçalves - RS

MensagemEnviada: Qui Mar 08, 2007 6:58 pm    Assunto: Shimpaku doente - help! Responder com citação

Olá, Pessoal
Sou novo na arte, mas apreciador antigo. Estou iniciando agora minha coleção. Comprei ha 6 meses um bonsai de Shimpaku que começei a educa-lo para realizar um estilo cascata. Há cerca de 1 mês, começei a notar que algumas pontas começaram a amarelar. Chequei agia, insolação e adubação e achoque estou fazendo tudo correto. Notei minusculos pontos brancos nas folhas e li em algum lugar que os shimpakus são atacados frequentemente pelas cochonillas tipo "farinha"... Será que é o meu caso? O que aconselham? Esta semana começei a aplicar óleo vegetal+ Supracid como sugestão do bonsaísta Geraldo Inocêncio que vi num outro tópico. Algo mais?
PS:Só descobri este fórum maravilhoso na semana passada! Muito Legal isto aqui. Parabens a todos vcs!!!!!!
Very Happy
A planta em si


Detalhe do galho



_________________
"Algum dia eu chego lá"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Qui Mar 08, 2007 8:23 pm    Assunto: Responder com citação

Macjames,


seja bem vindo ao fórum. Realmente é um local maravilhoso que todos nós conseguimos conviver diariamente. É ótimo para aprender bonsai e também para conhecer pessoas. Todas muito legais. Espero que possamos ajudá-lo a ingressar nessa arte.


Bem, levando em consideração as fotos, seu shinpaku não está bem mesmo. Para as cochonilhas está fazendo o possível, mas tem um grande problema que pode estar acontecendo. A seca dos galhos pode ser a morte dele. O Shimpaku, assim como a maioria dos pinheiros e tuias e juníperos são muito sensíveis, morrendo fácil se fizer algoa errado. Por exemplo, poda de raíz, você fez alguma nos últimos três meses? Ele é sensível a manipulação em várias partes. Poda de raíz + aramação + poda de copa = MORTE. então se fez dois destes aí juntos pode ser suficiente. Tomara que não.

Faça um trestre bem simples. Com a unha raspe a casca de leve, se estiver verde ainda pode ser salvo, se não estiver, já morreu. Caso positivo, não se desanime, já matei umas cem e ainda devo matar a metade disto atá morrer de velho, se Deus quiser, então é normal no processo de aprendizagem. Compre outra e bla pra frente.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
macjames



Registrado: 05/03/07
Mensagens: 65
Localização: Bento Gonçalves - RS

MensagemEnviada: Sex Mar 09, 2007 6:44 pm    Assunto: Responder com citação

Crying or Very sad Crying or Very sad Muito me entristece saber que o coitadinho já pode ter batido as botas. Acho que demorei para agir. Bom saber que tb os mais experientes tb já tiveram suas "mortes". Bem , vou fazer o teste da "unha " e se conseguir a recuperação do dito cujo coloco as fotos daqui algum tempo. Valeu darkaso!.

Cool
_________________
"Algum dia eu chego lá"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil