FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

O SUBSTRATO E SEUS SEGREDOS
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Ter Mar 27, 2007 8:30 am    Assunto: O SUBSTRATO E SEUS SEGREDOS Responder com citação

Oi pessoal,

Tenho observado que não obstante o volume de informações contidos no fórum uma das dúvidas mais frequentes listadas no tópico SOU PRINCIPIANTE é o SUBSTRATO. Em relação a esta matéria, não existem valores certos e absolutos, tudo é relativo e por isto existem tantas formulações de substratos e cada bonsaísta tem uma preferência a respeito dele. Este volume de informações acaba deixando confuso o iniciante na arte do bonsai. Pois bem, no próprio site do ATELIER tem uma excelente matéria sobre o substrato que desvenda basicamente todos os segredos dessa formulação. O principiante que ler esta matéria vai sanar suas dúvidas.

http://www.atelierdobonsai.com.br/livro/substrato.html

A Matéria escrita por Olavo Pastore

Depois de fazer inúmeras fórmulas de substratos, cheguei a conclusão que o melhor é padronizar esta formulação e hoje faço o seguinte:

a) Adquiro tijolos furados (tijolão) que tem o mesmo padrão das telhas
cerâmicas, porém é muito mais fácil de ser triturado;

b) quebro eles em pedaços utilizando um soquete de ferro ;

c) trituro eles num triturador de resíduos orgânicos e utilizo uma peneira
adaptada na boca. O triturador já sopra a poeira fina fazendo uma
primeira peneiragem; (veja no final a foto do triturador)


d) Utilizo agora várias peneiras para separar a granulometria. Normalmente fico com 2 granulometrias. Os grãos maiores do que 5mm pordem ser utilizados pra outras finalidades ou novamente triturados;

Formulação do substrato:

- utilizo 50% de cacos de tijolos moidos cujos grãos estão variando de 3 a 5 mm;

- 25% de areia grossa + pedriscos;

- 25% de matéria orgânica (normalmente húmus de minhocas) .


Preparo do plantio:

O pedrisco mais fino ( de 1 a 2 mm) coloco uma camada no fundo do vaso para drenagem depois utilizo o substrato.

Normalmente lavo as raízes da planta com um jacto forte de água para retirar o substrato anterior. Este procedimento facilita a disposição da planta no vaso, melhora a distribuição das raízes contribuindo para a formação do nebari e renova a disposição de nutrientes para a planta.

É provável que algumas plantas podem não gostar deste substrato o que é normal, mas serão raras e você vai saber quais observando o desenvolvimento delas. Mas com certeza a quase totalidade vai se adaptar bem a ele.

Observações: O Substrato fica com ótima drenagem. Os cacos de tijolos cerâmicos absorvem bem a água proporcionando uma umidade muito boa para a planta e são cheios de arestas cortantes que fazem as raízes se bifurcarem e o húmus oferece a matéria orgânica para nutrir a planta. É claro que com o tempo a matéria orgânica vai ser absorvida e vai faltar nutrientes no substrato. Estou fazendo a suplementação colocando uma colher de farinha de ossos sobre o substrato esparramando na superfície (não misture a farinha de ossos no substrato, pois entra em combustão e esquenta utilize sempre colocando por cima) e faça também a adubação química normal.

Ninguém é dono da verdade e todos nós somos eternos aprendizes. Não quero com esta matéria induzir ninguém a utilizar estes procedimentos. Quero apenas oferecer mais uma alternativa que tenho utilizado com êxito em minhas plantas e tenho observado que estão respondendo muito bem a estes procedimentos.


FOTO DO TRITURADOR DE RESÍDUOS ORGÂNICOS:


FOTO 1: OS COMPONENTES DO SUBSTRATO




FOTO 2: CLOSE DAS PARTICULAS E O SUBSTRATO JÁ MISTURADO


Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br


Editado pela última vez por GERALDO INOCÊNCIO em Qui Abr 05, 2007 10:52 pm; num total de 8 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Smoke
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 28/11/06
Mensagens: 276
Localização: Santos - Sp

MensagemEnviada: Ter Mar 27, 2007 11:22 am    Assunto: Responder com citação

Geraldo,

Gostei dessa matéria quando o inicio da primavera chegar vou fazer isso no meu ficus! Laughing

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
GIULLIANO CARNEIRO
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/11/06
Idade: 50
Mensagens: 250
Localização: Porto Velho/RO

MensagemEnviada: Ter Mar 27, 2007 11:01 pm    Assunto: Substrato Responder com citação

Geraldo,

Suas contribuições tem sido de grande valor, parabéns por mais essa.
_________________
GIULLIANO CARNEIRO COSTA
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 14/09/05
Idade: 43
Mensagens: 921
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Qua Mar 28, 2007 1:33 pm    Assunto: Responder com citação

Salve amigos,

Otima matéria, mas acho que cada região tem por necessidade ter dosagens diferentes. No meu caso não preciso ter 25% de materia organica nos meus substratos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Dom Abr 01, 2007 8:20 pm    Assunto: Responder com citação

É isto aí Felipe,

Quando falo de padronização não é um padrão geral, mas o seu padrão. Para que você não fique fazendo inúmeras fórmulas de substratos. Como você mesmo disse, as necessidades das plantas variam conforme as regiões e os climas em que estão inseridas.

Abraços do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 14/09/05
Idade: 43
Mensagens: 921
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Seg Abr 02, 2007 9:30 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Geraldo !!!

quem sabe poderiamos fazer uma matéria ( com ajuda de todos) sobre substratos por região, ou seja cada região com sua mistura. Daí vamos ver no que vai dar.

ATT,

Felipe Costa
Bonsai Quinta dos Costa
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Smoke
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 28/11/06
Mensagens: 276
Localização: Santos - Sp

MensagemEnviada: Seg Abr 02, 2007 11:06 am    Assunto: Responder com citação

Isso mesmo Felipe assim cada um vai mostrar sua mistura
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 10:55 am    Assunto: Responder com citação

será que esse triturador aguenta ficar triturando pedaços de tijolos por muito tempo??
_________________
André Monteiro
www.artenopalito.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Sex Jun 08, 2007 8:18 am    Assunto: Responder com citação

Boa postagem Geraldo, eu padronizei meus substratos faz algum tempo, só mudo a adubação.
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sex Jun 08, 2007 11:58 am    Assunto: Responder com citação

Amigos,

Apesar da maioria das indicações de substratos serem de materiais praticamentes estéreis, deixando a "alimentação" da planta por conta da adubação, particularmente acho mais interessante e natural o uso de uma mistura parecida com esta apresentada pelo amigo Geraldo. Afinal, somos defensores da "natureza". A matéria orgânica é alimento natural para a planta, mesmo que depois venha a ter a necessidade de suplementação. Outra vantagem é a retenção de umidade que a matéria orgância proporciona. A perda de plantas por falta de água, especialmente no verão, é um perigo constante para o bonsaista. Com um pouco de matéria orgância este perigo reduz consideravelmente.

Abraços

Elio Luis Secchi
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sex Jun 08, 2007 6:41 pm    Assunto: Responder com citação

Elio,


o uso de substratos estéreis não dispensa o uso de adubação orgânica. Ela pode ser utilizada em pastilhas, ou misturas nos famosos copinhos, mas não são necessárias misturadas no substrato. Várias pragas, como você já sabe, gostam dela para se alojar. Por isso a recomendação do não uso por muitos.
A desidratação é previnida perfeitamente com o uso do caco cerâmico, muito melhor que a matéria orgânica para armazenar água, já que libera a água aos poucos.
Mas esse é um assunto controverso, cada um usa o substrato que mais lhe parece dar certo, portanto, sempre será discutido e debatido, defendido por várias posições e nunca se chegará a um consenso. Mas é assim mesmo, diz-se que a unanimidade é burra, concordo.

T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2007 8:09 pm    Assunto: Responder com citação

Geraldo,

minha pergunta é a mesma do André, o triturador de matéria orgânica aguentaria triturar tijolos ou telhas para o uso em substrato por muito tem
po?
Tenho intenção de adquirir um aparelho para triturar folhas de árvores
que estão se tornando um problema para mim, já que demoram muito
para apodrecer quando amontoadas e seria muito bom se servir também
para triturar tijolos, desque que sua durabilidade seja comprovada pelo
amigo.

Um abraço,

Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2007 8:56 pm    Assunto: Responder com citação

Ivanil,

O meu triturador é da marca TRAP e é muito resistente. Triitura folhas, resíduos orgânicos, etc. Seu motor é de 1,5 CV e suas lâminas são muito resistentes. Não sei te falar se outras marcas teriam a mesma resistência.



Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2007 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Geraldo,

fico agradecido pelas informações postadas.

Um abraço,

Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
edineijr



Registrado: 14/01/05
Mensagens: 8
Localização: Goiânia - GO

MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2007 10:30 pm    Assunto: Responder com citação

GERALDO INOCÊNCIO escreveu:
Ivanil,

O meu triturador é da marca TRAP e é muito resistente. Triitura folhas, resíduos orgânicos, etc. Seu motor é de 1,5 CV e suas lâminas são muito resistentes. Não sei te falar se outras marcas teriam a mesma resistência.



Do amigo Geraldo Inocêncio


Acessei o site do fabricante http://www.trapp.com.br/site/index.php/go/produto/id/73:4 e lá diz o seguinte sobre o triturador:
"- Ideal para condomínios fechados, chácaras, hortas, agricultura orgânica.
- Excelente solução para triturar resíduos orgânicos - grama, aparas de árvores, cercas-vivas, ramos, arbustos, folhas, flores secas, e resíduos domésticos - restos de frutas e verduras, cascas de ovos, chá, café, pequenos ossos, sobras de refeições, papel, madeiras mofadas, cestas de palha e vime, etc.
- Depois de triturados, os resíduos podem ser utilizados na preparação de compostos orgânicos para a adubação do solo.
- O triturador TR 200 é dotado de trava de segurança.
- Tratamento anticorrosivo em todas as peças sujeitas a oxidação.
- Pintura com tinta a pó de poliéster polimerizado em estufa a 180oC, garantindo maior durabilidade e melhor acabamento. "

No manual virtual de como fazer a compostagem com ele, mostra inclusive ele triturando um pedaço de madeira relativamente grosso.

Estou pensando em adquirir um também, para produzir meu próprio substrato e húmus, mas gostaria de esclarecer algumas dúvidas com o Geraldo, que já tem experiência:
- Ele trabalha apenas com lâminas ou tem martelos também?
- O equipamento é de fácil limpeza e manutenção?
- Já houve necessidade de substituir alguma peça? Elas são encontradas com facilidade?
- O tijolo deve ser triturado úmido (saturado) ou seco?
_________________
[]'s

"Se vi mais longe, foi porque me apoiei sobre ombros de gigantes" (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 1 de 5

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil