FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

BONSAI - LARANJINHA KINZU CARREGADINHA
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2007 9:03 pm    Assunto: BONSAI - LARANJINHA KINZU CARREGADINHA Responder com citação

Oi pessoal,

Para os apaixonados por frutíferas, vai abaixo um bonsai de laranjinha kinzu (fortunela hindisii) com uma carga de 107 laranjinhas formadas e mais umas três dezenas de botôes para sair.

FOTO 1: A LARANJINHA:

fOTO 2: DETALHE DOS FRUTOS

FOTO 3: FRUTOS AMPLIADOS

Vou confessar para vocês, adoro estas pequeninas.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcelo Giovanelli
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2007 9:07 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Geraldo, vc está fazendo enxertos da laranjinha tbm? Em Mogi Egawa san e eu mantemos várias e as enxertadas sempre florescem e frutificam bem mais....... além de bela essa frutinha é bem gostosa!

Abração!
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2007 9:30 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo,

Esta laranjinha kinzu foi enxertada em cavalo de limão bravo. Tenho outras kinzu que não são enxertadas. Mas como você disse, as enxertadas tendem a frutificar com maior abundância.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2007 10:22 pm    Assunto: Responder com citação

Geraldo,

limão bravo é o mesmo que limão capeta, aquela vermelho que parece uma mexerica pokan menor?

Apesar de ser enxertada (muitos não gostam por ficar o calo), ela acabou ficando com um movimento no lugar do calo e deu um charme. Mas essa frutificação deixa qualquer calo de lado e mostra a vantagem de ser feita a enxertia. Parabéns.

T+
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2007 10:32 pm    Assunto: Responder com citação

Darkaso,

O limão bravo é comumente conhecido na nossa região como limão china, é rustico e quando maduro tende a ficar avermelhado. É muito utilizado para curtir pimentas.

Quanto à calosidade do local do enxerto, é só cuidar direitinho que não fica nem sinal do enxerto. Tenho plantas enxertadas que ninguém é capaz de dizer onde foi feito o enxerto.

Vale a pena enxertar, as plantas ficam mais baixas, e a produção é muito maior. Existem plantas que se não forem enxertadas não produzem dentro de vasos.

As acerolas por exemplo, se não forem enxertadas quase não dão frutos no vaso de bonsai, mas as enxertadas produzem com abundância.

GIULLIANO CARNEIRO
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2007 10:39 pm    Assunto: Responder com citação

Parabéns Geraldo,

A frutificação da sua planta é realmente impressionante.
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 12, 2007 2:54 am    Assunto: Responder com citação

Que beleza, tal frutificação não nega a saúde e o cuidado que ela recebe.

Foi uma alegria para mim vê-la. Esta é uma planta que sempre quis ter e só de olha-la renasceu o desejo a muito recolhido.

Parabéns.

Duprat
joaoporto
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 12, 2007 9:15 am    Assunto: Responder com citação

Olá geraldo,

primeiramente muito bonita sua kinzu, também tenho mudas de kinzu que plantei de semente, qual a adubação que você usa para elas ?

um abraço
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 12, 2007 10:23 am    Assunto: Re: BONSAI - LARANJINHA KINZU CARREGADINHA Responder com citação

Oi Geraldo...

É uma maravilha ver um bonsai assim pequeno, tão carregado como sua kinzu!... Shocked Wink
Interessante também suas informações sobre plantas em vasos, com maior frutificação quando enxertadas... Rolling Eyes ... Deve ser uma informação absolutamente banal para voce ou vários colegas.... mas confesso que eu desconhecia!... Embarassed Laughing

Uma duvida minha:
Li em vários livros que em bonsai com frutificação muito intensa, parte dos frutos deveria ser eliminada para evitar um stress exagerado e, em alguns casos, podendo levar até à morte da planta!
Se não me engano, num livro do Peter Chan (ou Dan Barton), é mostrada uma cerejeira absolutamente carregada de frutos, seguida da informação que ela morreu pouco tempo após, exatamente devido ao stress e alta demanda dos frutos para a planta...
No seu caso, voce já viveu situações semelhantes? Ou confirma a recomendação para eliminar parte dos frutos?

Parabéns e um abraço,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 12, 2007 2:18 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Geraldo

Desculpe me intrometer entre a mensagem do Charles e sua resposta, mas tenho que dizer que seu bonsai é belíssimo, digno de capa de revista. Parabéns e obrigado por compartilhar esta beleza.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 12, 2007 4:02 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Geraldo,

Simplesmente bela! Very Happy

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 12, 2007 8:03 pm    Assunto: Responder com citação

Charles,

Suas observações tem procedência. É uma coisa interessante, a laranjinha kinzu quando encontra um substrato equilibrado e uma boa adubação produz acima do normal. O problema é que ela não pára de produzir. Esta minha, além da carga está soltando cerca de três dezenas de botões, ou seja é uma supercarga. Se você não deixar ela descansar entre uma carga e outra é possível que entre em stress. Ela dificilmente morre mas vai ficar muito debilitada e vai demorar para recuperar. Tem de estar atento. A romã por exemplo costuma morrer de stress quando produz uma carga grande. A romã tem de deixar poucos frutos para não estressar.

O substrato que ela foi plantada:

50% de cacos de tijolo cerâmicos (tijolo furado), 20% de areia grossa e 30% de húmus de minhoca. Coloquei uma colher de farinha de ossos por cima do substrato. Fiz também adubação química normal.

Pude observar que cítricos de um modo geral gostam de substratos bem aerados. Elas estão sempre soltando raízes pelo buraco do vaso que denota uma busca das raízes por maior aeração.

marçal lemos pereira
Visitante

MensagemEnviada: Qui Abr 12, 2007 10:11 pm    Assunto: ola Responder com citação

Grande geraldo.

Cara legal as fotos agora sei o que um kinzo, ainda não tinha visto uma foto desta planta , muito bonita a planta.

abraço grande
marçal lemos
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 12, 2007 11:04 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Geraldo, simplesmente fantástica essa KINZU tão repleta de frutos assim. Parabens por seu brilhante trabalho. Very Happy

As que tenho em meu viveiro nenhuma é enxertada. Vou tentar experimentar formar uma ou duas por enxerto. O amigo poderia estar indicando qual a melhor época e técnica para proceder ao enxerto dessa espécie em questão? Shocked

Quanto à frutificação excessiva, eu discordo em alguns pontos. Me parece, pelo que li, que algumas espécies realmente reagem de maneira negativa quando de uma frutificação maior, que outras espécies. Não sei se isso se aplica aos citricos. Very Happy

Sei que não se aplica às Rosáceas, como a piracanta, por exemplo, em que geralmente a carga de frutas é maior exponencialmente. Na próxima carga, por exemplo, irão ter mais frutos que na carga anterior, e isso não implica em perdas para a planta, nem de galho nem de nada. Very Happy

Quanto à acerola, Geraldo, tenho algumas e todas, sem exceção, frutificam bem, mesmo não sendo nenhuma de enxerto, nos vasos em que estão plantadas. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 13, 2007 7:32 am    Assunto: Responder com citação

Nick,

Mesmo as acerolas, a frutificação das enxertadas é muito maior do que as não enxertadas e isto parece ser uma constante em frutíferas. Além de melhorar a frutificação, o enxerto torna a planta mais pequena, o que favorece sua condução como bonsai. Não tem essa de que fica um calo aquí ou acolá. É só dar um trato que esse calo não fica visível. Tenho apenas uma pitanga enxertada, mas sua frutificação é o dobro das não enxertadas.

No caso específico da laranjinha kinzu, o enxerto normalmente é por borbulhia, mas acho que aceita também a garfagem o que faria com que ela produzisse muito mais rapidamente do que a borbulhia. Observe a matéria enxertia no tópico O BONSAI do Atellier que tem o passo a passo dos processos de enxertia. Ainda não experimentei a garfagem mas tenho certeza de que vai funcionar. Utilize cavalos de cítricus resistentes e fortes para que sua planta resista bem às adversidades.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: