FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acabamento em jarros de cimento
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO!
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 28/02/07
Idade: 49
Mensagens: 522
Localização: João Pessoa - PB

MensagemEnviada: Dom Abr 15, 2007 10:50 pm    Assunto: Acabamento em jarros de cimento Responder com citação

Caros,

Gostaria de dar uma contribuição aos colegas do fórum que apresentam trabalhos de confecção de vasos feitos em cimento.
Quando trabalhei como Técnico de Segurança na Construção Civil, aprendi (por observação e curiosidade mesmo...) com pedreiros de acabamento de concreto, como dar um melhor acabamento em superfícies recém-concretadas ou emassadas. Isso ocorre devido ao fato das desformas não deixarem a superfície completamente lisa.
Fica bem apropriado para os que usam madeira como molde de seus jarros. A madeira pode deixar uma superfície levemente áspera, portanto se preferirem tornar essa superfície mais lisa, creio que possam se utilizar da técnica dos pedreiros... Laughing que acredito ser aplicável aos vasos de bonsai.
Segue:

1)Assim que desformarem o vaso, deixem secar um pouco, não totalmente, mas o suficiente para que ganhem boa resistência, que dependendo da mistura cimento e areia, pode levar menos de um dia;

2)Utilizem como material básico uma esponja com superfície o mais lisa possível (a parte amarela das esponjas de lavar prato serve) e água;

3)Umedeçam levemente a superfície do vaso, utilizando um borrifador. Podem também umedecer a própria esponja;

4)Após umedecer, esfreguem a superfície do vaso com cuidado e com movimentos circulares e retilíneos, até que a superfície fique bem lisa;

5)Deixem secar e vejam o resultado. O resultado fica bom também nas quinas;

Esta técnica de acabamento, melhora a superfície do cimento, deixando mais liso ao toque e com textura mais atraente e uniforme.

Humildemente eu coloco este tópico com base em observações que fiz em antigo posto de trabalho e por acreditar que pode se aplicar à técnica de confecção de vasos de cimento, caso se deseje dar melhor acabamento à face externa do vaso (a face interna pode e deve permanecer áspera, claro). Porém amigos, não posso dizer com certeza que venha a dar certo... É na verdade uma correlação: se dá certo com superfícies prediais de concreto, por que não com vasos de cimento?...
Eu mesmo ainda não confeccionei o meu, mas estou preparando o material para minha primeira tentativa.

Todavia, espero ter contribuído de alguma forma com os colegas.

Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcio Garcia
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 22/12/04
Idade: 44
Mensagens: 346
Localização: Sao gotardo/MG

MensagemEnviada: Dom Abr 15, 2007 11:59 pm    Assunto: Responder com citação

Caro amigo,

Sua ideia e boa, mas creio que pra desenformar deve ser pelo menos um dia depois pra nao correr risco de quebra do vaso, 24 hora depois o cimento estara por completo bem duro, talvez sendo necessario aplicar com a propria esponja uma mistura( um barrinho mesmo) de cimento e agua apenas, puro cimento, apica, espera uns minutinhos e realiza este mesmo processo que vc descreveu , fica Show mesmo!
_________________
Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
joaoporto
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 10/11/04
Idade: 54
Mensagens: 589
Localização: São José do Rio Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2007 11:37 am    Assunto: Responder com citação

eu já usei esta técnica da esponja e funciona mesmo, o acabamento melhora consideravelmente.
_________________
Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO! Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil