FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Castro
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
sergiofilipi
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 11/10/04
Mensagens: 135
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2005 10:38 am    Assunto: Responder com citação

FALHA NOSSA

Editado pela última vez por sergiofilipi em Ter Maio 10, 2005 10:45 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
sergiofilipi
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 11/10/04
Mensagens: 135
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2005 10:39 am    Assunto: Responder com citação

Oi Castro, muito bonito esse pinheiro, sou um apaixonado por qualquer tipo de pinheiro.

PARABÉNS
FILIPI
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2005 4:16 pm    Assunto: Responder com citação

Olá SergioFilipi

Mto. Obrigado Smile .

Não vejo a hora de modelá-lo, foi transplantado esta Primavera e deixei essa tarefa para mais tarde, é mais prudente Very Happy.
Assim tambem me dá mais tempo para estudá-lo, e ver o que poderá sair Very Happy .


[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qua Out 05, 2005 6:11 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos
já faz algum tempo desde que coloquei as fotos deste Pinheiro Branco "Goyo Matsu"

Hoje foi o dia.....decidi-me, e começei a tratar dele Very Happy


Prepará-lo para a mesa de operações e dar inicio ao trabalho
Confused Um frio na barriga e....


Após uns cortes... Twisted Evil Twisted Evil


E o resultado final...estive para acertar as pontas todas, mas por agora já chega de sofrimento Smile vou deixar secar o Jin`s e quando estiver melhor coloco outra foto.

Foi um dia bem passado Wink ...

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Qua Out 05, 2005 6:28 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Castro,

Gostei muito da reestilização de seu Goyo-matsu, somente tenho algumas coisas para falar sobre o Jin, achei que ficou muito bom, so que uma das pontas, pasa bem em frente ao tronco, se girasse um pouquinho para a direita a ponta que fica na frente do tronco, acho que ficaria melhor. A outra coisa é a curvatura do apice, acho que ele esta muito reto, e se fizesse uma curvatura nele na mesma direção da primeira curva do tronco melhoraria muito na estetica da planta. Mas no demais sesta de parabens, é uma bela planta, va postando a evolução dela para a gente ver. Sou fã tambem do Goyo-matsu, acho suas agulhas muito belas, apesar de a conifera que mais adimiro ser o Kuro-matsu. Bem vou indo, t+ amigo. Novamente parabens pelo exemplar.

Abraços:

Illex

P.S.: O vaso dele ainda é de treinamento nao é? T+.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qua Out 05, 2005 10:13 pm    Assunto: Responder com citação

Grande patrício !!!!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Estou admirando seu pinheiro e "babando" !!!! Surprised Surprised Surprised

Gostei de ler o que o mais novo moderador - ILLEX - falou, mas uma fonte de consulta para mim.

Infelizmente, nem posso pensar em possuir pinheiros no clima que temos em minha cidade, mas isso não me impede de admirar.

Parabéns e abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Out 06, 2005 9:38 am    Assunto: Responder com citação

Oi Castro, tudo bem?

Gostei muito do seu trabalho de modelagem! Realçou a elegância do bonsai!

Concordo com os comentários do Illex sobre o jin e o ápice.
Apenas para reflexão, imagino o seguinte:
- jin: encurtar bastante tanto o jin principal como os secundários. Normalmente os jin's mais baixos do bonsai são mais "curtos e grossos".
- ápice: pensei em tentar fazer com o ápice uma curva mais suave, fomando com o tronco principal uma forma de "S". Seria possível isso?

Parabéns por seu belo trabalho!

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qui Out 06, 2005 4:58 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

Illex; Angela (patrícia Very Happy ) e Charles...mto Obrigado, pela vossa ajuda Wink


Quanto ao ápice é coerente, com respostas de outros amigos, e já tinha reparado, curiosamente foi apenas na altura que coloquei a foto no computador.
Como foi um trabalho feito de uma "virada", ficamos com a memória fotográfica de tal forma que por vezes não conseguimos ver o obvio Very Happy .
Nada que uma pausa não resolva, e se fosse feito na companhia de um amigo...isso então ajudaria imenso.


Tentei dar algum movimento...e o melhor que me saiu foi isto.
Aquele ápice foi feito com outro ramo, já que o anterior. é o que deu origem ao Jin que está ao lado...não apliquei nenhum "liquido de Jin" para tratamento até á presente data, nem faço intenções de dar tão depressa...sequei-os um pouco com o aparelho que se vê na foto.
Charles, tambem me parecem grandes, mas no fim de semana logo vejo o que lhes vou fazer.

Agora vou deixá-lo repousar Wink


[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
sergioturbo10
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/12/05
Mensagens: 561
Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul

MensagemEnviada: Qua Jan 18, 2006 6:06 pm    Assunto: Responder com citação

parabens pelo pinheiro
_________________
Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)

http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/12/06
Mensagens: 1485
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Qui Jan 25, 2007 10:08 pm    Assunto: Pinheiro Responder com citação

Castro
Estou curioso para ver uma foto atual deste seu pinheiro. Deve estar um espetáculo!
_________________
Ferreira

"Recife (PE)"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sex Jan 26, 2007 7:08 pm    Assunto: Re: Pinheiro Responder com citação

Ferreira escreveu:
Castro
Estou curioso para ver uma foto atual deste seu pinheiro. Deve estar um espetáculo!


Olá Ferreira

Infelizmente não,...o 1.º ramo do lado esquerdo ( acima dos Jins) que era bastante importante...surpreendeu-me e secou por completo... Sad

De momento ele está perfeitamente estabilizado, mas com as agulhas meio ressequidas do frio de inverno...estou á espera que chegue a Primavera....para ele rebentar com força Wink

Assim que estiver em condições, coloco umas fotos actualizadas

Cptos.

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Jan 27, 2007 2:18 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Castro, a revista japonesa Bonsai Sekai sempre traz matérias, ilustradas com fotos, com o mestre Kimura estilizando e dando forma via pinçagem de agulhas, em goyomatsu. Creio que seria uma boa opção para voce poder seguir o passo-a-passo ministrado por ele, para estilizar ainda melhor seu bonsai. Very Happy
Gostei do movimento do tronco, e da combinação com esse vaso, embora creia que no futuro, certamente, voce irá optar por um vaso de bordas mais baixas, não é? Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sáb Jan 27, 2007 5:30 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Castro, a revista japonesa Bonsai Sekai sempre traz matérias, ilustradas com fotos, com o mestre Kimura estilizando e dando forma via pinçagem de agulhas, em goyomatsu. Creio que seria uma boa opção para voce poder seguir o passo-a-passo ministrado por ele, para estilizar ainda melhor seu bonsai. Very Happy
Gostei do movimento do tronco, e da combinação com esse vaso, embora creia que no futuro, certamente, voce irá optar por um vaso de bordas mais baixas, não é? Wink

Olá Nicky

Eu também tenho alguma informação dele e não só, sobre a pinçagem dos GoyoMatsu...e de resto também já o fiz.
O problema foi o 1.º ramo ter sido descartado...isso sim num "PB" é muito chato...agora resta-me talvez fazer um enxerto no local pretendido, ou até optar por outro movimento.

Sinceramente não descarto a 1.ª hipotese, porque nunca fiz num pinheiro, e gosto de experimentar novas técnicas, mas também já tenho uma ideia radicais para ele...bem tentadora, mas como se trata desta espécie a paciência é/será um bom aliado.

Os Jin´s compridos como se pode ver não se coadunam com o meu exiguo espaço Sad



Este é o seu aspecto actual, não está como gostaria, mas paciência...melhores dias virão Wink
Estou a pensar seriamente cortar o 1.º Ramo do lado Esquerdo, sai paralelo ao do lado direito, está situado no lado interno da curva e talvez seja daqui mesmo que irei cortar o ramo, que pode ser enxertado no lado contrário.
Enquanto não o conseguir, vou deixando os ramos mais soltos...para não comprometer alguma modelação de recurso, em termos de futuro...

Quanto a vaso ( treino), vai-se manter este por uns anos, porque o que me preocupa agora é a sua modelação, no futuro caso me agrade, irá com um mais agradável e equilibrado em termos de proporção Wink

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Jan 27, 2007 6:02 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Castro, meu amigo, certamente voce tem, com essa planta, uma infinidade de possibilidades, todas razoáveis e algumas até mesmo complexas, como esse possível enxerto. Very Happy

Isso é que realiza o verdadeiro bonsaista: o desafio de fazer algo inusitado, bem feito e que, no futuro, suscite pasmo e admiração. Wink

Certamente essa planta e voce têm em comum os ingredientes necessários para atingir tal proposta. Very Happy

Desejo sorte a voce, amigo, nessa empreitada. Ficarei lá no final, aguardando para aplaudir, de pé, a conclusão deste que promete ser um lindo trabalho executado por voce. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sáb Jan 27, 2007 6:27 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Olá Nicky Smile

Obrigado pelo apoio Wink

Vamos lá a ver o que ela nos espera Smile Very Happy ...penso que isso mesmo, esse meter "mãos á obra" é/será sem dúvida, uma das coisas mais gratificantes...por cá está um frio de rachar, penso que se tiver que o fazer, vai ter que ser nestes próximos dias.

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil