FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Perda de folhas em Ficus
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 28/02/07
Idade: 49
Mensagens: 522
Localização: João Pessoa - PB

MensagemEnviada: Seg Abr 30, 2007 9:56 am    Assunto: Perda de folhas em Ficus Responder com citação

Caros amigos foristas,

Tenho uma muda de Fícus “branco” (desculpem, não sei bem o nome da espécie) que está apresentando perda de folhas.
As folhas (conforme a foto) estão amarelando sempre a partir das pontas até que as mesmas caem. Todos os dias a planta perde uma determinada quantidade de folhas (2 ou 3).
A perda de folhas em si não é demasiada e ela continua a produzir novas folhas.
Porem estou preocupado, pois, pretendo transplantá-la em breve para um escorredor. Meu receio é que seja algo que esteja enfraquecendo a árvore e ela não venha a resistir a um transplante.
A planta aparentemente não está sofrendo de praga por inseto. A não ser pela presença de “tatuzinhos” – aqueles crustáceos terrestres que vieram junto ao substrato. Este é composto somente de terra vegetal.
Particularmente, suspeito de alguma deficiência nutricional...
Qual a opinião dos senhores a respeito?

Obrigado

http://byfiles.storage.msn.com/x1pxOYwqu4SjF4RMrOgsRlVeU6tiFMRpWAsQGHQxSvhZqwKALuD0stEZSU6pGjNWxHge_ggStw6mqCfMQXj5zAAmcqorAZZ7j4YxW6Yy-V0247Zt1KczK6HYE9ZvzQjj36CPWS5zid67ZxfiC9w5Nb2-NBc6yDHJhHg

http://byfiles.storage.msn.com/x1pxOYwqu4SjF4RMrOgsRlVeU6tiFMRpWAsQGHQxSvhZqyZZimUC0FhGMVu5LkI_D40KoRPaPAeHhdGQMdsvmqQ_MRCEqXdMmlrKu1Owliw_-CDPicNQUrcjfFUZ-9r1Ilk9qaSdHJEFbwKYao3hRr0NlriDI-2CALB
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Seg Maio 07, 2007 10:16 pm    Assunto: Responder com citação

Franz,

Pelo que você explicou, seu ficus é variegato. As plantas variegatas tendem a ser mais fracas do que as normais. Providencie a troca do substrato e misture bastante xaxim desfiado nele. Os ficus adoram enraizar no xaxim. Espere uns 30 dias e comece a adubar com ouro verde diluido à base de 1 colher rasa para 10 litros de água ou reduza a quantidade guardando as proporções.

Tenho um ficus variegato daqueles bem branquinhos e ele sempre foi bem mais fraco do que as outras variedades.


Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 28/02/07
Idade: 49
Mensagens: 522
Localização: João Pessoa - PB

MensagemEnviada: Ter Maio 08, 2007 12:10 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela atenção Geraldo.

Eu realmente fiz um transplante para um escorredor onde coloquei como substrato uma mistura de 70% cascalho (duas granulometrias – 2 mm e 5 mm) e 30% de fibra de coco. Acredito que tenha um efeito semelhante ao xaxim que você me sugere.
Após completar um mês estarei iniciando adubação com fertilizante líquido... Como você me recomenda. Vou tentar o West Garden raiz que adquiri recentemente.
Por enquanto a planta está bem, parece inclusive apresentar melhoras. Está renovando bem as folhas.
Vamos ver o resultado.

Obrigado novamente.

A propósito, visitei o site do bonsaimorrinhos... É um lugar esplendoroso. Parabéns!!!

Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil