FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estaca de Amoreira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gui Lopes Soares

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2007 2:17 pm    Assunto: Estaca de Amoreira Responder com citação

Olá pessoal!

Gostaria de obter alguma ajuda com esta muda de Amora da qual adquiri através de uma estaca.

Logo vou colocá-la em um Escorredor, mas primeiro eu gostaria de alguma ajuda na escolha de um perfil para ela. A Amoreira eu acho dificil de trabalhar, ainda mais como Bonsai, pois suas folhas são grandes, e até conseguir diminuí-las um pouco através de desfolhamento, acredito levaria muito tempo. Mas mesmo assim, quando comecei a me interessar pela arte do Bonsai, eu escolhi começar a e aprender um pouco das técnicas de propagação, começando por estaquia em frutíferas, e aí esta, uma das primeiras.

O modo como os galhos brotaram foi de uma forma que eu infelizmente ainda não vejo um futuro nela, mas mesmo assim acredito ainda que os galhos estão ficando muito grandes, e gostaria de podá-los de uma forma que talvez já me levasse a algum lugar, antes de levá-la para Escorredor.

Todas as sugestões são bem-vindas!

Abraços! Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2007 2:42 pm    Assunto: amora Responder com citação

Caro Gui, Sendo ela uma Moreacea, da mesma familia do Ficus, porem de crescimento mais acelerado! a desfolha e a maneira mais eficiente de diminuiçao de folhas. Nao estou vendo as imagens, porem tens que diminuir o tamanho dos galhos , senao teras galhos imensos e folhas grandes! Com espaço enorme entre os entrenos! Tens que desfolha-la o maximo possivel! Agora , nao sei como esta o clima na regiao? Ela deve cair as folhas se o lugar for muito frio! Porem e por ai! Tomes o maior cuidado com os ramos ladroes que nascem na base dela, eles podem matar a arvore toda Att. Luciano.

Editado pela última vez por EBREO em Sex Maio 18, 2007 12:55 pm; num total de 1 vez
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2007 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

Gui

Além do que o Luciano sugeriu, no transplante eu plantaria com o tronco inclinado, para inciar uma curva de onde saem os novos galhos. Além de reduzí-los, na mesma altura você deve deixar apenas dois, ou seja, um galho e um ápice.

Você vai ter uma ótima planta, que já está frutificando!

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Gui Lopes Soares

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2007 10:27 pm    Assunto: Responder com citação

Luciano, essas fotos são de 11/04/07, mas ontem eu desfolhei ela por completo, apenas deixando as mais jovens.
As desfolhas eu faço sempre que percebo que ela esta brotando bem, mas há alguma indicação para isso? De quanto em quanto tempo eu posso fazer? Em quais estações e épocas do ano por exemplo? Ou então, quando eu não deveria desfolhar?
Sobre o tempo, aqui esta começando a fazer frio, mas geralmente apenas durante a manhã e noite, e o sol se mantém razoável o dia todo.
Estou adubando a cada 45 dias como pode ver os granulados nas fotos. Uso N-P-K 10-10-10, pois acabei optando por uma mistura mais balanceada em questão da folhagem, mas acho que deveria optar por uma mistura com mais Fósforo, para ajudar no desenvolvimento dos frutos e flores, correto?

Ferreira, eu pensei em incliná-lo também, mas ainda não consegui visualizar mentalmente a sua sugestão, tanto da inclinação, quanto de quais galhos optar por ápice e por galho.
E o restante da estaca que seria o tronco, oque fazer com ele? Guardaria para um futuro Jin?
Será que teria como vc "rabiscar" uma das fotos que postei e colocar abaixo para que possa humildemente clarear minhas dúvidas?

Desde já, agradeço a importante atenção de todos! Wink
Ricardo RFA

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2007 10:41 pm    Assunto: Estaca Responder com citação

Fala Gui.
Cara, tenho uma amoreira gigante no meu escritório.... porem estamos querendo tira-la de lá.
Como vc fez para propagar atravez de estaca????
Onde devo cortar, o que devo usar como substrato??

Se puder me dar uma ajuda, agradeço.

Abraços
Ricardo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Gui Lopes Soares

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2007 11:07 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ricardo!

Essa estaca é filha de uma Amoreira de uns 18 anos no mínimo. Eu peguei da chácara vizinha de um amigo, estava enorme e dando muitos frutos.
Como você pode ver pelas fotos, eu selecionei um galho mais velho, de mais ou menos a espessura de um dedo, fiz dois cortes em "\" nas duas pontas.
Na época, eu estava começando a testar novas técnicas de propagação, mas como não conhecia muito, procurei por um substrato daqueles comprados em casas agrícolas. Uma "Terra Vegetal" já preparada vendinda em sacos de 2kg. Coloquei essa terra em uma caixa de leite, e finquei metade da estaca nela. Sempre regando e evitando o sol intenso.
Dentro de um mês acredito eu já estava brotando. E alguns meses depois já se via raizes saindo por baixo da caixa. Daí já percebi que era hora de trocar de vaso e substrato.
Eu tinha duas estacas, a outra era mais bonita, estava melhor encaminhada, mas demorei muito para tirar da caixa de leite, acabou morrendo. Sad

Mas pega muito fácil viu, pois as duas estacas que fiz, pegaram!

Espero ter ajudado!

Abraços! Wink
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 17, 2007 9:53 pm    Assunto: Imagem estropiada Responder com citação

Gui

Eu peço desculpas por estropiar sua foto. Foi somente para tentar mostrar para você o que escrevi na mensagem acima.

Esta seria a nova posição de plantio e os pontos de corte dos galhos, mais ou menos como sugerido:

Aos colegas eu peço desculpas por meu desastre no uso do programa de imagem.

(Amigo Alexandre: vês a vergonha que sou na manipulação de imagem? Preciso urgente daquelas aulas!)

"Recife (PE)"
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 18, 2007 10:37 am    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal!

Ferreira, o dia que eu precisar de um Web designer prometo não te contratar!!!..............rs! Desculpe a brincadeira é que eu tbém não consigo fazer nada no photoshop. Estou arranjando alguém para me dar aula

Gui, vc disse que ao desfolhar deixou as folhas mais novas. Caso queira que os galhos emitam ramos novos, secundários, vc precisa tirar todas as folhas pois as mais novas, que crescem nas pontas dos ramos, só faraõ que o galho só continue esticando mais.

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Sex Maio 18, 2007 1:00 pm    Assunto: estacas Responder com citação

Amigos, A Amoreira, e uma das plantas mais faceis de estaquear! Pega facilmente de estacas grossas, grossas mesmo!!! Alporquia entao , voces nao sejam timidos quanto grossura da planta. O segredo da estaquia e alporquia dela reside ser feita na areia grossa! e infalivel!!! Att. Luciano>
Gui Lopes Soares

MensagemEnviada: Sex Maio 18, 2007 2:21 pm    Assunto: Responder com citação

Ferreira, acho que não deve se preocupar com a qualidade da imagem, mas sim a boa idéia e ajuda que ela tende a nos dar! Wink

Eu acho que foi isso mesmo que pensei, deitar a base do tronco de uma maneira que possa manter o galho mais grosso e maior reto (para cima), como se fosse o novo tronco e o futuro ápice, correto? Tirando os galhos que saem do mesmo nó e deixando somente os novos galhos que brotarão futuramente no "novo ápice". É isso mesmo?

Mas como disse, você ou algum amigo tem idéia do que eu poderia fazer com o restante da estaca, que se encontrar "morta"? Ou seria melhor deixar isso para um futuro!?

Elio, dessa eu eu não sabia cara, mas fico muito agradecido pela dica. Eu sempre tive receio de tirar as folhas mais novas e que acabaram de brotar. Não sei se me lembro direito mas uma vez parece que eu ouvi dizer que na desfolha temos que deixar as folhas mais novas ou menores.

Mas e como eu perguntei no tópico, há alguma restrição na hora da desfolha? Temos uma época certa pra isso ou podemos desfolhar em qualquer estação do ano. E tem alguma condição da planta que seja bom ou ruim fazer a desfolha? Por exemplo em mudas que estejam em recuperação por doença, ou mesmo em estacas que estavam aguardando enraizar?

EBREO, concordo plenamente. Assim que puder, estarei fazendo novas mudas pois pega muito facil mesmo. Agora aproveitando que vc falou em alporquia, eu fiz uma em Abril, mas em uma Pitangueira que se der tudo certo, logo colocarei as fotos em um tópico novo. Quanto tempo vc acha que ela leva para enraizar, e quais as reações da Pitangueira com alporquia?

Valeu galera! Abraços! Wink
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Sex Maio 18, 2007 3:27 pm    Assunto: alporquia Responder com citação

Gui, A Pitanga , demora um pouco mais a emitir raizes! Espere um pouco mais para conferir! A madeira da Pitanga e muito dura e ela tem um metabolismo muito lento! Att. Luciano.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 18, 2007 8:58 pm    Assunto: Responder com citação

Gui!

Na amoreira vc pode fazer a desfolha total. Acompanhei um trabalho assim feito pelo mestre Hidaka em Novembro de 2005. Algumas espécies vc não pode fazer desfolha total sob pena de perder a planta. Ex.: Coníferas, buxinho, Ficus Benjamina (secam alguns galhos finos).
Quanto à época não tenho experiencia suficiente em Amoreira para te ajudar.
Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Gui Lopes Soares

MensagemEnviada: Qua Maio 23, 2007 3:02 pm    Assunto: Responder com citação

Galera, eu fiz a desfolha total, inclinei o tronco, mudei o substrato para um com mais drenagem e fiz a poda dos galhos, deixando apenas um como sendo o principal. Assim que começar a brotar, estarei tirando novas fotos e colocando aqui pra vocês me darem uma opinião em dizer se era aquilo mesmo. Infelizmente ainda não coloquei no escorredor, mas até lá, ao menos ela ja está melhor encaminhada.

Alguem saberia me dizer, se aquele comentário que acredito que muitos ja devem ter ouvido falar, em colocar creme dental em nossas plantas onde houve a poda de algum galho ou corte, se é verdadeiro? Que reação teria a pasta de dentes em relação a cicatrização de um árvore?

Até mais! Wink
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: