FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

BONSAI DE DURANTA
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07
Idade: 50
Mensagens: 1564
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Seg Abr 23, 2007 7:52 pm    Assunto: BONSAI DE DURANTA Responder com citação

Olá a todos

Como todos sabemos, por um tempo nossa duranta repens, pingo de ouro, vulgarmente chamado, foi considerado o patinho feio dos bonsai, tendo em vista este ponto, gostaria de saber se alguém do fórum tem ou sabe quem tenha bonsai desta planta, pois tenho alguns de yamadori, coletados em jardins, que tem de montão...

Gostaria tbm de saber se a desfolha constante é sentido de forma negativa pela planta, com o objetivo de novas ramas e diminuição de tamanho de folhas, pois faço isso nos meus e não tenho constatado problemas.

Se puderem mostrar fotos desta aqui no Brasil, ficaria feliz sendo que acho uma arvorezinha muito boa de se trabalhar, e quem sabe por um fim nesta classificação pejorativa, na qual à ela foi associada. Sabemos que houveram alguns premiados recentemente, mas na verdade é que todos preferem uma piracanta, serissa, e todos os outros mais indicados na arte de bonsai, a lista é enorme não é mesmo?

Preferências tudo bem, cada um tem a sua, mas quem tem no seu viveiro????? Tem como mostrar para nós ou pingo de ouro não é a praia de ninguém???Gostaria de referências...

Abraço
Fabiano
_________________
Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Abr 23, 2007 10:23 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Fabiano,

Visite a pagina: http://www.brasiliabonsaiclube.com.br

Nela, voce poderá apreciar alguns "pingos" do associado Evandro Farias, inclusive uma com que ele ganhou um desses concursos citado por voce.

Ao contrário do que voce escreveu, saiba que essa planta tem sido bem aproveitada nos viveiros, podendo hoje, ser visualizada algumas lindas peças trabalhadas por cultivadores de renome, inclusive. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Leo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 02/05/05
Mensagens: 223
Localização: Salvador BA

MensagemEnviada: Seg Abr 23, 2007 11:54 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Fabiano,
Concordo com o Nick.Há algum tempo atrás fiz um Yamadori no jardim lá de casa num de pelo menos dez anos.Como era pescoçudo e com pouco movimento de tronco fiz uma poda drástica a mais ou menos um palmo de altura e ele rebrotou vigorosamente.Venho fazendo podas sucessivas,obtendo assim bifurcações interssantes para o estilo escolhido(vasoura).
Um grande abraço,
Leo
_________________
Jorge Leocádio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2007 7:42 am    Assunto: duranta Responder com citação

FABIANO, Eu tenho alguns, da DURANTA var. aurea ou PINGO DE OURO. Como tambem , da DURANTA comum! Depois eu posto ! Entra em contato com o forista NEWBE, ele possue uns FENOMENAIS! ATT. LUCIANO.
Voltar ao topo
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 14/09/05
Idade: 43
Mensagens: 921
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2007 8:28 am    Assunto: Responder com citação

Fabiano,

eu tenho dois exemplares no meu viveiro....um Bonsai e outro pré-bonsai.
não tenho problemas com a diminuição das folhas. Por acaso vc aduba ele de mais? nunca tive problemas com as Durantas....elas ainda brotam que é uma maravilha.
_________________
Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07
Idade: 50
Mensagens: 1564
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2007 10:33 am    Assunto: Responder com citação

Pôxa vida, que legal,

Pensei que ninguém mais faria bonsai de duranta, me motivou bastante, tenho uns 15 entre prés e mudas velhas...

Nick, eu não circulo muito por viveiros de bonsai, na verdade na minha cidade nem existe coisa do tipo, pelo menos assim específica, mas eu nunca vejo aki no forum alguém postando um problema com sua duranta. Sabe Nick, sou defensor dos pingo-de-ouro, por serem plantas baratas, todos os sacrificam de primeira...coitados...
valeu o link!

Leo, vc tem algum problema com ele? tamanho de folha ou queimam a sol pleno?

Felipe, eu quase não os adubo, são fortes e vigorosos, substrato ainda de quando foi coletado, primavera passada, a maioria, só estou esperando chegar o substrato do Araldi para começar a mexer, mexi em 3 semana passada, nem sentiram nada, INCRÍVEL!

Luciano, qdo vc puder nos mostre seus trabalhos com elas, estaremos ansiosos para vê-las!

Meus amigos, obrigado por enquanto, acho quem tem mais gente ainda que vai postar aqui, espero ver mais fotos e estilos, tenho que ter mais idéias também...
_________________
Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 14/09/05
Idade: 43
Mensagens: 921
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2007 12:41 pm    Assunto: Responder com citação

Fabiano,


tu fica sempre na floriacultura no patio da Havan?
_________________
Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07
Idade: 50
Mensagens: 1564
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2007 2:51 pm    Assunto: Responder com citação

Felipe,

Quase sempre, mas vc vindo aqui, me ligue antes para ter certeza...
Abraço
Fabiano
_________________
Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2007 3:53 pm    Assunto: pingo de ouro Responder com citação

AMIGOS, Estas plantas que mostro agora , iniciei a pouco , durante a liçao que aprendi com o pessoal de BRASILIA. Antes eu desprezava esta planta , chegando a dar de presente! Mas depois da LIÇAO VISUAL, que aprendi! Passei a olhar ela com outros olhos!





Na ultima foto meu BROTHER MARÇAL, no local de onde retiro minhas DURANTAS.

ATT. LUCIANO.[/img]
Voltar ao topo
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07
Idade: 50
Mensagens: 1564
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2007 4:00 pm    Assunto: Responder com citação

Luciano,

Vejo q vc consegue uma sinuosidade nos galhos com a aramação, galhos não tão grossos onde se consegue pôr um lindo e harmonioso movimento.
Já aprendi algo por este tópico, obrigado por fazer e mandar estas fotos.

Uma coisa, vc deixa o galho se alongar bastante para depois fazer uma poda ou qdo ele está no tamanho q vc acha necessário vc poda a ponta???

seus bonsais yamadori estão ficando o que dizemos por aqui: "O BICHO".

ABRAÇO
FABIANO
_________________
Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2007 4:11 pm    Assunto: pingo de ouro Responder com citação

AMIGO, eu aprendi atraves do visual das do NEWBE! E tambem so aramo e quando estiver seca! Isto e sem molhar a planta, ela umida quebra demais. Eu espero os ramos crescerem e corto nas pontas! Isto pprovoca mais ramificaçoes! Tenho muito a aprender sobre ela ainda, porem e uma planta de crescimento vigoroso. Es tas acima foram começadas do ZERO , a tres meses! ATT. LUCIANO.
Voltar ao topo
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07
Idade: 50
Mensagens: 1564
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2007 6:17 pm    Assunto: Responder com citação

Luciano,
aonde eu posso ver as do NEWBE??

procurei no site e n achei... Embarassed
Abraço
Fabiano
_________________
Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2007 6:22 pm    Assunto: durantas do newbe Responder com citação

FABIANO, Estao no forum : MINHA PLANTA TUA OPNIAO. Se nao me engano estao intituladas no nome vulgar: PINGOS DE OURO! ATT. LUCIANO.
Voltar ao topo
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2007 6:28 pm    Assunto: planta Responder com citação

AMIGOS de BRASILIA, Nao fiquem com raiva de mim,mas esta e uma das plantas que me ensinou a gostar de PINGO DE OURO!
_newbe escreveu:
Falando em concurso virtual, segue abaixo o pingo de ouro moyogi citado pelo nicky.



Com esta planta (9 anos - 26 cm) o Evandro conseguiu o 4º lugar no concurso brasileiro de bonsai por fotografia no ano de 2005 Wink

Aqui vemos uma das fotos do viveiro particular do Evandro (que pode ser conferido no site de nosso clube) onde aparecem alguns bons "pingos" Very Happy



abraços
Voltar ao topo
leandro Spagiari
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/12/05
Mensagens: 394
Localização: Guaíba - RS

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2007 6:30 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos,

tenho algumas plantas que venho trabalhando a pouco tempo depois da coleta, em uma delas apos ser feita uma radical e brotar apenas alguns galhos, notei que a planta manteve apenas alguns veios de casca viva, veios estes que alimentavam estes galhos que brotaram, deixei ela por 1 ano descansando e fiz a limpeza de casca morta, sem mexer em raizes e nem podas em galhos, mantive as partes de casca viva pra não ter problemas nos galhos,

resultado : morte

alguém poderia dizer onde foi o erro?

abraços.
_________________
Leandro Spagiari Rosin

http://www.bonsaisul.com.br/index.html
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil