FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Serissa - Antes e Depois
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
euorobert

MensagemEnviada: Sáb Jun 02, 2007 11:04 pm    Assunto: Serissa - Antes e Depois Responder com citação

Saudações Colegas de Arte,

Tenho pouco tempo de experiencia nessa arte, mas gostaria de deixar aqui o registro de sucesso de uma técnica que aprendi aqui com os mais experientes. Os famosos escorredor e mamadeira.
Essa serissa está cerca de tres meses no escorredor e está se desenvolvendo muito bem a meu ver.
Aos que estão iniciando agora, eu digo, dá um trabalhinho, picar tijolo peneirar e etc, mas os resultados serão fora de sério.

ANTES

DEPOIS

Carlos Silva Júnior
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Smoke
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 02, 2007 11:16 pm    Assunto: Responder com citação

Hehehehehe encorpou bastante!

Abraços ah vc tem uma bela serissa!!!!! Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
sefo40

MensagemEnviada: Dom Jun 03, 2007 5:52 pm    Assunto: Responder com citação

Excelente trabalho, parabéns!
Me ajude com uma coisa: você misturou apenas tijolo moído com terra? Em qual proporção ... obrigado.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
euorobert

MensagemEnviada: Dom Jun 03, 2007 9:57 pm    Assunto: Responder com citação

Sefo,

na verdade eu misturei com humus de minhoca, mais ou menos 15 a 20 %; mas há colegas aqui que usam somente o tijolo picado mesmo.

Carlos Silva Júnior
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 04, 2007 8:18 am    Assunto: Responder com citação

Boa planta e com excelente crescimento, daqui algum tempo quando começar a sair as raizes pelos furos do escorredor é época de colocar em uma mamadeira.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
euorobert

MensagemEnviada: Dom Set 02, 2007 2:11 pm    Assunto: Responder com citação

Mais uma foto da Serrissa, eu to impressionado como ela está cerescendo rápido, ainda nem foi para a mamadeira!

Carlos Silva Júnior
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 02, 2007 4:20 pm    Assunto: Responder com citação

euorobert escreveu:
...eu to impressionado como ela está cerescendo rápido, ainda nem foi para a mamadeira!

Olá Eurobert

Pois, o crescimento um bom sinal...mas no seu caso, a julgar pela foto e no meu entender, revela uma deficiência...um adubo com excesso de Azoto, dai essas ponteiras alongadas Wink

E quando este se encontra em excesso, num futuro próximo pode começar a ter problemas de assimilação de Cobre; Ferro (essencial à clorofila) e Zinco, por isso, logo que possivel tente equilibrar a nutrição, mesmo que tenha que recorrer a outro tipo de adubos.

Boa sorte.

Cptos.

Castro

flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 03, 2007 7:29 am    Assunto: Responder com citação

esta no caminho certo no proximo ano com esse crecimento ja vai pooder fazer uma poda e estilizala.
euorobert

MensagemEnviada: Qua Set 19, 2007 11:50 am    Assunto: Responder com citação

Antonio, vc falou...

"um adubo com excesso de Azoto, dai essas ponteiras alongadas "

desculpe a minha ignorancia, mas, o que vem a ser o azoto? O adubo que eu estou usando é a torta de mamona, isso é bom ou ruim, é o suficiente?
Tirando essas ponteiras alongadas ela está bem saudavel, começando a emitir uma floração timida.
Como eu sou um aprendiz de iniciante ainda tenho muito pouco conhecimento sobre essa área.
Gostaria que me indicasse um bom adubo ou mistura para serissas.

Carlos Silva Júnior
juniosg

MensagemEnviada: Qua Set 19, 2007 2:45 pm    Assunto: Responder com citação

eu suspeito que azoto é nitrogenio... , ...(deixa eu falar o obvio,... portugues de portugal é diferente... as veis anum dá pra entender... =[ )
...
será que eu tô certo?... tb tava achando estranaho,... as serrisa que eu conheço tem um espaço inter nodal muito menor... e folhas bem menores,... e nitrogenio é o principal responsável pelo desenvolvimento folia...
o adubo organico mais completo pelo que eu entendo é composto por farinha de sangue, farinha de osso e cinza de madeira,...ou carvão... naum tenho certeza,... até acho que é madeira carbonizada,..., sendo as vezes a farinha de sangue e a madeira cargonizada mais chatas de achar,...
eu fasso sem farrinha de sangue,..., meu adubo fica com pouco nitrogenio,... mas,... eu uso farinha de osso torta de mamona,... e madeira carbonizada,...(eu devia usar adubo com mais nitrogenio,..., vô passar a usar esterco de galinha!!!)

...
quem usa caco de telha puro prefere naum usar adubo orgânico pra naum contaminar o substrato com a terra que o adubo orgânico é ou vai ser um dia,...
valeu^^
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 19, 2007 7:08 pm    Assunto: Responder com citação

juniosg,

Azoto é mesmo nitrogênio. Recebe esta denominação em Países de lingua portuguesa de Portugal. Esta serissa está parecendo variegata. Pode ser que a adubação em alta dosagem causou este crescimento maior de folhas e dos entrenós, é comum, como colocou o Castro.

T+
euorobert

MensagemEnviada: Qua Set 19, 2007 7:15 pm    Assunto: Responder com citação

darkaso,

O adubo que eu estou usando é a torta de mamona, foi colocado num bico de garrada de H2O (pequena), e todo sábado eu abro o bico e coloco água, isso é bom ou ruim, é o suficiente?

Carlos Silva Júnior
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 19, 2007 7:34 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Eurobert

euorobert escreveu:
Antonio, vc falou...

"um adubo com excesso de Azoto, dai essas ponteiras alongadas "

desculpe a minha ignorancia, mas, o que vem a ser o azoto? O adubo que eu estou usando é a torta de mamona, isso é bom ou ruim, é o suficiente?

Correcto o Azoto é Nitrogénio Wink
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nitrog%C3%AAnio

Não sei se o que usa, é bom ou mau, nunca usei, nem conheço pessoalmente alguém que o faça, só conheço de ouvir ou ler por aqui..mas deve ser bom, por isso existem por ai tantos bonsaistas a administrá-los.

O que determina se faz bem ou mal, são os valores de "NPK", de preferência, ajustados em função daquilo que pretendemos Wink...ainda que se possa fazê-lo, não se deve adubar um Pinheiro da mesma forma que se aduba uma Azálea, ou um Prunus...são espécies diferentes, têm carências/necessidades, diferentes também, não basta adubar mais ou menos vezes, uma ou outra, deve-se facultar um, cujo desequilíbrio de NPK, deixe de o ser, ao se ajustar melhor à estação do ano, ou promoção da floração ou frutificação, por exemplo.

Existem adubos mais fracos, como os que temos por cá para Bonsai, os de força moderada e elevada...para outros fins de horticultura.
Como será óbvio, se eu administrar um adubo de niveis baixos e equilibrados, vou ter um maior controle sobre a folhagem, do que alguém que administra um adubo de força elevada de (10 para cima) com altos niveis de nitrogénio...pelo menos terá mais problemas em conseguir controlar o crescimento da folha e os entrenós.
É claro que tal como os outros tenho adubos de vários fabricantes, alguns até fortes, mas só os administro, após o ter tentado sem problemas nos Pré-bonsai...e sempre com muita precaução Wink

O mais forte que tenho actualmente é "Phostrogen" com NPK 14-10-27, contendo ainda todos os micronutrientes essenciais.
Para plantas/árvores de Jardim, são 4 colheres de chá por 10L de água.....para floreiras, sementeiras e plantas jovens, passa a uma colher por cada 10 litros....para um bonsai Rolling Eyes Confused..toda a precaução é pouca, e nada de seguir à risca aquilo que manda, o rótulo...mas sim aquilo que se foi experimentando.

Boa sorte

Cptos.

Castro

juniosg

MensagemEnviada: Qua Set 19, 2007 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

http://www.atelierdobonsai.com.br/fazer.html
tabela com valor percentual de NPK de vários adubos orgânicos e
http://www.rbb.ba.gov.br/arquivo/303.pdf

eu tinha escrito um monte,... mas me embananei na hora de postar,... hehe o/

torta de mamona tem nitrogenio pra caramba...
7,54% de N 3,11 P e 0,algumacoisa de potássio, calcio e magnésio...
meu composto orgânico tá até bom e eu achando que naum tá,... faz bastante tempo que eu definí como ia fazer o composto,... e fui consultar a tabela que naum tinha a torta de mamona,...
esse exemplo de adubação me surpreendeu muito!!!
naum achava que adubo orgânico podesse fazer isso com uma serrisa,... eu naum tenho experiência com adubo orgânico em adubação periódica!!! só em horta,... e com esterco de vaca,... nussa adubo orgânico faz isso tudo,... tô mais animado com a mamadeira e o escorredor de macarrão que eu devo começar a fazer,...

valeu^^
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 20, 2007 8:30 pm    Assunto: Responder com citação

Euorobert,

fazendo assim está bem legal. Fica uma vez por semana para o adubo entrar no substrato e depois descanso. Bem pensado essa de dstampar. Parece uma boa quantidade de adubo por vez.

Junio,

essa quantidade de N ainda é baixa. Já existe no mercado adubos com muito mais N, chegando a 22%. A mamadeira é sempre uma boa opção para dar espaço e nutrição às plantas.

T+
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: