|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
euorobert
Registrado: 17/12/06 Idade: 40 Mensagens: 83 Localização: Mesquita - RJ
|
Enviada: Sáb Jun 02, 2007 11:04 pm Assunto: Serissa - Antes e Depois |
|
|
Saudações Colegas de Arte,
Tenho pouco tempo de experiencia nessa arte, mas gostaria de deixar aqui o registro de sucesso de uma técnica que aprendi aqui com os mais experientes. Os famosos escorredor e mamadeira.
Essa serissa está cerca de tres meses no escorredor e está se desenvolvendo muito bem a meu ver.
Aos que estão iniciando agora, eu digo, dá um trabalhinho, picar tijolo peneirar e etc, mas os resultados serão fora de sério.
ANTES
DEPOIS
 _________________ Desde já agradeço,
Carlos Silva Júnior |
|
|
 |
Smoke 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 02, 2007 11:16 pm Assunto: |
|
|
Hehehehehe encorpou bastante!
Abraços ah vc tem uma bela serissa!!!!!  |
|
|
 |
sefo40
Registrado: 19/05/07 Mensagens: 39 Localização: belo horizonte - MG
|
Enviada: Dom Jun 03, 2007 5:52 pm Assunto: |
|
|
Excelente trabalho, parabéns!
Me ajude com uma coisa: você misturou apenas tijolo moído com terra? Em qual proporção ... obrigado. |
|
|
 |
euorobert
|
Enviada: Dom Jun 03, 2007 9:57 pm Assunto: |
|
|
Sefo,
na verdade eu misturei com humus de minhoca, mais ou menos 15 a 20 %; mas há colegas aqui que usam somente o tijolo picado mesmo. _________________ Desde já agradeço,
Carlos Silva Júnior |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Seg Jun 04, 2007 8:18 am Assunto: |
|
|
Boa planta e com excelente crescimento, daqui algum tempo quando começar a sair as raizes pelos furos do escorredor é época de colocar em uma mamadeira. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
euorobert
|
Enviada: Dom Set 02, 2007 2:11 pm Assunto: |
|
|
Mais uma foto da Serrissa, eu to impressionado como ela está cerescendo rápido, ainda nem foi para a mamadeira!
 _________________ Desde já agradeço,
Carlos Silva Júnior |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Set 02, 2007 4:20 pm Assunto: |
|
|
euorobert escreveu: | ...eu to impressionado como ela está cerescendo rápido, ainda nem foi para a mamadeira! |
Olá Eurobert
Pois, o crescimento um bom sinal...mas no seu caso, a julgar pela foto e no meu entender, revela uma deficiência...um adubo com excesso de Azoto, dai essas ponteiras alongadas
E quando este se encontra em excesso, num futuro próximo pode começar a ter problemas de assimilação de Cobre; Ferro (essencial à clorofila) e Zinco, por isso, logo que possivel tente equilibrar a nutrição, mesmo que tenha que recorrer a outro tipo de adubos.
Boa sorte.
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 03, 2007 7:29 am Assunto: |
|
|
esta no caminho certo no proximo ano com esse crecimento ja vai pooder fazer uma poda e estilizala. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
euorobert
|
Enviada: Qua Set 19, 2007 11:50 am Assunto: |
|
|
Antonio, vc falou...
"um adubo com excesso de Azoto, dai essas ponteiras alongadas "
desculpe a minha ignorancia, mas, o que vem a ser o azoto? O adubo que eu estou usando é a torta de mamona, isso é bom ou ruim, é o suficiente?
Tirando essas ponteiras alongadas ela está bem saudavel, começando a emitir uma floração timida.
Como eu sou um aprendiz de iniciante ainda tenho muito pouco conhecimento sobre essa área.
Gostaria que me indicasse um bom adubo ou mistura para serissas. _________________ Desde já agradeço,
Carlos Silva Júnior |
|
|
 |
juniosg
Registrado: 01/09/07 Mensagens: 62 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qua Set 19, 2007 2:45 pm Assunto: |
|
|
eu suspeito que azoto é nitrogenio... , ...(deixa eu falar o obvio,... portugues de portugal é diferente... as veis anum dá pra entender... =[ )
...
será que eu tô certo?... tb tava achando estranaho,... as serrisa que eu conheço tem um espaço inter nodal muito menor... e folhas bem menores,... e nitrogenio é o principal responsável pelo desenvolvimento folia...
o adubo organico mais completo pelo que eu entendo é composto por farinha de sangue, farinha de osso e cinza de madeira,...ou carvão... naum tenho certeza,... até acho que é madeira carbonizada,..., sendo as vezes a farinha de sangue e a madeira cargonizada mais chatas de achar,...
eu fasso sem farrinha de sangue,..., meu adubo fica com pouco nitrogenio,... mas,... eu uso farinha de osso torta de mamona,... e madeira carbonizada,...(eu devia usar adubo com mais nitrogenio,..., vô passar a usar esterco de galinha!!!)
...
quem usa caco de telha puro prefere naum usar adubo orgânico pra naum contaminar o substrato com a terra que o adubo orgânico é ou vai ser um dia,...
valeu^^ _________________ Junio Salgado Gomes
-_- |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Set 19, 2007 7:08 pm Assunto: |
|
|
juniosg,
Azoto é mesmo nitrogênio. Recebe esta denominação em Países de lingua portuguesa de Portugal. Esta serissa está parecendo variegata. Pode ser que a adubação em alta dosagem causou este crescimento maior de folhas e dos entrenós, é comum, como colocou o Castro.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
euorobert
|
Enviada: Qua Set 19, 2007 7:15 pm Assunto: |
|
|
darkaso,
O adubo que eu estou usando é a torta de mamona, foi colocado num bico de garrada de H2O (pequena), e todo sábado eu abro o bico e coloco água, isso é bom ou ruim, é o suficiente? _________________ Desde já agradeço,
Carlos Silva Júnior |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qua Set 19, 2007 7:34 pm Assunto: |
|
|
Olá Eurobert
euorobert escreveu: | Antonio, vc falou...
"um adubo com excesso de Azoto, dai essas ponteiras alongadas "
desculpe a minha ignorancia, mas, o que vem a ser o azoto? O adubo que eu estou usando é a torta de mamona, isso é bom ou ruim, é o suficiente? |
Correcto o Azoto é Nitrogénio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nitrog%C3%AAnio
Não sei se o que usa, é bom ou mau, nunca usei, nem conheço pessoalmente alguém que o faça, só conheço de ouvir ou ler por aqui..mas deve ser bom, por isso existem por ai tantos bonsaistas a administrá-los.
O que determina se faz bem ou mal, são os valores de "NPK", de preferência, ajustados em função daquilo que pretendemos ...ainda que se possa fazê-lo, não se deve adubar um Pinheiro da mesma forma que se aduba uma Azálea, ou um Prunus...são espécies diferentes, têm carências/necessidades, diferentes também, não basta adubar mais ou menos vezes, uma ou outra, deve-se facultar um, cujo desequilíbrio de NPK, deixe de o ser, ao se ajustar melhor à estação do ano, ou promoção da floração ou frutificação, por exemplo.
Existem adubos mais fracos, como os que temos por cá para Bonsai, os de força moderada e elevada...para outros fins de horticultura.
Como será óbvio, se eu administrar um adubo de niveis baixos e equilibrados, vou ter um maior controle sobre a folhagem, do que alguém que administra um adubo de força elevada de (10 para cima) com altos niveis de nitrogénio...pelo menos terá mais problemas em conseguir controlar o crescimento da folha e os entrenós.
É claro que tal como os outros tenho adubos de vários fabricantes, alguns até fortes, mas só os administro, após o ter tentado sem problemas nos Pré-bonsai...e sempre com muita precaução
O mais forte que tenho actualmente é "Phostrogen" com NPK 14-10-27, contendo ainda todos os micronutrientes essenciais.
Para plantas/árvores de Jardim, são 4 colheres de chá por 10L de água.....para floreiras, sementeiras e plantas jovens, passa a uma colher por cada 10 litros....para um bonsai ..toda a precaução é pouca, e nada de seguir à risca aquilo que manda, o rótulo...mas sim aquilo que se foi experimentando.
Boa sorte
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
juniosg
Registrado: 01/09/07 Mensagens: 62 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qua Set 19, 2007 10:02 pm Assunto: |
|
|
http://www.atelierdobonsai.com.br/fazer.html
tabela com valor percentual de NPK de vários adubos orgânicos e
http://www.rbb.ba.gov.br/arquivo/303.pdf
eu tinha escrito um monte,... mas me embananei na hora de postar,... hehe o/
torta de mamona tem nitrogenio pra caramba...
7,54% de N 3,11 P e 0,algumacoisa de potássio, calcio e magnésio...
meu composto orgânico tá até bom e eu achando que naum tá,... faz bastante tempo que eu definí como ia fazer o composto,... e fui consultar a tabela que naum tinha a torta de mamona,...
esse exemplo de adubação me surpreendeu muito!!!
naum achava que adubo orgânico podesse fazer isso com uma serrisa,... eu naum tenho experiência com adubo orgânico em adubação periódica!!! só em horta,... e com esterco de vaca,... nussa adubo orgânico faz isso tudo,... tô mais animado com a mamadeira e o escorredor de macarrão que eu devo começar a fazer,...
valeu^^ _________________ Junio Salgado Gomes
-_- |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Set 20, 2007 8:30 pm Assunto: |
|
|
Euorobert,
fazendo assim está bem legal. Fica uma vez por semana para o adubo entrar no substrato e depois descanso. Bem pensado essa de dstampar. Parece uma boa quantidade de adubo por vez.
Junio,
essa quantidade de N ainda é baixa. Já existe no mercado adubos com muito mais N, chegando a 22%. A mamadeira é sempre uma boa opção para dar espaço e nutrição às plantas.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|