|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marçal lemos pereira Visitante
|
Enviada: Ter Jun 05, 2007 6:50 pm Assunto: RENATO E CHARLINHOS - BONSAI 2007 |
|
|
Meus caros agora é a vez do Renato e Charlinhos.
Renato trabalhando um pinheiro negro:
Agora o Charlinhos trabalhando um Junipero:
Bem foi isso ai, bela intervenção realizada pelos dois. |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Ter Jun 05, 2007 7:02 pm Assunto: |
|
|
Marçal, desculpe a minha intervenção no nome.
Grande abraço _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jun 05, 2007 7:19 pm Assunto: |
|
|
Meu amigo Marçal,
A cada hora fico ansioso esperando novas fotos e novos tópicos, seu trabalho em documentar todos os detalhes tem rendido excelentes lembranças do BONSAI 2007, e com certeza todos os foristas estão curtindo ao máximo suas postagens.
Obrigado por essa bela contribuição!!! _________________ []s
Bergson
www.abelhaebonsai.com.br |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Ter Jun 05, 2007 7:40 pm Assunto: renato e charles |
|
|
Amigos, E muito bom ver trabalhos com estas plantas Nativas do Extremo Oriente! Um exemplo , de tradiçao ! Att. Luciano. |
|
|
 |
marçal lemos pereira Visitante
|
Enviada: Ter Jun 05, 2007 9:09 pm Assunto: ola |
|
|
OI!!
Bergson até agora foi só o primeiro dia , aguarde o segundo dia (ainda tem é coisa eita), isto parece novela da globo , risos.
Luciano o pinheiro era grande viu, mas o trabalho do Charlinhos e coisa de doido na verdade essa planta foi trabalhada pela parte de traz dela (isto pro evento) pois ela será depois cortada na altura e sua frente será a o que aqui aparece como suas costas, deu pra entender, ele colocou um papel cobrindo o que será mais tarde a frente da planta , o cara é demais viu meu caro, fiquei bobo com o trabalho dele. |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Ter Jun 05, 2007 9:19 pm Assunto: trabalho |
|
|
Marçal, Sem duvida o trabalho dos dois artistas e Fenomenal!!!! Irretocavel! Nao e minha intençao questionar isto e sim a origem destas plantas ,exoticas! Demos alguns passos a frente, em relaçao as nativas, mas neste evento , andamos varias leguas em marcha re!!! Att. Luciano. |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Ter Jun 05, 2007 9:30 pm Assunto: |
|
|
Essa sequencia do charlinhos foi realmente muito boa, esse junipero tinha muitas possibilidades, é difícil decidir o que fazer com ele, mesmo a planta do morten não tinha tanto potencial.
um abraço _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jun 05, 2007 10:05 pm Assunto: |
|
|
Meu caro amigo Luciano,
A questão é que primordialmente as nativas praticamente se resumem a poucos, além do que tive a vontade de levar um pau mulato para o evento, porém o peso tornou o custo de transporte proibitivo.
Estou estudando uma maneira de no BONSAI 2008 ter como material para as demonstrações algumas nativas.
Retomaremos então ao devido lugar. _________________ []s
Bergson
www.abelhaebonsai.com.br |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Ter Jun 05, 2007 10:15 pm Assunto: nativas |
|
|
Bergson , Acho que o encontro de Mandaguari, aproveitara esta lacuna! Espero que no ano que vem tenhamos algumas nativas a mais!! Att. Luciano. |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Jun 06, 2007 10:42 am Assunto: Re: nativas |
|
|
Oi pessoal...
Mais 2 trabalhos da mais alta qualidade!...
Bocabello, trabalhando esse kuromatso de grande porte, conseguiu um refinamento no estilo e uma leveza dignos de nota!...Coisa de quem sabe!...
Charlinhos foi de uma visão fantástica, de longo prazo mesmo!...
Preparou os movimentos de sua planta desde bem nova, dando o aspecto retorcido no tronco com o uso da arames que ainda estão na planta, porém não mais visíveis!...
E como disse o Marçal, esta frente do trabalho final é provisória pois, como podemos ver na ultima foto, aquele papel branco recobre uma massa verde que, segundo Charlinhos, será a copa da árvore final, cuja frente será exatamente o que é as costas do trabalho atual!... .... Mais que coisa de quem sabe!... coisa de louco!!!!...
Parabéns e abraço Bocabello e Charlinhos...
Charles |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jun 08, 2007 8:48 am Assunto: bonsai |
|
|
Creio que, em se tratando de nativas, ainda não temos um material tão disponível assim, que permita, em um evento dessa magnitude, ser empregada para demonstrações. Mesmo porque, qual seria a planta que poderia sofrer tal sorte de interferencias, a depender unicamente da perícia técnica de pessoas como Charles e Renato, e que pudesse, num primeiro momento, mostrar tal resultado?
Desde que frequento eventos, tenho apreciado trabalhos executados em nativas, sendo a principal delas a jabuticabeira. No entanto, é forçoso admitir, que sendo o bonsai um termo de origem oriental, na arte será sempre cobrada dos demonstradores plantas alienígenas, como o pinus e o junipero, ainda que um ou outro se oponha, considerando que deveriamos antes priorizar as nativas.
Mas que nativas serão essas?
Num primeiro levantamento, surgem:
- guajuvira
- branquinho
- cambuim
- braquiquito
- cinamomo
- sarandi
- caingá branco
- pitanga preta
- guaramirim
- murtilho
- uvaia
- jaborandi
- pessegueiro bravo (Prunus brasiliensis)
Essas, do sul do Brasil. Abaixo, algumas do norte/nordeste, as mais divulgadas até agora:
-araça pir.
- pau mulato
- cambuim
- umbuzeiro
- cajá
- faveira
- cupuaçu
- camu-camu
- bordão-de-velho
- pau-ferro
- açoita-cavalo
Algumas dessas plantas temos podido apreciar aqui no forum, quando algum colega posta fotos. Temos ainda outras nativas, como o ptecolobium tortus e o dulce, que aos poucos vão sendo divulgados tambem, além de outras plantas com uma forte possibilidade de virem a ser cultivadas e convertidas em belos bonsai.
Acredito que, conquanto tenhamos uma generosa oferta em termos de nativas, ainda veremos por muitos anos as plantas de origem asiática serem apresentadas, em demonstrações, nos eventos, pois há uma grande cobrança nesse sentido, tambem.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|