Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabioso 1.o PASSO
|
Enviada: Sáb Jul 07, 2007 10:22 pm Assunto: Zelkova perdendo folhas |
|
|
Encomendei um pre-bonsai de Zelkova (uns 5cm de altura), porém o mesmo levou uns 8 dias pra chegar do Parána pra Bahia.
Infelizmente ele sofeu um pouco durante a viagem e perdeu praticamente todas as suas folhas.
O que devo fazer pra que ele se recupere ? Aguardar ? Adubo ? Hormônios ? Meia-sombra ? Aguardar a morte da bezerra (rsrsrs) ?
Por favor me ajudem... |
|
|
|
stokmann 2.o PASSO
|
Enviada: Dom Jul 08, 2007 12:23 am Assunto: |
|
|
Amigo não sei te dizer com toda a certeza, mas acredito que fazer uma rega por imersão e burrifar a planta e deixar a sombra em lugar bastante arejado até que ela se recuperar da viagem.
Abraços |
|
|
|
Ferreira PARTICIPANTE
|
Enviada: Dom Jul 08, 2007 5:42 pm Assunto: |
|
|
Fabio
A queda das folhas pode ser apenas o resultado da ausência de luz durante muitos dias, se não houve falta dágua por tempo excessivo. Depois dos primeiros socorros sugeridos pelo Stokmann, continue com rega moderada e meia-sombra, até o surgimento dos novos brotos. Vamos torcer para que ela se recupere. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
|
EBREO Visitante
|
Enviada: Seg Jul 09, 2007 1:21 pm Assunto: correto |
|
|
Ferreira , foi extremamente correto nas colocaçoes! Att. Luciano. |
|
|
|
fabioso 1.o PASSO
|
Enviada: Ter Jul 10, 2007 2:11 pm Assunto: |
|
|
Agradeço imensamente pelas sugestões.
Ainda resta uma dúvida a um total ignorante sobre cultivo de plantas: Não seria de se esperar que uma planta que ficou na ausência de luz por tanto tempo necessitasse de luz em abundância para se restabelecer ? Por que manter à meia-sombra então ? Para não haver uma mudança brusca de ambiente ?
A planta perece que veio com algumas poucas bolinhas, acho que é osmocote. Como eu sei que não devo adubá-la nesse período, devo remover as bolinhas de osmocote que vieram com o exemplar ?
Devo remover todas as folhas do exemplar, inclusive as que ainda estão verdes ?
Seguem as fotos dela antes e depois de chegar à Bahia.]
|
|
|
|
Ferreira PARTICIPANTE
|
Enviada: Ter Jul 10, 2007 8:15 pm Assunto: Zelkova |
|
|
Fábio
Você já respondeu à sua própria dúvida. É isso mesmo, depois de muito tempo sem luz a planta perde as folhas e as que ficaram ou recém-nasceram são muito sensíveis e precisam se adaptar novamente à luminosidade, daí a necessidade de ir aumentando aos poucos a exposição ao sol.
Acho que você não deve remover ainda as folhas que restaram, pois elas são o testemunho de que os galhos estão vivos. É um ótimo sinal de que o problema maior foi o tempo excessivo sem luz (e não a falta dágua prolongada, que seria fatal).
Se o osmocote não foi colocado recentemente, não há necessidade de remover.
Linda planta, gostaria de continuar a acompanhar desenvolvimento dela em bonsai. Continue a colocar novas fotos, para nosso deleite. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
|
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO
|
Enviada: Dom Set 09, 2007 9:49 pm Assunto: |
|
|
fabioso,
Acho que você não precisa se preocupar muito, com o procedimento já recomendado pelos amigos vai dar tudo certo.
A zelkova (Olmo japonês) e o Ulmus Parvifolia (olmo chinês) são plantas decíduas e costumam perder todas as suas folhas no inverno e às vezes quando se troca o substrato e reagem bem e emitem nova brotação rapídamente. São plantas muito resistentes e dificilmente sua planta morrerá em função do problema verificado.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
|
|