FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Problemas com Junipero Chines
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rafael Grecca



Registrado: 24/08/05
Mensagens: 60
Localização: AmERicAnA-sP

MensagemEnviada: Qua Jul 18, 2007 7:27 pm    Assunto: Problemas com Junipero Chines Responder com citação

Olá pessoal, peço ajuda aos veteranos deste forum para que possam ajudar á solucionar o meu problema, meu junipero esta ficando com as folhas de cor amarelada, porem ao mesmo tempo esta soltando novos brotos verdes,porfavor me ajudem, este exemplar tem + ou - 16 anos de idade acredito eu,então não gostaria de perde-lo. Agradeço desde ja qualquer tipo de ajuda.


http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_12806_3.jpg
[url]


http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_12806_2.jpg
[/url]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qua Jul 18, 2007 7:45 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rafael Grecca

para facilitar a visualização das fotos




Bom para alguém poder opiniar de uma forma mais concisa, seria util mais alguma informação, tipo:

Qaul a sua localização?
Tempo de exposição diária ao sol?
Como o rega? e com que frequência?
Como o aduba e com quê, mais precisamente?
Quando o transplantou pela ultima vez?
Que tipo de solo o escolheu para ele?
Que tipos de preventivos (fitosanidade) faz nele?

Tudo isso serão questões que provavelmente ajudarão os que puderem ajudar.

Assim à primeira vista, uma coisa é por demais evidente...água a mais, ou solo pouco drenante, actuando como retentor de humidade, senão não havia tanto matinho e musgo junto do nebari, e das duas uma, ou tem musgo ou tem Junipero...se à coisa que eles não gostam é de pés molhados Wink

Não pretendendo ser alarmista, mas eles e os pinheiros não raras vezes, quando estão com problemas graves, quando o denunciam através das acículas/escamas, já se foram faz muito tempo. Confused

Pode ser que esse tenha apenas uma carência nutiritiva...por ex: Ferro


Boa sorte

Cptos.

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rafael Grecca



Registrado: 24/08/05
Mensagens: 60
Localização: AmERicAnA-sP

MensagemEnviada: Qua Jul 18, 2007 11:41 pm    Assunto: re: Responder com citação

Sou de Americana -SP
o solo parte pedriscos , parte terra, quanto a água é molhado quase que todo dia, no entanto não tehno tido tanto tempo para poder dedica-lo a arte do bonsai por isso ,questões de adubação e defensivos estão totalmente fora dos cuidados necessarios , mas quanto ao que disse dos juniperos com escamas ja mostrando o fim, digo-lhe que é um fato bastante estranho pois meu junipero apresenta novos brotamentos,um tanto quanto estranho mesmo ,após 10 anos cultivando -o, pois para mim sempre tive esa visão igual a sua, mas aguardo mais opiniões,pq por enquanto , a questão do ferro foi a mais compreensiva da minha parte, só queria saber como suprir esta necessidade. obrigado
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
marçal lemos pereira
Visitante





MensagemEnviada: Qui Jul 19, 2007 10:40 am    Assunto: oi Responder com citação

Ola !

também tenho la meu problemas com um que tenho aqui em casa, mas engraçado Castro o meu aqui adoro agua , se não estiver bem molhado o bicho definha, muito estranho não?

Outra coisa que ele adora é esterco em natura tb.

Mas como digo sou iniciante e tenho minhas duvidas , mas aqui em casa o meu junipero so fica bem assim, esterco de boi em natura e muita agua.
Voltar ao topo
Rafael Grecca



Registrado: 24/08/05
Mensagens: 60
Localização: AmERicAnA-sP

MensagemEnviada: Qui Jul 19, 2007 1:16 pm    Assunto: ??? Responder com citação

Que solo posso utilizar, para tentar reverter esta situação???
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Qui Jul 19, 2007 1:27 pm    Assunto: Responder com citação

Os meus no inverno ficam todos assim com essa aparência amarelada, mas na primavera se recuperam muito bem.
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qui Jul 19, 2007 6:40 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

Citação:
"digo-lhe que é um fato bastante estranho pois meu junipero apresenta novos brotamentos"

Pode parecer-lhe estanho, a sua arvore ter esse tipo de comportamento, mas não é estranho, que uma arvore em momentos de aflição, o faça...pode ser um simples reflexo/instinto de sobrevivência.

Uma árvore com frutos, ou com uma folhagem exuberante, num momento de seca/aflição pode descartá-los em pouco tempo...tal como até determinadas pernadas/ramos...um pouco semelhança do que acontece por ex: nas Romãzeiras, maior dispendio de energia, do que aquele que é possivel de fornecer, descarta-se para subsistir...
Estamos no campo da especulação...

O meu Junipero também fica mais pálido no Inverno, nunca nesse tom que o seu apresenta, mas sim dentro daquela tonalidade mais escura, que se vê na 1.ª foto...

Tal como a maoiria das árvores, também gosta de água, mas apenas quanto baste (na rega), não ao ponto de se manter encharcado e ser propicio à proliferação de matinhos e ainda pior "musgos" no nebari Confused como os que se vêem nas fotos, omeu tem sim, um #&%#"# de um trevo que teima em persistir, mas esse é uma praga que passa de vaso para vaso Evil or Very Mad e tem sido uma luta daquelas...

Como escamiforme que se preze, isso estará a matá-la a médio longo prazo...ou pelo menos debilitar a sua condição em muito, a não ser que viva numa zona bastante quente que o seque de tal maneira que o obrigue a ser regado todos os dias...o que também pode acontecer.
Por isso perguntei a sua localização, não da sua Smile ( por acaso é importante, mas no seu caso até consta do perfil), mas da árvore, se está dentro de casa, numa estufa, na rua, à meia sombra, em sol pleno...etc...etc.

A Fitossanidade delas não deve ser descurada...por cá são bastante propensas a apanhar Aranhiço vermelho, que as faz ficar pálidas/mortiças...neles não é fácil de ver, mas como coabitam com outras espécies, e ambos paresentam sintomas idênticos é porque a origem em principio será a mesma.
De vez em quando, mais no periodo do Outono/Inverno devem ser tratadas com Cobre (Pulverizações) tal como fazemos cá para as Oliveiras.

O Ferro em caso de deficiência, pode e deve ser dado sob a forma de Quelatos, nós cá temos produtos especificos para esse fim, ai devido às limitações importação não sei como devem proceder...talvez haja alguém que já o tenha feito e ajude na forma de ultrapassar isso.

Quando se refere, que eventualmente poderá ter falta de nutrientes, na maioria das vezes, de forma errónea temos tendência a julgar que terá sido incúria por parte do Bonsaista (ou pelo menos pode transparecer), mas tal, pode não ser bem assim, mas sim o contrário...o excesso de determinados nutrientes, afectam a disponibilidades de outros, ou seja eles estão presentes só que como existe outro em excesso a arvore não o irá assimilar...por ex: um Adubo com Nitrogénio demasiado elevado, será suficiente para afectar a disponibilidade de Cobre e Ferro.

Um adubo de NPK: 6:6:6 é considerado um adubo equilibrado de força moderada, senão soubermos que tipo de adubo usamos, qual a sua força, arriscamo-nos a alguns desequilíbrios dificeis de detectar, podendo ser confundidos com ataques exteriores ou até mesmo os favorer.

A respeito do Solo, convem ter um solo drenante, existe, ou pelo menos existia por cá um excelente tópico do "Olavo Pastore" ( outra Grande Ausência Sad ) sobre este assunto, que o pode/poderia ajudar, senão também tem à sua disposição um excelente artigo na revista ON-Line facultada pelo Amigo Campolina...
É um assunto que se deve seguir algumas directrizes, dependendo das espécies em questão, mas sem que estas se sobreponham à sua própria realidade...deve ser sobretudo a sua formula de substrato, e só a sua experiência pessoal a pode conceber...se preferir optar pela de outrem fique descansado que também não a irá matar, talvez não consiga é tirar o melhor proveito dela, e como tal atrasa-o mais uns anos...

Como referi, são apenas especulações minhas e convem levar em conta como tal, Ok.

Boa sorte.

Cptos.

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rafael Grecca



Registrado: 24/08/05
Mensagens: 60
Localização: AmERicAnA-sP

MensagemEnviada: Sex Jul 20, 2007 1:54 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Castro, pelas dicas serão elas de grande aproveitamento em meu aprendizado, concerteza irei subistituir o substrato , e tentar de alguma forma adivinhar o q esta planta esta necessitando, ou se for o caso em que ela esta com excesso. Muito obrigado mesmo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Aquariosmaster
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/02/07
Idade: 49
Mensagens: 181

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 2:51 pm    Assunto: Junípero sargenti secando Responder com citação

Olá pessoal, meu junípero que comprei está também "secando". Bem, na verdade são focos e não sei o que pode ser.





Qual a sua localização?
Minha planta fica na janela e pega sol de 8hs da manhã até 13hs e depois das 13:30 até 14:30.

Como o rega? e com que frequência?
A rega estava fazendo todos os dias, mas agora estou fazendo dia sim dia não e no dia "não" eu borrifo água.

Como o aduba e com quê, mais precisamente?
Coloco 6-6-6 líquido respeitando o rótulo voltado para o bonsai, mas coloco também farinha de osso, torta de mamona.

Quando o transplantou pela ultima vez?
Ainda não foi transplantado.

Que tipo de solo o escolheu para ele?
O solo origonal que está é uma mistura que observo bastante carvão.

Seguinte, a planta estava indo bem mesmo, mas de uns dias para cá, aqui em Goiânia está ventando demais e diminui a sensação térmica mais e mais. Sendo assim, estou deixando ela passar a noite dentro de casa protegida dos ventos fortes. Moro em apartamento. Parece que está melhorando, mas queria uma sugestão, pois posso estar errado. Abração.
_________________
http://aquariosmaster.blogspot.com/

http://powerofacupuncture.blogspot.com/

http://harzmaster.blogspot.com/

http://beingsurvivors.blogspot.com/

Feche os olhos, sinta a respiração, sinta o pulso forte, é a manifestação da Vida.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 7:08 pm    Assunto: Re: Junípero sargenti secando Responder com citação

Olá Luciano "Acupunturista"

Luciano Acupunturista escreveu:
Olá pessoal, meu junípero que comprei está também "secando". Bem, na verdade são focos e não sei o que pode ser.

Ele de facto está a passar um mau bocado, vamos lá a tentar escalpelizar as questões um pouco mais...para ver se alguém consegue/conseguimos opiniar.

Luciano Acupunturista escreveu:
Qual a sua localização?
Minha planta fica na janela e pega sol de 8hs da manhã até 13hs e depois das 13:30 até 14:30.

Como refere mais à frente que o coloca em casa à noite, suponho que aqui se refira estar na rua? onde???
nesse local está exposto a correntes de ar?

Luciano Acupunturista escreveu:
Como o rega? e com que frequência?
A rega estava fazendo todos os dias, mas agora estou fazendo dia sim dia não e no dia "não" eu borrifo água.

O bonsai não deve ser regado todos os dias, nem de 2 em 2 dias, mas sempre que se verifique ser necessário, o meio ambiente onde está inserido, mais alguns factores (como o solo/espécie) é que determina de quanto em quanto tempo é que deve regado...se for dificil recorra à técnica do pau de espetada, até apanhar o jeito Wink .
Ou a praga que vejo no seu é similar à minha (trevo), ou esse matinho indica muito tempo exposto à humidade.
Por vezes quando dizemos "água a mais", pode dar-se uma ideia errada, a quem lê e ao dono da respectiva, de que se trata de um "Erro" estando este a regá-la em demasia, o que pode não ser o caso...

Água a mais, pode ser provocado por ausência/falta de condições para que esta seja assimilada e permita também a oxigenação... sendo esse um dos grandes problema de quem tem por ex: bonsai no interior.
Quem o tem nestas condições, muita das vezes rega-o apenas uma única vez por semana, e devido à falta de condições ( Sol/Substrato etc.), este vai estar demasiado tempo com o sistema radicular encharcado...mais do que outro que esteja no exterior e seja regado uma ou duas vezes por dia Wink .

Luciano Acupunturista escreveu:
Como o aduba e com quê, mais precisamente?
Coloco 6-6-6 líquido respeitando o rótulo voltado para o bonsai, mas coloco também farinha de osso, torta de mamona.

Ok...e como procede na administração?
Complementa-os de alguma forma (uns com os outros)?

Luciano Acupunturista escreveu:
Quando o transplantou pela ultima vez?
Ainda não foi transplantado.

À quanto tempo o tem?
Essa deve ser a primeira coisa que devemos fazer quando compramos uma árvore e ela já se establizou no nosso local...só a partir dai passamos a ter algum controle nela Wink
O Substrato de origem pode trazer inumeros problemas, por cá, não raras vezes vêem em argila Chinesa, cujo único propósito é a sua fixação durante o percurso de transporte Internacional...funciona, mas para muitas é fatal....sobretudo quando se compram e não se transplantam, por esquecimento, ou por estar fora de época.

Luciano Acupunturista escreveu:
Que tipo de solo o escolheu para ele?
O solo origonal que está é uma mistura que observo bastante carvão.

O Carvão deve ser para lhes fornecer um possivel suplemento de Potássio, também funciona com Fungicida...

Luciano Acupunturista escreveu:
Seguinte, a planta estava indo bem mesmo, mas de uns dias para cá, aqui em Goiânia está ventando demais e diminui a sensação térmica mais e mais. Sendo assim, estou deixando ela passar a noite dentro de casa protegida dos ventos fortes. Moro em apartamento. Parece que está melhorando, mas queria uma sugestão, pois posso estar errado. Abração.

Agora o importante é a sua estabilização, evite andar com ele de um lado para o outro, tente arranajr-lhe um local abrigado na zona onde costuma estar...ele assim estará constantemente a tentar reajustar-se...e isso na minha opinião também não é bom...coloque-o numa zona abrigada, regue-o quando necessitar e deixe-o descansar Wink , Adubos NADA, Wink Hein...se pretender pode borrifá-lo com soro glicosado, pode não fazer grande coisa, mas como diz o ditado "Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém", faça-o é de preferência ao anoitecer.
As árvores quando estão em aflição, como reflexo de sobrevivência, para evitar percas de liquidos, fecham os estômatos durante o dia, e abrem-nos à noite...logo penso que será a melhor altura.
Se fosse meu era assim que faria...talvez também não descartasse a possibilidade de um "transplante de emergência"...talvez.

Agora as cores do seu Junipero não me parecem nada bem...não pretendo ser fatalista, mas quando se vêem assim...muito pouco se pode fazer com eles, pelo menos dos meus assim foi...

De qualquer forma, Boa Sorte Wink

Cptos,

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Aquariosmaster
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/02/07
Idade: 49
Mensagens: 181

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 7:35 pm    Assunto: Re: Junípero sargenti secando Responder com citação

Olá Antônio.

A planta fica em minha sacada do apartamento. Como está ventando demais, coloco para dentro à noite.
Sobre a rega (que acho que pode ser um dos meus erros) vou procurar retirar o "matinho", e observar mais o substrato. Como é a técnica do pau espetado?
Sobre o adubo: o líquido, quando faço a diluição, jogo em volta da planta. Este faço de 15 em 15 dias. Agora a farinha de osso e torta de mamona, junto os dois e sigo as instruções do rótulo. Faço de 30 em 30 dias.
A planta eu comprei em junho e até agora sempre verdinho e brotando. Por isso que acho que já estaria adaptada.
Sobre o substrato, possui muito carvão nele, me aconselharia a trocar o substrato mesmo assim debilitada? Qual substrato devo usar?
Nunca perdi uma planta minha, é que sempre quis ter um pinheiro deste, lindo demais. Confesso que fiquei meio desanimado com seu relato. Mas, se eu perder esta planta, vou tentar de novo.
Abraço.
_________________
http://aquariosmaster.blogspot.com/

http://powerofacupuncture.blogspot.com/

http://harzmaster.blogspot.com/

http://beingsurvivors.blogspot.com/

Feche os olhos, sinta a respiração, sinta o pulso forte, é a manifestação da Vida.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 8:49 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Luciano

A técnica do Palito/Pau de espetada consiste em colocar um espetado no substrato...aguardar uns minutos e retira-lo para ver se a ponta aparece humida, se estiver muito não é necessário regar, se estiver seco, jamais deixe chegar a esse ponto...deve ser um pouco antes de aparecer totalmente seco.
É uma medida preventiva e pode fazer um jogo, que será tentar adivinhar com irá aparecer, aos poucos vai-se familiarizando e quando já acertar mais do que erra, pode deixar a técnica.
Eu ainda hoje a pratico em alguns dos meus...é tão prático, que não vejo problemas em fazê-lo...principalmente quando se tem algumas em vasos fundos, como esse ai.
Tenho um medidor (Vareta) de humidade, e parece incrível como no mesmo vaso, existem disparidades tão acentuadas a poucos cm de distância.

Adubo de 15 em 15 dias, tanto pode ser muito, como pode ser pouco, depende das diluições.
Por exemplo se aduba hoje e só volta a adubar daqui a 15 dias, na adubação seguinte quer dizer que está a fazê-la coincidir com a aplicação do adubo da farinha de osso e torta de mamona...o então estes adminsitrados uma semana antes, e perfaz 3 semanas de adubação continuas....duas de liquido e uma TM+FA.
Quando aduba rega abundantemente o Bonsai antes da aplicação? Deve fazê-lo...para que as raízes hidratem, não invertam a polaridade e correr o risco de queima.
Quanto ao substrato o ideal seria recorrer à ajuda de alguém próximo ai da zona, que já tenha sido bem sucedido nessa tarefa, e esteja contente com os resultados.
É uma área muito complexa, onde conta muito as nossas experiências...existem bastantes receitas, talvez tantas quanto os bonsaistas Very Happy ...mas a mais adequada, talvez seja aquela que foi bem sucedida nessa mesma área geográfica, tente saber de colegas das próximidades...nisso em muitas coisas mais.
O que lhe posso dizer é em termos genéricos...eu já tive os meus em 100% de Akadama, depois passei para aprox. 60% Akadama e 40% de pedriscos...agora é mais ou menos a olho, anda nos 50/60% Akadama, e os 40% dos pedriscos, passaram a ser divididas em: Pedriscos+Terra negra( normal p/ Plantas)+Pedra Vulcânica+Turfa e Cinza de Bambu.

Olhe se fosse minha, talvez fizesse o transplante...talvez...mas de modo algum o aconselho a faze-lo, isso depende muito da nossa intuição, tem os seus “prós&contras”, ambas as situações nesse estado acarretam riscos.
O que aconselho é a tentar estabiliza-la...
Não fique desanimado, veja-o apenas como a minha opinião....na verdade, é apenas disso que se trata.
Eu também já perdi uns quantos...sempre fruto da minha impaciência...em teimar fazer mais do que devia, mas serviu para aprendizagem...por isso a jornada continua, e com certeza não terão sido os últimos.

Atenção ao passar com os dedos nesses ramos&pontas secas, porque pode ainda existir um ténue fluxo de energia, se por acaso os retirar inadvertidamente com os dedos...convém ter presente que ramos de junipero, sem escamas/folhas, não volta a rebrotar Wink.

PS: Reparei que tem no “nick” que é acupunctor... já por diversas vezes se tem referido aqui o tema da acupunctura em relação aos vegetais.
Essa é também uma das minhas áreas de interesse, mas até à data ainda nunca li nada que sustentasse tal facto, a não ser em casos pontais Sad ...nunca vi/li pelo menos em manuais nada de concreto sobre essa vertente...por acaso não sabe onde possa haver uma matéria mais concisa??

Boa sorte Smile

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Aquariosmaster
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/02/07
Idade: 49
Mensagens: 181

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 9:08 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, vou fazer esta técnica.
Sobre a adubação, eu colocava o adubo de só depois colocava bastante água, mas vou corregir.
Vou procurar observar mais a planta, pode deixar. Sobre a acupuntura nas plantas, o que tenho é do site atelier mesmo. Vou manter atualizado a situação da planta. Abração e muitíssimo obrigado.
_________________
http://aquariosmaster.blogspot.com/

http://powerofacupuncture.blogspot.com/

http://harzmaster.blogspot.com/

http://beingsurvivors.blogspot.com/

Feche os olhos, sinta a respiração, sinta o pulso forte, é a manifestação da Vida.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Dom Set 09, 2007 9:25 pm    Assunto: Responder com citação

Luciano,

Vou dar minha opinião por estar em Morrinhos, região bem próxima de Goiânia e com o mesmo clima. Tenho vários juníperos e sãos regados invariavelmente todos os dias junto com os demais bonsai por aspersores giratórios e nunca tive nenhum problema com eles, estão sempre bem. Tenho um rochedo onde tem plantados uma tuia nana, um juníperus chinensis e um juníperus procubens e não se troca o substrato a mais de quatro anos , mantendo-os alimentados a peso de adubo e estão sempre bem verdinhos e as regas são diárias. Eu adoto um padrão com relação à adubação. Sempre faço adubação diluída, não gosto de usar adubos granulados pois é fácil errar a dosagem. Utilizo o ouro-verde foliar tanto na adubação foliar como regada a mais de 20 anos e nunca tive problemas com adubação. Quanto ao aspecto dos juníperus mostrados, não quero ser pessimista, mas coníferas quando apresentam tais sintomas dificilmente sobrevivem. Espero que a de vocês se recuperem.

Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Aquariosmaster
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/02/07
Idade: 49
Mensagens: 181

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2007 10:48 pm    Assunto: Nota de falecimento. Responder com citação

Amigos, seguinte, meu primeiro pinheiro morreu mesmo. Até agora não sei o por quê! Tenho uma suspeita, "sol forte e humidade baixa". Um agrônomo amigo meu me disse que o meu erro está na forma de regar. Ele disse que não se deve regar pinheiro molhando ele todo, mas sim apenas o substrato. Não sei não, acho que isso não está completamente certo. Pra mim, foi sol mesmo. Digo o sol, porque eu estava com uma tuia jacaré que morreu na mesmíssima época. Ai, será que aqui em casa só vai pra frente meus buxinhos e minha acerola.
Geraldo, o que "acha" que pode ter acontecido com toda sua experiência? Abraço.
_________________
http://aquariosmaster.blogspot.com/

http://powerofacupuncture.blogspot.com/

http://harzmaster.blogspot.com/

http://beingsurvivors.blogspot.com/

Feche os olhos, sinta a respiração, sinta o pulso forte, é a manifestação da Vida.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil