FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

O QUE SERÁ?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
IPAVIE



Registrado: 28/11/04
Mensagens: 14
Localização: SALVADOR

MensagemEnviada: Dom Jul 22, 2007 1:55 pm    Assunto: O QUE SERÁ? Responder com citação

Prezados colegas, infelizmente passei um tempo sem poder frequentar o fórum, devido ao trabalho, mas aqui estou e com uma dúvida.
Em 15 anos nunca vi isso acontecer em nenhum bonsai meu. Estou com uma cereja anã, que estava bem e repentinamente começou a perder as folhas, mas estranhamente rebrota, pensei que fosse formiga, no entanto ao rebrotar os novos ramos vão ficando pretos tipo queimados e secam. E agora todos os ramos estão ficando assim. O que me intriga é que a planta tem força para rebrotar.
Alguém sabe do que se trata?
Desde já muito obrigado!
_________________
Até Breve!
Iano Pavie
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/12/06
Mensagens: 1485
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Dom Jul 22, 2007 2:08 pm    Assunto: Fungos Responder com citação

Ipavie

Eu acredito que seja uma infestação por fungos (ou bactérias). Estes ataques fulminantes são bastante comuns nesta época de alta umidade e calor na nossa região. Use um antibiótico como o Kasumin ou a calda bordalesa.
_________________
Ferreira

"Recife (PE)"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
IPAVIE



Registrado: 28/11/04
Mensagens: 14
Localização: SALVADOR

MensagemEnviada: Dom Jul 22, 2007 2:15 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Ferreira! Realmente amigo, vc foi em cima, no entanto havia esquecido de mencionar, já utilizei a calda feita com fumo de corda, pensando em fungos ou algo parecido e não surtiu efeito.
Obrigado pela dica!
_________________
Até Breve!
Iano Pavie
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/12/06
Mensagens: 1485
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Seg Jul 23, 2007 4:26 pm    Assunto: Tratamento Responder com citação

IPAVIE

Achei seu tópico!

Complementando a resposta anterior:

A queda de folhas e o ressecamento de brotos também podem resultar de excesso de adubação. Portanto, é recomendável que durante o tratamento você suspenda a adubação, mesmo porque a planta fica debilitada e aumenta o risco.

A calda de fumo pode ser eficiente como preventivo, principalmente para insetos que transmitem os fungos, mas não é eficiente como tratamento depois que o fungo se instalou. Neste caso, o melhor mesmo é um fungicida sistêmico, como o Kasumin.
_________________
Ferreira

"Recife (PE)"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil