FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Romãzeira
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qua Dez 05, 2007 7:59 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos



Foto 25-11-07


Actualização da romãzeira, após lhe retirar os dois únicos frutos que tinha e conferia um esforço hercúleo pela desproporção entre a arvore e os mesmos Very Happy Very Happy ...resolvi retira-los, dar-lhe uma poda estrutural e eliminar o ramo da direita...falta refinar o local, e se correr bem vai ficar um pequeno Jin.
Começa a ganhar forma, esperemos como se comporta para o ano Smile Very Happy ...o próximo trabalho/passo vai ser o nebari, com placa por baixo e num vaso maior.

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qua Dez 05, 2007 9:07 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal,

Há muito tempo tenho lutado com as romãs, inclusive fazendo enxertos como por exemplo: Romã anã sobre cavalo de romã gigante para tentar fortalecer a planta e mesmo assim, já perdí vários bonsai já formados. Venho estudando o comportamento das romãs e já cheguei há algumas constatações. Excesso de frutos estressa a planta e pode até matá-la.Suas folhas são susceptíveis de doenças fúngicas e deve ser feito tratamento preventivo com fungicidas cúpricos. Gosta de matéria orgânica mas o substrato deve ter boa drenagem. A poda dos galhos enfraquece a planta. É melhor deixar os galhos crescerem, educando-os por tracionamento e depois podando apenas as pontas. Quanto mais ramagens mais forte fica a planta.

Tenho conseguido melhorar minhas plantas seguindo os procedimentos acima.

Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 13/06/07
Idade: 35
Mensagens: 642
Localização: Goiania-Goias

MensagemEnviada: Qui Dez 06, 2007 9:41 am    Assunto: Responder com citação

Grande Castro está ficando muito belo esse romã Wink
Continue nos atualizando Very Happy

Geraldo valeu pelas informações serão de grande valia

Grande abraço a todos
_________________
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário Endereço AIM Yahoo Messenger MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sáb Dez 08, 2007 3:30 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

Geraldo
Muito obrigado pelas dicas Wink
Esta veio para mim com a grossura de um palito Smile Very Happy ...tenho-a deixado meio à vontade...e se bem que de vez em quando lhe dou uma mexidela maior para a modelar, é assim que pretendo que ela fique,...à vontade!
Já estive para a oferecer...mas não sei porquê, resolvi optar por dar uma Glicínia que me nasceu cá...com a quantidade de novas arvores que tenho em curso, o mais certo será ter que fazê-lo no próximo ano...salvo se ela me surpreender...vamos ver Wink...é o que faz termos um espaço reduzido Sad Embarassed

Alberto
Muito obrigado pelo incentivo, e concordo plenamente, são informações de alguém com a experiência do Caro Amigo Geraldo que evitam problemas maiores e ampliam em muito a nossa probabilidade sucesso...afinal são bastantes anos de aprendizagem que podemos atalhar, não é verdade Wink

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
hsp
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 05/09/07
Idade: 51
Mensagens: 190
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2008 10:32 pm    Assunto: Responder com citação

Antonio Castro,
Posta uma foto recente dela.
Estou com varias recem brotadas e quero ter ideia com base em modelos da mesma especie do que posso fazer com elas.
_________________
Helio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qua Mar 26, 2008 8:15 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

Ainda que as diferenças não sejam significativas, pela sua própria juventude, aqui vai a foto dela em 23-03-08


Está começar a responder á Primavera, que anda meio timida Very Happy

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07
Idade: 50
Mensagens: 1564
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Sex Mar 28, 2008 1:19 am    Assunto: Responder com citação

Caro Castro, falando em romã, tendo o desenvolvimento positivo em folhagem como a sua, até na compactação da mesma, já é um grande passo de lá para cá, está vendendo saúde e muito bem estilizada, qdo o nebari for descoberto ficará muito bacana, mostrará mais imponência e respeito.

Abraço,
Fabiano.
_________________
Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sex Mar 28, 2008 9:26 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Amigo Fabiano

É efectivamente um grande passo, é por isso que gosto por demais de sementeiras/estacas etc...
Embora em termos de Bonsai própriamente dito, não represente nada de especial...é precisamente o "caminho" que me levou até ali, que me dá o maior prazer, o sermos nós os responsáveis pela educação de um exemplar desde pequeno...é o ver que quando a recebemos era um ramo frágil e agora começa a dar ares de tentar parecer alguma coisa Wink .

Como referi noutro fórum, por ter mais espécies que estão em curso, o mais certo é no próximo ano a oferecer a algum amigo de cá...vamos lá a ver como se comporta.

Tenho em sementeiras já germinados:
Aceres ginnala - fica amarelo no outono
Aceres ginnala flame - como o próprio nome indica vários tons de vermelho
Acer tridente - que não sei a espécie, logo os tons variam um pouco
Liquidambar - que cá no Outono na mesma árvore se vêem com folhas do verde ao vermelho vivo.
e também Carpinus coreano que nasceu em 2006 e neste ano, se sobreviver deve dar um bom pulo
Assim como exemplares de Quercus red + white nascidos em 2007...tudo isto á espera do seu espaço, na minha diminuta varanda Embarassed

Estás a ver o efeito cromático que o espaço terá aquando da mudança de estação.

Obrigado pelo comentário Wink

Um abraço,

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07
Idade: 50
Mensagens: 1564
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Sáb Mar 29, 2008 11:39 am    Assunto: Responder com citação

Castro, e aonde estão todas estas plantas germinadas em sementeiras? São muitas de cada tipo? Vai dar problema sério na tua varanda, ou vai resolver alguns outros... quem sabe...

Abraço,
Fabiano
_________________
Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sáb Mar 29, 2008 3:41 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Fabiano

Eu sempre que semeio ( quase todos os anos) apenas o tento fazer em espécies que atraiam significativamente, e do seu resultado, apenas fico com um único exemplar, todas as outras distribuo pelos amigos da minha Associação "ALB" e outros, pertencentes ao "CBS" de Sintra, levo e quem quiser que tire á vontade, apens tento que todos os interessados fiquem com pelo menos uma, só satisfeito esse requisito, é que faço com que levem, felizmente o pessoal é compreensivo e também esperam que os outros retirem uma... Wink, uma coisa te garanto, faço todos os possiveis para não voltar com elas para trás Twisted Evil...comprometem seriamente o habitáculo Very Happy Very Happy Very Happy.
Penso que desta fechei a loja para colecta de mais espécies, mas com certeza irei continuar a praticar "Misho"... só que para oferta 100%.

É um acto que me tem dado algum prazer praticar, faço-o praticamente desde que comecei na arte do Bonsai e muitos deles, foram a pessoas que nunca vi na vida até aquele momento, que por sorte (deles) naquele dia terão ido a uma das actvidades da Associação.
Ajuda a criar laços entre os praticantes e quebrar alguma timidez desses mesmos visitantes, também porque, quem sabe se lhes fica o hábito de oferecer a outros que iniciam Smile...depois mando-te umas fotos, não coloco cá (por enquanto) porque tenho já demasiadas fotos em sites hospedeiros Confused Embarassed .

Mas não é fácil, este ano já tive dissabores com elas, desde morte por excesso de dias com bastante humidade; a ter-se partido um escorredor e cair para cima doutro e espalhar-se tudo no chão, já com plantas germinadas, Rolling Eyes Very Happy Very Happy



[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Dom Out 19, 2008 4:46 pm    Assunto: Responder com citação

Frágil, frágil, mas continua...


para o ano volta para um vaso de treino, ou vou ter que a oferecer a alguém, depende do espaço na altura Twisted Evil Wink .

Cptos.

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Ter Mar 31, 2009 6:14 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

Actualizando, ainda agora começou a brotar já estava com vontade de dar flor Shocked Evil or Very Mad ...a seu tempo, primeiro folhas e ramos Twisted Evil


Esta é daquelas que faz o que quer Cool


[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08
Mensagens: 1233
Localização: Buritis - MG

MensagemEnviada: Qua Abr 01, 2009 9:56 am    Assunto: Responder com citação

Sua planta tem um bom movimento amigo Castro.
Contrariando todas as expectativas anteriores, ela está aí, saudável e com excelente brotação...

Concordo com o amigo em intervir e não deixar que ela floresça/frutifique, isso poderia causar a perda de galhos ou até mesmo da planta toda.

Parabéns por mais este belo exemplar.

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sex Abr 03, 2009 6:58 pm    Assunto: Responder com citação

Está ganhar forma Very Happy Very Happy

Só que ultimamente tenho-a deixado em paz e vai continuar assim...agora e nos próximos anos apenas me vou preocupar em que ela engrosse, sem ter que recorrer a escorredor ( já não há espaço Embarassed Sad )

Todos os anos tenho ficado com uma romã dela Very Happy Very Happy, o problema é os excessos, vamos lá a ver aonde me leva...

Obrigado pelos comentários Wink

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 15/03/07
Mensagens: 936
Localização: brasilia df

MensagemEnviada: Qui Jul 16, 2009 6:27 pm    Assunto: Responder com citação

e verdade nick
_________________
Se creres verás a glória de Deus.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil