FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acupuntura em Bonsai
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
vadozam



Registrado: 15/12/06
Mensagens: 44
Localização: Cuiabá - MT

MensagemEnviada: Seg Out 01, 2007 3:03 pm    Assunto: Acupuntura em Bonsai Responder com citação

Bom primeiramente queria me desculpar antecipadamente se já foi postado isso antes. Porém, fiquei tão abismado que achei interessante em postar e compartilhar com os demais colegas.
Bom vamos lá:

Dentista utiliza acupuntura para melhorar o crescimento de plantas e curar suas doenças

Ogama descobriu que as mudas tratadas com a técnica ficam mais viçosas mesmo sem sol
Há pouca diferença entre bonsais e seres humanos. Por mais estranha que seja, foi a essa conclusão que chegou o dentista Jacinto Emílio Ogama, presidente da Associação Energia Vital de Guarulhos, na Grande São Paulo, após realizar seções de acupuntura em plantas durante oito anos. A milenar medicina chinesa, cada vez mais utilizada por médicos, fisioterapeutas, dentistas e veterinários, age da mesma maneira sobre os vegetais, estimulando seu crescimento e curando suas patologias. “As agulhas são feitas de metal, excelente condutor, e têm a capacidade de concentrar grande quantidade de energia, que pode ser aplicada em qualquer ser vivo”, esclarece Ogama, emprestando termos de física e química para explicar os princípios da acupuntura.
Nas duas salas de seu consultório, entre a cadeira de dentista onde sentam seus pacientes de biocibernética – tratamento de problemas do corpo como bronquite e rinite por meio de aparelhos odontológicos – e os dois divãs onde se deitam as vítimas de suas agulhas, moram uma dúzia de pequenos vasos. Entre uma sessão e outra, Ogama aproveita o tempo cuidando de seus bonsais, miniaturas de pinheiros, macieiras, ipês e até de um pé de romã, verdadeiras cobaias do acupunturista. O ambiente é dos mais inóspitos. Os vasos não recebem ventilação nem luz solar direta, já que as janelas de vidro apontam para o sul e estão invariavelmente cerradas. Ainda assim, seus parapeitos são adornados por plantas vistosas, resultado da experiência. Para mostrar seus efeitos com maior propriedade, o dedicado jardineiro cultiva duas mudas da mesma espécie em um único vaso, estimulando apenas uma com as famosas picadas. A outra quase não se desenvolve e, ocasionalmente, acaba sucumbindo perante a portentosa colega.

Todos podem repetir o processo em seu próprio jardim. Para alívio dos leigos em acupuntura, os vegetais não contam com os 1.130 pontos dos meridianos de energia que compõem o corpo humano. Para os médicos, cada milímetro do corpo ou das orelhas reverte em um resultado diferente, enquanto há apenas duas maneiras de espetar as plantas. “Se aplicarmos a agulha na parte externa dos caules, a árvore crescerá. Picadas nos ângulos internos das ramificações fazem com que ela dê flores e frutos”, instrui Ogama. Ele costuma deixar as agulhas permanentemente espetadas, e as troca todo mês.
As plantas muito novas recebem agulhas menores, usadas na acupuntura facial, e as plantas de maior porte são tratadas com agulhas sistêmicas, utilizadas no resto do corpo. Enquanto os pacientes de carne e osso costumam receber um jogo de 20 setas em cada sessão, uma ou duas são suficientes para o tratamento dos vegetais. Agora, quando as plantas não tiverem um tronco principal, mas apenas caules frágeis como os das violetas, Ogama recomenda que seja dado um estímulo momentâneo, dispensando-se a permanência das pontas de metal por mais de um minuto. “No interior, é comum darem machadadas nos troncos das mangueiras para que os frutos sejam mantidos e as copas fiquem mais vistosas. Outras vezes, percebemos pregos espetados em grandes árvores durante décadas. O princípio é o mesmo da acupuntura que eu faço”, diz Ogama, confessando onde encontrou sua inspiração.

Revista "Isto É"
10 de Maio de 2000
_________________
"Novas reservas por um futuro consciente"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
BAIORS
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 04/06/07
Idade: 40
Mensagens: 298
Localização: Cuiaba-MT

MensagemEnviada: Ter Out 02, 2007 2:06 pm    Assunto: Responder com citação

meu amigo vadozam se ta lendo demais.
Que materia e essa muito interessante a se pensar em corpo humano um ser vivo por que não em plantas sera que somos tão diferente assim.
Pena que não tem fotos para nos observarmos tal tecnica.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/07/06
Idade: 44
Mensagens: 815
Localização: Rio de Janeiro, RJ

MensagemEnviada: Ter Out 02, 2007 6:17 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos, aqui em Niteroi fizemos essa experiencia e o resultado foi muito bom, se a planta estiver sadia vale a pena fazer
_________________
Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
juniosg



Registrado: 01/09/07
Mensagens: 62
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Ter Out 02, 2007 6:23 pm    Assunto: Responder com citação

tá bom tá bom,... eu compro um jogo de afinete de costura,...(se minha mae ou minha vô tivessem um eu roubava mas,... =[ )

pergunta pra quem testou...
isso estimula um crecimento localizado ou se eu faço em qualquer galho a planta inteira crece?
pera ai eu posso usar arame mesmo,... ha,... mas acho que vou comprar o jogo de alfinetes assim mesmo,..., nem vou,... =D devo cortar o oarame a apontar do tamanho certo pra numca mais tirar e deichar a planta cicatrizar,...

valeu^^
_________________
Junio Salgado Gomes
-_-
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Gleison



Registrado: 22/07/07
Mensagens: 64
Localização: São José dos Campos - São Paulo

MensagemEnviada: Ter Out 16, 2007 2:18 pm    Assunto: Responder com citação

Pode-se usar agulhas ou alfinetes???
_________________
Gleison
São José dos Campos-SP
gleison_gen@hotmail.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/07/06
Idade: 44
Mensagens: 815
Localização: Rio de Janeiro, RJ

MensagemEnviada: Ter Out 16, 2007 8:01 pm    Assunto: Responder com citação

Dicas

Amigos eu fiz e deu muito certo,

Agulhas ou alfinetes?
R= depende do tamanho da planta e da massa do tronco, no ficus o alfinete deu certo, na serrissa eu tive que usar preguinhos.

Cicatriz?
R= Fica tranquilho que a cicatriz é insignificante

De uma olhada neste link:
http://www.bonsainiteroi.com.br/acumputura.html
_________________
Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/06/06
Mensagens: 647
Localização: CAMPO GRANDE -MS

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2007 9:00 am    Assunto: Responder com citação

Muito interessante a matéria!!
_________________
ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
_____________________________________
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 20/10/07
Idade: 43
Mensagens: 248
Localização: Curitiba - PR

MensagemEnviada: Dom Out 21, 2007 9:13 pm    Assunto: Responder com citação

Alguém tem alguma dica sobre isso? Eu li mas não entendi a posição das agulhas... por exemplo, eu tenho um shimpaku como eu faço isso?
_________________
José Carlos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
vadozam



Registrado: 15/12/06
Mensagens: 44
Localização: Cuiabá - MT

MensagemEnviada: Qui Out 25, 2007 7:00 pm    Assunto: Responder com citação

Aqui irá responder muitas duvidas...Abraços...


_________________
"Novas reservas por um futuro consciente"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
BAIORS
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 04/06/07
Idade: 40
Mensagens: 298
Localização: Cuiaba-MT

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2007 2:34 pm    Assunto: Responder com citação

Te digo se tal tecnica deu certo não vejo porque não tentar tambem, assim pois como um dia descobriram a eficacia do escorredor e mamadeira futuramente teremos otimos resultados e demostracões bem concretas.
Tambem digo aos amigos que tiverem mais esperiencias que postem para que assim seja difundido entre todos tal tecnica.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/08
Idade: 43
Mensagens: 635
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Qui Nov 06, 2008 9:54 pm    Assunto: Responder com citação

Como Fisioterapeuta e acupunturista posso colaborar nessa matéria.
A acupuntura em humanos e animais é endossada por centenas de estudos científicos.
Já em plantas nunca li nada de científico a respeito.
Porém, o organismo (ou planta) percebe a agulha como uma agressão, e deste modo utiliza os meio disponíveis para se defender desta lesão. Nos animais é um aumento da circulação sanguinea e celulas de defesa, além da liberação de hormônios.
Nas plantas o comportamento deve ser semelhante, a agulha deve estimular uma resposta da planta, que pode ser uma aumento do fluxo se seiva, ou a liberção de alguns hormonios que estimulem o crescimento.
A acupuntura baseada em explicações filosóficas muitas vezes soam como bobagem (e as vezes o são), mas muitas vezes essas afirmações são corroboradas posteriormente com estudos científicos.
Quanta a posição das agulhas e seus efeitos, assim como o tempo de permanencia não tenho nada a acrescentar.
O que fazer? Experimentar, anotar os resultados, repetir. Em fim, fazer ciência!
Se funcionar ótimo........... se não........paciencia!!
Obrigado
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/04/09
Idade: 48
Mensagens: 1056
Localização: BELÉM-PA

MensagemEnviada: Dom Maio 10, 2009 7:03 pm    Assunto: MUITO BOM Responder com citação

ESSA MATÉRIA É SHOW
_________________
O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil