|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Cleriston 2.o PASSO

Registrado: 14/09/07 Idade: 42 Mensagens: 207 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 12:56 pm Assunto: Serissa - Opiniões (meu 1º bonsai) |
|
|
Olá pessoal!
Ontem (07/10/2007) eu fiz um curso de bonsai aqui na minha cidade.
Durante a manhã era parte teórica e a tarde era parte prática.
Na parte prática eu peguei uma muda de serissa e coloquei no vaso, fiz uma podas e puz pedrinhas e etc.... Depois em outra muda (não lembro) eu fiz aramação.
Vejam 2 fotos da serissa :
By cleriston
Vista de cima
By cleriston
Minha serissa já veio com a muda aramada. Não sei se dá para vocês perceberem na foto, mas o tronco dela está aramado em circulo de forma que dê uma impressão de copa.
Eu gostaria de fazer com que ela tivesse um tronco principal (curvo ou reto) e depois o troncos alternados. Será se dá para fazer isso? (mesmo depois dela aramada)
Obs.: O professor do curso disse que esta muda deve ter 2,5 anos.
Desde já fico grato com suas colaborações _________________ Cleriston Martinelo
Araraquara-SP |
|
|
 |
cascao

|
Enviada: Seg Out 08, 2007 4:50 pm Assunto: |
|
|
acho qe com uma boa pouda e uma nova aramação da pra vc fazer esse estilo q vc esta qerendo fazer que deduso qe sejo um moyogi, num eh?
espere mais sugestões de amigos mais experientes _________________ Thiago Jose Albergaria Souza |
|
|
 |
Cleriston 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 09, 2007 9:05 am Assunto: |
|
|
Ontem eu estava analisando....
Para fazer o q eu quero seria melhor se o tronco estivesse mais grosso. E para isso seria melhor se ele estivesse em um vaso maior, não é?
Como este bonsai já está em um vaso bonito vou deixá-lo assim.
Então vou pegar outra muda, colocar em um vaso grande e quando tiver em um tamanho legal ae eu aplico as técnicas do bonsai.
O que vocês acham? _________________ Cleriston Martinelo
Araraquara-SP |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

Registrado: 31/07/07 Mensagens: 128 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Out 09, 2007 11:32 am Assunto: |
|
|
Caro Cleriston,
Se sua intenção for buscar um desenvolvimento rápido para a planta em questão, sugiro ler a matéria encontarada no Site do Atelier que fala sobre "Escorredor/Mamadeira" que acredito ser bastante utilizada e propicia excelentes resultados.
Segue o Link:
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html
Espero poder ter ajudado!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
Cleriston 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 18, 2007 10:17 am Assunto: Ressuscitando o tópico... |
|
|
Galera minha serissa tah com algumas flores.... Vejam as fotos
Mas toda vez q eu vejo ela eu sinto uma dor no peito, pois ela está sem estilo. Como já disse, eu apenas coloquei ela no vaso para treinar no curso que fiz. Aramação eu fiz em outra muda.
O pior é q minha esposa (leiga) acha linda a serissa e acha q é um bonsai... mas pra mim não é, pois não consigo ver um estilo nela.
Vocês tem alguma sugestão??
 _________________ Cleriston Martinelo
Araraquara-SP |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Out 18, 2007 1:13 pm Assunto: |
|
|
bela floração. parabens!!!! iso é a recompensa que elas nos dão.
aconselho vc colocar sua serissa em um vaso maior, para que se desenvolva livremente...acho muito cedo ainda coloca-la num escorredor, visto que é uma muda ainda. Mas o caminho é esse. Há, não esqueça de aduba-la, mas sempre depois de 30 dias do transplante _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
Cleriston 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 18, 2007 1:19 pm Assunto: |
|
|
Veja a foto de baixo.
E se eu "tirar" um pedaço da ponta plantar como estaca (na areia, com hormonio, etc) será se pega?
 _________________ Cleriston Martinelo
Araraquara-SP |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Out 18, 2007 4:56 pm Assunto: bonsai |
|
|
Por outro lado, eu optaria por deixar sua serissa como está, aramada e com esse movimento mesmo. Só que, para embelezar melhor, replantaria em um vaso apropriado para o estilo KENGAI ou cascata, como é usualmente conhecido:
Veja que não há mistério nem dificuldade em formar sua serissa nesse estilo. Basta forçar o galho a essa posição, levemente, tomando cuidado para não quebrá-lo, claro. Faça um movimento levemente sinuoso (em forma de "S") no tronco principal, aramando em seguida os galhinhos, distribuindo-os ao longo do movimento curvo, de maneira a poder formar com eles os "patamares" ou "pisos" ou "bases", como queira chamar.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Qua Nov 07, 2007 5:52 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
Cleriston..
conheço esta especie de serissa como serissa dupla, devido a flor parecer duplicada,... tem um crescimento muito lento, tenho um pre bonsai de 5 anos, shorin moyogi, se pudesse conseguir a serissa chinesa , (comun) tem um desenvolvimento mais rapido...
a serissa que o nickyfury mostrou , conheço por serissa roxa,... tem um crescimento mais lento ainda,. ( pelo menos aqui no friu)
abraço
rodrigo _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Seisdedos 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 18, 2007 8:05 pm Assunto: conterrâneo |
|
|
Olá Cleriston,
Eu fiz o mesmo curso que vc, há um ano e meio atrás. Essa muda de serissa usado no curso é para que vc apenas se habitue a mexer, plantar e cuidar da sua primeira plantinha envasada, pode acreditar, a maioria já deixou morrer de falta dágua... rs, tem gente que ficou por aí e outros que já têm bastante bonsais. Agora temos a associação, não perca a oportunidade, vá nos encontros, converse com o Luiz, participe dos dias em que os associados trabalham várias plantas, vai aprender bastante. Paciência como dizem os colegas; a serissa é terrível para aramar, quebra fácil, a sua é novinha e logo vai perceber que não tem estilo e está envasada num vaso desproporcional. Se quiser corte acima do "S" da última foto onde vc a estica, deixe um galho na primeira curva, aí vc começa um moyogi, leia mais sobre o estilo e dê prosseguimento, vai precisar de três galhos um de um lado, um do outro e um de fundo, depois deixe uma copa. Observe os tópicos sobre serissas do Nelmar, ele detona com elas.
Valeu companheiro, ainda nos veremos _________________ Quatro coisas irrecuperáveis: a pedra... depois de atirada!
a palavra... depois de proferida!
a ocasião... depois de perdida!
o tempo... depois de passado! |
|
|
 |
Cleriston 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 19, 2007 8:53 am Assunto: |
|
|
Olá Seisdedos!
Obrigado pela resposta
Quando posso eu participo das reuniões do clube bonsaikai... Você também participará do clube?
Obs.: Te adicionei no msn _________________ Cleriston Martinelo
Araraquara-SP |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|