FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

BONSAI DE ACEROLA - COM FRUTOS
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qua Dez 10, 2008 8:42 pm    Assunto: Responder com citação

Willian,

Acerola em vaso é exigente em matéria orgânica. Se você utilizar um substrato pobre ela definha, perde galhos e pode até morrer, sem contar que não vai florir nem frutificar. Troque o substrato pelo menos 2 vezes ao ano.

Fique atento também ao ataque de colchonilhas.

Uma boa proporção seria:

30% de matéria orgânica;
50% de argila ou terra boa
20% de areia grossa;


Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Takaki



Registrado: 28/10/08
Mensagens: 34
Localização: Presidente Prudente-SP

MensagemEnviada: Qua Jan 07, 2009 9:00 am    Assunto: Responder com citação

Geraldo, gostaria de um conselho seu. Tenho uma acerola em meu sítio com um tronco perfeito e diametro bem largo. Gostaria de extraí-la para fazer um bonsai. Ela tem bastantes galhos pequenos saíndo da base.
A minha dúvida reside na seguinte questão: Corto o tronco na altura pretendida e já faço a extração da planta com poda de raízes, colocando-a num vaso, ou corto o tronco na altura pretendida, aguardo a brotação de novos ramos, para depois de algum tempo extrai-la da terra?
A planta tem mais de 2 metros e quero reduzi-la para aproximadamente 25-30 cm.
Abaixo da altura de corte pretendida existem diversos raminhos com folhas.
Ao redor do tronco já dei uma especionada e existem diversas raízes.
O que vc acha?
Agradeço desde já sua atenção.[/i]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qua Jan 07, 2009 8:34 pm    Assunto: Responder com citação

Takaki,

A melhor opção seria cortar o tronco na altura pretendida e ao mesmo tempo fazer uma sangria para depois retirar a planta. A sangria consiste em abrir um sulco ao redor do tronco e enchê-lo de matéria orgânica misturada com areia grossa e cubra a mistura com serragem grossa. Mantenha a mistura sempre úmida. A sangria vai fazer a planta emitir uma grande quantidade de pequenas raízes que darão suporte aos processos vitais da planta quando da retirada. Enquanto a planta emite as raízes na mistura, os novos brotos sairão já na altura pretendida e o seu bonsai já estará bem encaminhado.

Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Takaki



Registrado: 28/10/08
Mensagens: 34
Localização: Presidente Prudente-SP

MensagemEnviada: Qui Jan 08, 2009 10:31 am    Assunto: Responder com citação

Geraldo, obrigado pela rapidez da resposta e constante disponibilidade.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
f.dimas



Registrado: 29/12/08
Idade: 49
Mensagens: 8
Localização: Vilhena-RO

MensagemEnviada: Seg Jan 19, 2009 10:31 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Geraldo,
Muito bonita sua acerola. Parabéns.
Meu primeiro projeto de bonsai é uma acerola de tamanho semelhante a sua, só que sem formato definido.
Ela não é de enxerto, deve ter uns 9 anos e já foi muito judiada. Foi +- bem cuidada nos últimos 2 anos. Quando deixei crescer livremente ela emitiu algumas flores. Se manter em tamanho reduzido você acha que ela vai emitir novas flores.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Paulo Ramos
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 20/01/08
Mensagens: 140
Localização: Colatina - ES

MensagemEnviada: Sex Maio 29, 2009 12:35 pm    Assunto: Responder com citação

GERALDO INOCÊNCIO escreveu:
sandro monteiro,

Logo estarei postanto a imagem do figo. Aguarde.
Lhe enviei uma mensagem privada estou aguardando seu retorno.


Do amigo Geraldo Inocêncio


Caro Geraldo, vi uma resposta sua ao pedido do Sandro Monteiro, dizendo que iria enviar para ele uma foto de um Figo. Gostaria de ver a foto da sua planta, pois acabei de adquirir uma muda de Figueira e estou procurando informações sobre a espécie.
Grato,
Paulo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rafael Spinola
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 19/06/07
Idade: 55
Mensagens: 261
Localização: Salvador-Ba

MensagemEnviada: Dom Maio 31, 2009 9:50 pm    Assunto: Responder com citação

sei que essa acerola ja recebeu muitos elogios, mas ja passei umas dez vezes nesse tópico e fico admirando ela! e tenho que deixar meus parabéns e dizer que realmente está muito linda! sem nenhuma preocupação em mostrar tronco ou altura e detalhes técnicos essa acerolinha é simplesmente harmonica e espetacular!!!
Parabéns!!!
_________________
Parabéns por viver bonsai!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Isaias
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 03/11/05
Idade: 65
Mensagens: 222
Localização: Suzano SP

MensagemEnviada: Ter Jan 26, 2010 8:04 am    Assunto: Responder com citação

ola sr.geraldo estou com problema com citricas ,apos poda elas brotão com vigor mas com o tempo as folhas ficam ratiticas e enrolam e os galhos não desenvolvem(limão e laranja )falta de nutrientes?


Grato !



levantando topico!!!
_________________
aprendiz
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Seg Fev 01, 2010 2:05 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Sr. Geraldo ..
Já vi muitas plantas suas e , me corrija se eu estiver errado , percebi que o Sr. não é tão rigoroso quanto aos estilos mais tradicionais ..
Todos eles são muito bonitos e saudaveis , mas , como lemos e estudamos os estilos aqui no forum , talvez eu esteja muito "engessado" e fique procurando neles os estilos , muitas vezes, não os encontrando ...
Claro que isso não desqualifica em nada suas obras de arte , ao contrario , mostra que essa liberdade é saudavel e possivel ...
Existe uma priorização pelos frutos e flores em detrimento dos estilos ..?
Sou novo no forum { 1 ano } um iniciante com 15 anos de cabeçadas e murros em pontas de facas ... um passo a frente e dois para traz , porque não tinha paramentros ou amigos para me orientar { moro numa cidade pequena : 20 mil hab. no interiorrrrrrr de SP} , e as cegas caminhava , agora , já vejo pontos de luz na escuridão , sendo o Sr. um destes pontos que sigo .
Nebari.. tachinagari , proporções , posições de galhos , primarios , secundarios .. etc... estilos ... se formos seguir a risca todas as regras é quase impossivel avançar ...
Estou errado pensando que uma arvorezinha saudavel e bem cuidada , com uma copa cheia de folhas , com flores ou frutos intão , num vaso pequeno é um bonsai ?
Nossas nativas podem ser cultivadas com estilos proprios ???
Já que não somos orientais , e portanto , não estamos acostumados a tantas regras , nem tão rigidas , seria possivel cultivarmos bonsai de qualidade mesmo sem seguirmos as tão famigeradas regras e estilos ?
O Sr. é criticado por não seguir a risca os estilos orientais ???

Desculpe-me tantas perguntas , mas , as vezes fico um pouco confuso e desestimulado ...
Desde já agradeço a atenção e o parabenizo novamente pelos belos trabalhos expostos ...


...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Isaias
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 03/11/05
Idade: 65
Mensagens: 222
Localização: Suzano SP

MensagemEnviada: Seg Fev 01, 2010 3:18 pm    Assunto: Responder com citação

Bonsérgio,belo comentarioa tb,idem!!, as plantas do Sr. Geraldo sao mesmo exelentes.

Abraços...
_________________
aprendiz
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
bad_clusters
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/08/08
Idade: 38
Mensagens: 227
Localização: Anápolis - GO

MensagemEnviada: Ter Mar 02, 2010 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

Bonsérgio escreveu:
Caro Sr. Geraldo ..
Já vi muitas plantas suas e , me corrija se eu estiver errado , percebi que o Sr. não é tão rigoroso quanto aos estilos mais tradicionais ..
Todos eles são muito bonitos e saudaveis , mas , como lemos e estudamos os estilos aqui no forum , talvez eu esteja muito "engessado" e fique procurando neles os estilos , muitas vezes, não os encontrando ...
Claro que isso não desqualifica em nada suas obras de arte , ao contrario , mostra que essa liberdade é saudavel e possivel ...
Existe uma priorização pelos frutos e flores em detrimento dos estilos ..?
Sou novo no forum { 1 ano } um iniciante com 15 anos de cabeçadas e murros em pontas de facas ... um passo a frente e dois para traz , porque não tinha paramentros ou amigos para me orientar { moro numa cidade pequena : 20 mil hab. no interiorrrrrrr de SP} , e as cegas caminhava , agora , já vejo pontos de luz na escuridão , sendo o Sr. um destes pontos que sigo .
Nebari.. tachinagari , proporções , posições de galhos , primarios , secundarios .. etc... estilos ... se formos seguir a risca todas as regras é quase impossivel avançar ...
Estou errado pensando que uma arvorezinha saudavel e bem cuidada , com uma copa cheia de folhas , com flores ou frutos intão , num vaso pequeno é um bonsai ?
Nossas nativas podem ser cultivadas com estilos proprios ???
Já que não somos orientais , e portanto , não estamos acostumados a tantas regras , nem tão rigidas , seria possivel cultivarmos bonsai de qualidade mesmo sem seguirmos as tão famigeradas regras e estilos ?
O Sr. é criticado por não seguir a risca os estilos orientais ???

Desculpe-me tantas perguntas , mas , as vezes fico um pouco confuso e desestimulado ...
Desde já agradeço a atenção e o parabenizo novamente pelos belos trabalhos expostos ...


...


Amigo irei tentar responder pelo Geraldo, até pq acredito que ele está muito envolvido com os parques ecológicos dele em Morrinhos - GO. rs.rs.rs.

Eu defendo uma tese que existe muitos outros estilos adequados a um bonsai. Aquele clássicos que conhecemos se derivou das florestas orientais, pois aquele tipos são comuns na vegetação local.
Assim, não acho incorreto usar estilos de árvores que encontramos em nossa vegetação, acho que o espírito do bonsai esta em tentar reproduzir uma arvore em um vaso.

Para você ter uma idéia, hoje utilizamos estilos africanos como estilo o umbrella (ou pierneef) apresentado pelo bonsaísta Charles S Ceronio no bonsai 2006 e que representa um dos estilos das árvores africanas. Isto é recente e não milenar como um ereto informal ou han kengai.

Admiro muito as árvores de nosso cerrado e algumas plantas minha tento reproduzir esta selvageria que somente uma árvore de cerrado pode passar.

Acredito também que bonsai é você abstrair o espirito da natureza que se encontra naquela planta.


Concluindo, não acho que seja errado utilizar outros estilos, cada planta tem sua beleza.

Um forte abraço
_________________
Às vezes é necessario sacrificar coisa, que você pensava ser importante, para que no futuro possa alcançar o seu objetivo. (Marcio Gonzales Aggio)

Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Heliton Primo



Registrado: 18/01/11
Mensagens: 8
Localização: Cruzeiro-SP

MensagemEnviada: Qua Jan 26, 2011 12:55 pm    Assunto: Re: BONSAI DE ACEROLA - COM FRUTOS Responder com citação

GERALDO INOCÊNCIO escreveu:
Oi pessoal,

Vai abaixo as fotos de um bonsai de acerola da minha coleção:

Foto 1: o bonsai


Foto 2: detalhe dos frutos


Foto 3: Vista por outro ângulo



Dados da planta:

Altura 53 cm Diâmetro do tronco 6 cm.

Do amigo Geraldo Inocêncio








Olá,
Bonito trabalho, tenho um bonsai de acerola com as mesmas caracteristicas, pode me orientar com a poda e a forma de adubar.

desde agradecido!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ruan Faquim



Registrado: 16/01/11
Mensagens: 33
Localização: Anápolis-GO

MensagemEnviada: Qua Jan 26, 2011 10:14 pm    Assunto: Dúvidas Responder com citação

Olá Geraldo como vai???

Em primeiro lugar estou parabenizando vc pelo trabalho, por que está fantasticos, tanto este como os outros que eu vi...

Transplantei minha acerola de 3 anos esses dias e aslgumas folhas murcharam, é normal para esta espécie??

Ela aceita podas drasticas? quando fazer..

Obrigadooo
Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2011 1:59 am    Assunto: Responder com citação

Acerola aceita podas drásticas , desfolhas e etc, e com uma recuperação bastante rápida, adoro trabalhar com esa espécie justamente por isso , aceita todo tipo de intervenção.
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil