FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitangueira
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
bivis



Registrado: 02/12/07
Mensagens: 28
Localização: Belo Horizonte - MG - Brasil

MensagemEnviada: Qua Dez 05, 2007 5:11 pm    Assunto: Pitangueira Responder com citação

Amigos, comprei um "pre-bonsai" do supermercado. Fiquei bastante tempo olhando ele, e não vi nada de errado.
Após alguns dias em casa, notei algumas folhas retorcendo, achei que não era nada. Apareceram alguns furos, e algo que parecia ferrugem.
Procurei então receitas sobre como acabar com ferrugem, e fiz o preparado de alho e pimenta. Esta manha, quando fui 'limpar' as folhas para aplicar a calda, notei um inseto esverdeado, um pulgão. Procurando pela planta, não achei nenhum outro. Porém achei algumas 'pintinhas' marrons, perguntei a minha avó se ela sabia o que era. E ela me disso que era pulgão. Comecei então a remover as folhas doentes, furadas, e retorcidas, porém removi mais de 50% das folhas, e ainda existem várias folhas apresentando problemas.

Parece efeito de Pulgão e /ou ferrugem ?
Eu devo remover *TODOS* as folhas doentes e fora do padrão ?
Após essa remoção, eu posso passar para o escorredor sem problemas?

Desculpem as fotos pois são de celular, mas dá pra ter uma idéia.

Fotos de quanto chegou :





Fotos das folhas doentes :






















Fotos após a remoção das folhas :



Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Sáb Dez 08, 2007 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

bivis,

Pitangas aguentam bem a remoção das folhas, logo ela vai estar com novas folhas. Contra ferrugens em geral é melhor aplicar um fungicida ´cúprico, como por exemplo o oxicloreto de cobre.

Contra besourinhos, pulgões e outros insetos aplique malathion. O cheiro do malathion é forte mas eu o utilizo a mais de 20 anos e nunca tive problemas. Mas como todos os agrotóxicos, deve se tomar os cuidados de praxe. Camisa de manga longa, chapéu, luvas e máscara de pano. Aplique à tarde com pequenos aspersores, nas horas de menos vento.


Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
JCordas



Registrado: 07/09/08
Mensagens: 1
Localização: Portugal

MensagemEnviada: Qui Nov 27, 2008 11:11 am    Assunto: Responder com citação

Meus caros amigos contra os insectos é possivel eliminar com algo super simples! Usem água com uma pequena solução de detergente para a loiça, pulverizem o bonsai com a ajuda de um borrifador. Este tratamento permite aos pulgoes e outras pragas morrer afogados com a solução, depois é so limpar o bonsai com agua limpida e resulta muito bem.

para um borrifador uma pequena colher de chá chega,
apliquem a solução, aguardem 15min e após isto passem por água limpida, se não resultar á primeira voltem a refazer o processo todo.
_________________
JCordas
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/10/06
Mensagens: 312
Localização: são paulo

MensagemEnviada: Dom Dez 07, 2008 3:05 pm    Assunto: Responder com citação

JCordas, vc usa uma colher de chá em quantos ml de água?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil