FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

A Filosofia do Bonsai
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Dom Maio 22, 2005 10:14 am    Assunto: A Filosofia do Bonsai Responder com citação

A FILOSOFIA DO BONSAI
"Postura ética"

Quando Chi Kuen Ki ( Nome fictício ) resolveu levar seus bonsai para o Japão não estava pensando em levar uma planta e sim uma lembrança de seu País, algo que lembrasse de onde veio, dos parentes, dos amigos, das pessoas... uma recordação. O bonsai estava em segundo plano. Era o caminho, não o destino.
Da mesma forma quando olhamos a foto de nosso pai ou mãe que já não estão entre nós e nos lembramos deles; a foto é um caminho. O importante é a lembrança dos momentos com nosso pai ou mãe ou quem quer que permaneça em nossa memória.
Vamos observando que o bonsai existe porque existimos, ou seja, somos mais importantes porque sem nós ele não existiria. Então é necessário, urgente, que enxerguemos esta verdade e saibamos organizar os nossos conceitos.

Não deixarmos que a vaidade nos coloque em situações ridículas por pensarmos que a verdade é nosso patrimônio pessoal. O melhor argumento é o “ sei que nada sei ”.

Ao longo dos anos venho observando mestre Hidaka trabalhar. Jamais ouvi em suas palavras, críticas a quem quer que seja; seu tempo é mais precioso. Fala de suas plantas como se estivesse se iniciando na Arte Bonsai (“sei que nada sei “); com ardor, com prazer mas, sem vaidade. Ao falar mostra a profundidade dos seus conhecimentos em anos de estudo. Como ele me disse certa vez: ¨ Mário, no Brasil as pessoas deveriam estudar mais para aprender melhor. ¨ Observando mestre Hidaka trabalhar uma planta, vi claramente o que pode ser notado por qualquer pessoa atenta aos detalhes: ele trabalha como se estivesse dentro da árvore. Repararam?! O tronco curvado para frente, quase a altura da árvore; seus olhos fixos e, vez por outra, balbuciando algumas palavras em japonês, vai dando retoques em pequenos pinheiros que ao longo dos anos cultivou. De repente sorri! A alegria, quase infantil, de encontrar um caminho.
Cada um de nós tem que buscar seu caminho, sua estrada. Esta é a grande dificuldade: um caminho próprio que, neste caso, é como uma propriedade da qual teremos documento, teremos a nossa assinatura de identificação. Nada que o tempo não resolva, ainda que entendamos que encontrar um caminho seja tarefa árdua. Mesmo que jamais o encontremos, façamos desta busca um prazer. Esta busca é que nos traz a maturidade, a compreensão e o entendimento da Arte Bonsai.

A busca da perfeição na Arte Bonsai

A perfeição é um objetivo de todos nós: queremos e devemos buscá-la. Jamais chegaremos lá mas a persistência em querer alcançá-la vai alargando os nossos horizontes e nos obrigando a crescer, porque dentro da perfeição estão contidos os melhores sentimentos, as melhores virtudes: amizade, tolerância, compreensão, dedicação, amor....
Podemos ver então que no caminho da busca da perfeição é que estão as nossas ferramentas de crescimento.

Não deixar que amigos se percam em comentários que não constróem. Mais que isto, tentar sempre ajudá-los a entender e, se não for possível, perdoar.

Infelizmente, todos nós temos visto, por diversas ocasiões, o dizque me diz predatório e desnecessário em eventos. É quase lugar comum, o que é lamentável, situações como esta. Precisamos, urgentemente, crescer! Devemos proporcionar aos que iniciam, um ambiente fraterno baseado na Arte Bonsai e, não o que se vê. Podemos adotar o lema:
¨AQUI FALAMOS DE BONSAI PARA AMIGOS DO BONSAI ¨
Se pretende falar de alguém, seja íntegro, fale com a pessoa e não dela! Assim teremos um ambiente a altura da ARTE BONSAI, conseguiremos a tranquilidade quanto ao assunto em dúvida. Isto será muito bom pois poderemos aprender a ouvir e, principalmente, percebermos que o nosso rancor pode ser maior que nossa queixa. Atenção!

Valorizar todo e qualquer Evento sobre Bonsai

Temos no Brasil, hoje em dia, um começo recente em encontros de bonsaístas: EVENTOS (6 ou 7 anos). Deveríamos, como regra, ajudar a propagar dentro das nossas possibilidades todo e qualquer evento que venha a acontecer onde quer que seja. Feito por quem quer que seja. Onde se apresentem este ou aquele bonsaísta. Será nosso esforço pessoal para o desenvolvimento da Arte Bonsai.
Propagar falando aos amigos; enviando e-mails ou no seu mailing; anotando em sua home page, comercial ou não. Quando falamos em valorizar queremos dizer apoiar, falar sobre o EVENTO como um acontecimento que vai, com certeza, trazer novos amigos interessados na Arte Bonsai. Se você realiza um EVENTO, divulgar todos os outros pois, sabe da dificuldade que é fazê-lo. Se você não realiza nenhum EVENTO, dentro do espírito de bonsaísta, divulgá-lo ao maior número de amigos. Evite ser egoísta quanto ao EVENTO realizado por qualquer outro bonsaísta, percebe-se o medo, que é oriundo da própria incompetência ou egocentrismo doente, em não falar deste ou daquele evento a não ser que se esteja participando. Tenho dito com certa constância que ¨ aquele que esconde o que sabe é incompetente no que faz ¨. É dando a ¨ cara ¨ para bater que saberemos se somos ou não capazes; muito mais para nós mesmos do que para os outros. Nada se consegue sem luta, mas lutar não significa pisar em alguém e sim fazer acontecer.

Ajudar as Associações existentes naquilo que for necessário para mantê-las vivas e atuantes, independente de ser um associado.

Devemos nos empenhar, sempre que possível ou necessário, em ajudar as Associações existente pois, são elas os pólos centralizadores dos bonsaístas nas diversas regiões do País. Associe-se! Quando tivermos uma quantidade interessante de Associações, fortes e bem estruturadas poderemos pensar grande... em uma FEDERAÇÃO.

Associações

Os méritos de uma Associação devem ser usados apenas como patrimônio, resultado de esforço e trabalho. Jamais usar qualquer resultado conseguido como, serem associados de alguma entidade Internacional; ter trazido este ou aquele mestre (Nos dois casos é só uma questão de pagamento!), para fazer comparações. Isto não se justifica! Usar com critério os valores agregados é sinal de competência administrativa. É claro que vamos falar destes acontecimentos, nem poderia ser diferente mas, com a alegria de ter conseguido um bom resultado para o trabalho realizado. Deixe que os feitos falem por si e tenha certeza, falarão.
Não devemos provocar o isolamento dos associados dentro da Associação mas ao contrário, mostrar a todos os sócios os caminhos a percorrer permitindo o desenvolvimento pessoal pelo favorecimento coletivo de uma Associação. Atitudes deste porte mostram a segurança dos dirigentes da Associação.

Valorizar ou no mínimo respeitar o trabalho de todo artista

O fato de não aprovarmos, dentro da nossa concepção pessoal, o trabalho de um bonsaísta não nos dá o direito de criticá-lo. Às vezes, e isto pode acontecer, não percebemos o nível mais avançado do outro por absoluta falta de compreensão e humildade. Faz alguns anos escrevi um conto ¨ O Primeiro Estilo ¨, onde procurei enfocar a crítica pela crítica como fato negativo além de destrutivo. Poderemos resvalar para o ridículo se não nos cuidarmos. Quando, entretanto, gostarmos de um trabalho cumprimentemos seu idealizador pois, nossas palavras podem ser, naquele momento, tudo o que êle precisa. Não se furte em proporcionar este momento!

Dar oportunidade a novos talentos

No maior EVENTO do Brasil, que acontece na Bonsai Center Romagnole, seria acertada a abertura de espaço para que novos bonsaístas pudessem mostrar seu trabalho. O fato de estar citando este EVENTO é que, neste instante, dentro do Brasil, é o único que comportaria esta atividade sem no entanto atrapalhar outras. Poderia ser um trabalho sob julgamento de bonsaístas escolhidos e que daria ao ganhador resposta ao seu trabalho além de inseri-lo no cenário da Arte Bonsai no Brasil. Esta seria uma maneira de descobrirmos e selecionarmos, entre tantos, novos talentos. É um incentivo que proporcionará a muitos bonsaístas motivo para crescer e se desenvolver. Seriam estabelecidas regras de conduta e de trabalho. As árvores poderiam ser todas da mesma espécie com características semelhantes com escolha por sorteio. Teríamos um máximo de participantes que seriam sorteados no dia do EVENTO entre os candidatos inscritos. Poder-se-ia nominar o prêmio e dar-se um diploma e troféu ao vencedor. Qualquer outro EVENTO pode adotar atitudes semelhantes.

Entender que o crescimento do outro pode ser a expectativa do nosso crescimento

Às vezes é difícil compreender que o sucesso de qualquer bonsaísta brasileiro, em qualquer dimensão, trará retorno para todos. São as seqüelas de um egocentrismo compulsivo. É sem dúvida um pensamento pequeno e sem sustentação de quem não parou para pensar. Se alguns de nós pudermos ou tivermos a oportunidade de aparecer no cenário mundial estaremos começando a mostrar que no Brasil se faz bonsai. Poderemos começar a despertar olhares para nosso País na possibilidade de mostrar trabalhos outros que não os que já estão sendo vistos lá fora. Temos que pensar que a renovação é necessária em qualquer lugar do mundo e mais, temos que acreditar e mostrar que temos condições de participar. E temos! Portanto é necessária uma comunhão entre todos para que possamos nos momentos necessários vestir a camisa uns dos outros. É um bonsaísta brasileiro mostrando a Arte Bonsai do BRASIL. É o bonsai brasileiro mostrando o seu valor.

Observações

Buscando trazer todos para um mesmo lugar: A ARTE BONSAI e, entendendo que se não comungarmos o mesmo pensamento nos dispersaremos, coloquei estas idéias para apreciação. Não tenho a verdade comigo como ninguém tem mas, estou tentando organizar para o bem comum alguns conceitos. Após alguns anos falando e pensando sobre uma “Postura Ética” resolvi compartilhá-la.


26.01.2004
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Dom Maio 22, 2005 11:55 am    Assunto: Responder com citação

Perfeita colocação, Mário.

Penso que todos deveriam encontrar/resgatar dentro de si seus valores (fazer uma reflexão) em detrimento da vaidade, ainda que esta nos anima, nos estimula; porque a vaidade alimenta o ego.

Mas, espera aí! Alimenta o Ego?

Alimenta. Alimenta o ego, o ego, o ego, o ego... alimenta o ego!

Depois, só se vai querer saber de alimentar o ego. Porque é bom! Anima! Estimula! Aí, só se vai querer saber de seu ego...

É como um vício: uma cápsula de êxtase.

É preciso saber ponderar a vaidade.

Um abraço a todos.

Até mais,
_________________
O r l a n d o (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Dom Maio 22, 2005 1:08 pm    Assunto: Responder com citação

Querido Mário !!!!!
Hoje parei para refletir sobre seu texto. Infelizmente às vezes ouvimos críticas que nos colocam "para baixo", o que na minha concepção é péssimo. Raras vezes ouvimos elogios e se acontecem, vêm junto da crítica. Para quem está começando cai como uma paulada, desestimula. Algumas pessoas têm o dom de criticar... outras de aplaudir, mesmo sabendo que a planta ficaria melhor .... mas respeita o sentimento DO DONO DA PLANTA. Creio que todos fazem o bonsai buscando o melhor e porisso devem ser aplaudidos.
Dar dicas é estimulante, criticar sem ver algum valor no trabalho é DESRESPEITOSO.
Darei um exemplo:
- VOCÊ LEVA MESES E MESES PREPARANDO UMA PLANTA, ARAMA, PODA, ENVASA, ACHA QUE ESTÁ DIVINA.
Numa reunião alguém começa:
- A ARAMAÇÃO ESTÁ RUIM.... REFAZ AO BEL PRAZER DELA;
- ESTE GALHO TEM QUE SAIR, CORTA....
- ESTE SUBSTRATO É RUIM, TEMOS QUE TROCÁ-LO...
- ESTE VASO NÃO É CONDIZENTE....
PRONTO !!!!!!! AGORA A PLANTA ESTÁ PERFEITA !!!!!!!!!
Perfeita para quem ?????? Para o autor ?????? Mas mudou tudo, aquela planta não é mais a que foi idealizada.
Sabe poque isso acontece, meu querido Mário ????? Porque muitos se acham donos da verdade.
Desculpe o desabafo.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Dom Maio 22, 2005 1:31 pm    Assunto: Responder com citação

Angela Fernandes escreveu:
Querido Mário !!!!!
Numa reunião alguém começa:
- A ARAMAÇÃO ESTÁ RUIM.... REFAZ AO BEL PRAZER DELA;
- ESTE GALHO TEM QUE SAIR, CORTA....
- ESTE SUBSTRATO É RUIM, TEMOS QUE TROCÁ-LO...
- ESTE VASO NÃO É CONDIZENTE....
PRONTO !!!!!!! AGORA A PLANTA ESTÁ PERFEITA !!!!!!!!!
Perfeita para quem ?????? Para o autor ?????? Mas mudou tudo, aquela planta não é mais a que foi idealizada.
Sabe poque isso acontece, meu querido Mário ????? Porque muitos se acham donos da verdade.
Desculpe o desabafo.
Abraços


Angela, devido a estas suas observações acima é que escrevi, alguns anos atrás, o conto "O PRIMEIRO ESTILO". Uma tentativa de evitar a crítica pela crítica.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal


Editado pela última vez por Mário A G Leal em Seg Maio 23, 2005 4:51 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Dom Maio 22, 2005 8:09 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigada Mário por me responder.
Realmente a crítica pela crítica é DESTRUTIVA !!!!!!!!!!!!
DEVEMOS FAZER SEMPRE UMA CORRENTE EM PRÓL DOS (OU DAS) NOVATOS. DEVEMOS RECEBER O INICIANTE COMO UMA AOLHIDA NA ACEPÇÃO DA PALAVRA. ACOLHER É ALGO SUBLIME E É COM MUITO CARINHO E ACONCHEGO QUE DEVEREMOS A C O L H E R À T O D O S !!!
Me emocionei muito com seu texto, obrigada.
Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 13/03/05
Mensagens: 534
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2005 6:09 am    Assunto: Ética Responder com citação

Mário,

Acho interessante a sua preocupação com a ética no mundo do bonsai brasileiro. Parabéns por isso. Sinto que poderemos avançar mais nesse quesito se mantivermos uma discussão a esse respeito.

Ângela,

Concordo com você quando diz que há pessoas que se consideram donas da verdade. Acredito que esse mau da postura humana deveria ser encarada como um ítem de melhoria em nossa forma de viver. É preciso respeitar o próximo. É preciso mais amor, mais humildade.

Sei que ainda conheço pouco desse mundo maravilhoso, porém espero que a cada dia consiga crescer em conhecimento e em sua filosofia. Desejo poder contribuir mais ativamente com o passar do tempo e também poder ver o bonsai como uma atividade popular dentro deste país.

Um abraço!

Fábio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2005 7:50 am    Assunto: Responder com citação

Olá Mário,

É louvável sua atitude e preocupação com a ética no bonsai. Sem sombra de dúvidas, sua seriedade e dedicação ao bonsai têm sido os principais responsáveis pelo sucesso desse fórum.

Fiquei preocupado, entretanto, em saber se existem posicionamentos neste fórum que se enquadrem como anti-éticos. A visão que tenho é que todos se respeitam e estão sempre dispostos a ajudar naquilo que está ao alcance de cada um.

Ângela, minha querida,

Suas palavras também me deixaram muito preocupado. Não sei exatamente onde ocorreu o fato que a fez se sentir tão magoada mas entendo e sou solidário com seu desabafo.

Sobre a crítica, penso que se não for construtiva, é melhor não fazê-la.

Um grande abraço,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2005 12:12 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Segivaldo,

Pelo que entendi a questão da postura ética é relacionado a Situação do Bonsai pelo País, e não especificamente ao nosso fórum, que tem se revelado democrático e solidário com todos os participantes.
Ao longo dos anos tenho andado em alguns lugares e vi em diversas situações a empafia de alguns bonsaístas, não lembram que um dia foram iniciantes, que o bonsai é feito para o indivíduo, que primeiramente deve nos satisfazer.
São apegados demasiadamentes a regras e esquecem que a natureza é livre e flexível.

A tônica da arte bonsai é integrar a todos, massificar as informações e conhecimentos, diversificar as opções das espécies a serem trabalhadas, mas antes de tudo nos tornar completos em nossas realizações.

[]s

Bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2005 1:11 pm    Assunto: Responder com citação

Lando, obrigado! É a minha forma de compartilhar meus pensamentos com nossos amigos no bonsai.

Fábio, apenas escrevi o que, penso eu, é a posição de todos.

Sergivaldo, não tem nada a ver com nosso Fórum. Se você verificar escrevi este texto no início de 2004. Na verdade arrumei o texto, naquela data, que vinha anotando há algum tempo. Bergson, posicionou corretamente a minha intenção.

Espero que possa estar contribuindo para a evolução da Arte Bonsai. Esta a razão de compartilhá-lo com vocês.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2005 1:23 pm    Assunto: Responder com citação

Boa esta discussão !!!!!!!!
Claro que o problema existe e NÃO É AQUI NO FORUM E SIM EM OUTROS LOCAIS.
Bergson, gostei muito da sua opinião, VALEU !!!!!!!1
Sergivaldo, realmente já passei por isso e fiquei bem magoada, depois consegui entender a VAIDADE DEMUITOS QUE SE JULGAM MESTRES E NADA MAIS SÃO DO QUE APRENDIZES, mas a marca ficou.
Mário, seu texto é maravilhoso e não me canso de lê-lo.
Obrigada à todos.
Angela - aprendiz de bonsaista- Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2005 2:23 pm    Assunto: Responder com citação

Meus amigos Bergson, Mário e Ângela,

Muito obrigado pelos esclarecimentos (ainda bem que o problema é extra-fórum!!).

Apesar de não ter andado pelo Brasil afora já tive minhas oportunidades de ler e participar de outros fóruns, conhecer pessoas amigas, dedicadas à arte do bonsai e que não medem esforços em dividir seus conhecimentos. À essas pessoas só tenho que agradecer.

A aqueles que em nada contribuem, nada a declarar.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2005 7:25 pm    Assunto: Responder com citação

Todos, aqui, fizeram ótimas colocações. Mário, muito bom !!
É para refletirmos, mesmo !

Humildemente, eu acho o seguinte:

1. Ninguém tem o direito de achar o bonsai, de outro bonsaísta, ruim !

2. Se ele estiver ruim, não diga. Apenas pergunte ao dono se ele gostaria de alguma sugestão, só aí....sugira, se você se achar competente para tal, humildemente.

3. O dono do bonsai deve aceitar e avaliar as sugestões pois só assim estará aprendendo.

4. Bonsaísmo é arte e como tal, subjetiva.

cordialmente,

Elio
APB-Associação Paranaense de Bonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2005 8:03 pm    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal

Parabéns Mário! Como a Angela bem falou, seu texto deve ser lido sempre que possível, para refletirmos sobre nosso caminho nessa arte maravilhosa!!!
Acredito que o interesse e dedicação pelo bonsai são características de pessoas boas, simples e atenciosas... e felismente tenho comprovado isto com esta família, tanto pessoalmente como nos fóruns!!!
Como nossas árvores, é apenas uma questão de tempo para que o Brasil seja ''grande'' no cenário mundial, mas o importante é que nós, eternos iniciantes, estejamos sempre felizes com nossos trabalhos !!!

abraços
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Maio 24, 2005 9:49 am    Assunto: Responder com citação

Elio, é isto mesmo, meu amigo!

Alexandre, fico muito feliz ao perceber que possa estar sendo útil.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
jpf



Registrado: 20/02/05
Idade: 41
Mensagens: 15
Localização: Uberaba-MG

MensagemEnviada: Ter Maio 31, 2005 12:25 pm    Assunto: Responder com citação

Bom .. estou até sem palavras para dizer o quão estou satisfeito
em poder estar dentre pessoas como todos vcs que participam do forum.

Me encho de alegria! Obrigado!
Este texto me fez acreditar ainta mais no verdadeiro
sentimento do BONSAI, dessa arte magnífica que Deus colocou
em meu caminho.

um grande abraço a todos

Joao Paulo Folador
Rolling Eyes
_________________
"O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos."
Lao Tsé
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil