FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Castro II
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Jun 01, 2005 1:52 am    Assunto: Responder com citação

André, quem comercializa mudas é o:

http://www.bonsaimizuno.com.br/

Também aqui tem alguns Ácer diferentes:

http://www.niponbonsai.com.br/

E aqui temalguns Bonsai e pré:

http://www.bonsaibrasil.com.br/

http://www.bonsaicenter.com.br

Veja mais na pégina central, no Fórum:

PRODUTORES, EMPRESAS E SITES

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
sergioturbo10
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/12/05
Mensagens: 561
Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul

MensagemEnviada: Qua Jan 18, 2006 5:26 pm    Assunto: Responder com citação

LINDA ARVORE PARABENS UM DIA EU CHEGO LÁ
_________________
Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)

http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Seg Abr 17, 2006 5:43 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Very Happy

Este ano começei a rebaixar-lhe a copa


Levou uma "placa" para estimular o crescimento radial, do sistema radicular.


Acer Deshojo após o Transplante


Acer Deshojo, já refeito...quase, quase "Zen" Smile




Acer Atropurpureum após o Transplante


Acer Atropurpureum

Todos eles levaram a mesma técnica da 1.ª foto inclusive o Junipero


[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Jakson
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/07/06
Mensagens: 333
Localização: Barra Velha - SC

MensagemEnviada: Dom Set 03, 2006 8:06 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Antonio

Como estão suas plantas após 4 meses?? Achei interessante esta técnica da "placa". Tenho aqui um Deshojo, que fiz 3 alporques e um Kaede, estou pensando em usar esta técnica Very Happy
Outra coisa, essa pasta cinza que você utilizou é uma pasta cicatrizante?
Nos mantenha atualizado Smile

Abraços
_________________
"Arte é o caminho do criador para a sua obra"
Ralph Waldo Emerson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Ter Set 05, 2006 6:50 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Jakson, Tudo bom?

Citação:
Como estão suas plantas após 4 meses?? Achei interessante esta técnica da "placa".

De momento, estão todas restablecidas daquela intervenção.
A unica coisa que me parece estar a mudar, talvez seja o tronco do Acer estar a perder aquele aspecto cilindrico na base, provavelmente por causa das raizes se estarem a desenvolver na horizontal...mas lá por baixo, não sei o que se passa.

Citação:
Tenho aqui um Deshojo, que fiz 3 alporques e um Kaede, estou pensando em usar esta técnica

Pode ser feita sem problemas, agora acresce em muito é a possibilidade de ele se fragilizar, por secar bem mais rápido, já que as raizes se encontram mais acima do que o normal...e têm pouco substrato a cobri-las...os receios são muitos, porque agora é o calor e logo, logo são os frios do inverno Confused

Citação:
Outra coisa, essa pasta cinza que você utilizou é uma pasta cicatrizante?

Correcto, é uma pasta cicatrizante com uma consistência "tipo" a Plasticina...esta sai facilmente ao fim de algum tempo, ou ela mesmo acaba por sair sozinha conforme a arvore for cicatrizando, tambem tenho outras em tubo uma Japonesa e outra da Flortis, ambas bem mais dificeis de sair, mas para pré-bonsai, tambem não tem grande problema.

Citação:
Nos mantenha atualizado

Ok, quando houver algo digno de registro coloco aqui.
Obrigado Wink

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Ter Jul 24, 2007 7:55 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

Para actualizar

O Acer deshojo, foi transplantado este ano, devido ao facto daquele vaso que se vê acima nas fotos, com o passar dos tempos ter começado a evidenciar alguns problemas, apresentava manchas brancas, sinal indicativo de elevados niveis de calcário da água da rega ( água da Companhia) e manchas verdes, que são indicadores de retenção de água.
O solo era bastante aberto, pelo que a única explicação que encontrei terá sido o furo no fundo ser insuficiente, aliado à sua profundidade...para evitar problemas de maior e antes que fosse tarde, resolvi proceder ao transplante para um escorredor, até para tentar a técnica do mesmo...
Com isso, fiquei a saber como estava o Nebari após aquela experiência da placa na base...como na altura estava sozinho, tirei umas fotos, mas está um pouco tremidas, por isso na altura certa coloco umas aqui Wink... para já só posso adiantar, que ultrapassou em muito a minha expectativa...vale a pena tentar
Existe um tópico na Luso acerca de um Plátano, que está bastante parecido, que aliás terá servido de exemplo para eu tentar esta experiência.

No ano do transplante, não é/será aconselhado que se faça desfoliação, mas como não teve corte do sistema radicular e por ter respondido de forma bastante positiva ao mesmo, resolvi faze-la


Acer após Desfoliação no Inicio de Julho/07


Estado dele a 22-07-07
As folhas maiores, são devido a serem das poucas que deixei, não foi uma desfoliação total como costumo fazer, mas sim aprox. 90/95% pelas razões que acima referi.

Este ano vai continuar livre, para o ano, se tudo correr bem vai levar um alporque, para ai sim começar a trabalhar na estrutura principal, como se pode ver tem uma cicatriz de boas dimensões, naquilo que seria a parte de trás da árvore, por ser algo que será difícil de disfarçar, assim como a monotonia do tronco ( demasiado direito ) vou separá-lo em duas na próxima época...até lá descansa, para ganhar energias...vou deixá-lo mesmo despenteado, apenas lhe vou podando os rebentos para não ficar com entrenós demaisado espaçados, e consequentemente com ramos desinteressantes.

Cptos.

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Jul 25, 2007 9:34 am    Assunto: Responder com citação

Beleza Castro!
As cores deste acer estão fantásticas.
bom colocar a evolução deste trabalho aqui. Acho que fica uma lição muito boa de paciência, espera, programação a longo prazo, para os apressadinhos (como eu). Parabéns.

Abraços

Elio Luis Secchi
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2007 5:15 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Elio Secchi

Muito Obrigada pelos comentários Wink

Se existe alguma lição a tirar nisto tudo, talvez seja que será muita pretensão da nossa parte, querer programar/prever o futuro, ainda mais de outro ser vivo Confused ...não está seguramente ao nosso alcançe Wink.
Existe sim, é um desejo, aliado a uma esperança, de que tudo corra como objectivamos...será ai, que muitas das vezes perdemos o melhor que esta arte tem/terá...o entretanto; o presente... talvez possa até servir, para o nosso dia a dia...o prazer do "aqui e agora".

Eu não fujo à regra, sou iniciante, sou apressado, cometo os mesmos erros que todos os outros Smile...faz parte da aprendizagem.

A Paciência é um estágio algo distante para mim, mas conhecendo essa minha limitação, tento (sem obsessão) não ser impaciente...

A respeito das cores, uma das minhas preocupações é tentar criar um efeito cromático no meu espaço, para evitar alguma monotonia, logo tento adquirir espécies que respondam às estações.


Esta era a cor dele em Abril deste ano, como se pode ver tem umas cores bem mais vivas, não tarda passa a verde Very Happy

Mais uma vez, Obrigado Very Happy

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 12:39 am    Assunto: Responder com citação

Oi Castro

Parabéns pela evolução desta planta e pela maneira sempre bem explicativa que demonstras nas postagens Exclamation

abraços
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 3:02 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Alexandre

Muito Obrigado pelos comentários

Ela e Eu vamos evoluindo, a nossa percepção de tempo é que é uma barreira dificil de ultrapassar.
A nós nos parece-nos uma eternidade, como se estivesse parado, e nada de concreto se tivesse passado...debruçando-nos um pouco sobre o sobre o assunto, todos facilmente verificamos que se passaram inumeras coisas...desde o seu começo, até então...resta-nos aprender com ela.

Como entrámos na era digital, eu agora tenho o hábito de pelo menos uma vez por mês, tirar umas fotos delas, estejam elas como estiverem.
Depois coloco-as separadas por directórios, cujo nome será a data desse conjunto, assim torna-se de alguma importância para existem problemas nos sites Hospedeiros e é preciso repor fotos nos foruns .

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Jul 30, 2007 11:42 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Castro, meu amigo, parabens por seu laborioso e paciente trabalho, visando formar essa planta. Very Happy
Realmente, dá gosto ver esse vermelho vivo intenso nas folhas, coisa que aqui onde moro é quase inexistente, pois tão logo saem as novas brotações, em vermelho não tão intenso, logo, logo ficam verdes, secam e caem, restando a planta quase que totalmente desnuda, sem folhas, vistosas ou não. Sad

Mas é o que dá, quando teimamos em cultivar uma espécie mais adequada ao cultivo em paíse de clima frio que ao meu, tropical. Sad

Quanto a técnica da plaqueta, estou há algum tempo fazendo uso de uma, confeccionada em argila, visando formar o nebari caracteristico do acer que vemos nas revistas especilizadas, que com esse trabalho, formam uma só estrutura, depois de alguns anos de cultivo. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Ter Jul 31, 2007 5:55 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Luiz Fernando

Muito obrigado pelos comentários Wink

Ele de momento já está quase todo verde Very Happy Very Happy , agora tenho pena de não ter conseguido manter o Ginalla Flame que nasceu no ano passado, porque devia ser um espetáculo 5 estrelas...
Tal como suponho que será quando o meu Ginkgo tiver maiores dimensões...aquele amarelo vivo, junto do vermelho do acer desse ser espetáculo Very Happy Very Happy...acho que este ano promete, a juntando a esses os Carvalhos vermelhos (no Outono) + Folhas douradas dos Carvalhos brancos, vai ser bonito.

Quanto ao Nebari, tem centenas de raizes em forma radial, que quando crescerem e se fundirem também devem ficar bem interessantes.

Algumas por cá também não se dão muito bem ( ex: Aceres ), não um que resista ao calor seco e ventos quentes...por isso de vez em quando lhe faço a desfoliação.
O periodo pior, passa numa altura em que está a rebrotar, chegando dessa forma ao outono, com as folhas bem mais apresentáveis...não o faço todos os anos.

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 15/03/07
Mensagens: 936
Localização: brasilia df

MensagemEnviada: Sáb Ago 25, 2007 2:41 pm    Assunto: Responder com citação

ta muito bonito seu acer .
parabens
_________________
Se creres verás a glória de Deus.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 13/06/07
Idade: 35
Mensagens: 642
Localização: Goiania-Goias

MensagemEnviada: Seg Nov 26, 2007 8:16 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo castro como anda essa beleza??? Very Happy
_________________
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário Endereço AIM Yahoo Messenger MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Ter Nov 27, 2007 9:19 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Caro Alberto

Alberto Alves escreveu:
Amigo castro como anda essa beleza??? Very Happy

Infelizmente ainda não começou a ter cores de Outono, já se nota algum frio durante a noite e manhãs, mas os dias ainda estão demasiado ensolarados...tanto parece que vem ai o Outono, como passadas algumas horas a Primavera...facto esse que em poucos dias tive Carvalhos que descartaram totalmente as folhas, sem mudança das cores como seria normal.
Passado alguns dias rebrotaram como que a anunciar a Primavera Confused Smile... e não foram só eles, a juntarem-se à festa, foram também os Aceres campestres, os Carpinus coreanos; Macieira e o Ulmeiro, só que nem todos aconteceu com desfolia total.

Na presente data, à semelhança de um outro ( Acer Palmatum aureum) , já se encontra com o Alporque ( feito em 23-10-07 )...agora é aguardar que corra bem e que vinguem... Wink
não devia ter sido feito já Rolling Eyes, o recomendado seria mais para a frente ( mais 2 meses aprox.)...mas como me pareceu vigoroso tentei antecipar um pouco, é aquela luta danada pela "Paciência" Rolling Eyes Rolling Eyes, e que por vezes não é a que fala mais alto Embarassed, coisas de principiantes Very Happy )

Gosto tanto dele, que deverá ser a única espécie que ficarei com 2 exemplares, ou então numa possibilidade remota, embora não descartada, poderá ser talvez para trocar com algum que também tenha igual preferência, vamos ver.

Quando houver mais novidades coloco fotos a actualizar Wink, até porque desta fotografei minimamente o processo de ambos.
Não coloquei musgo algum...foi vaso de plástico pequeno e substrato como faço com a maioria deles...a rega tem sido só água sem qualquer tipo de hormonas.
Se não for bem sucedido também poderão ser uteis, para se saber como não se deve proceder Wink.

Obrigado

Cptos.

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil