Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Mendes Vieira

Registrado: 19/01/08 Mensagens: 59 Localização: São Martinho - Tubarão - SC
|
Enviada: Ter Jan 22, 2008 12:00 am Assunto: Meus Bonsai |
|
|
>Olá meus amigos Joel de Laguna - SC, Diego de PR e Carlos Borreto de SP, que tiveram a paciência de me explicar como se faz para postar fotos.
Aqui estou eu expodo meus troféus.
Ah! e por falar em troféus,......vejam algumas fotos de minha figueira e em breve aqui estarei mostrando como faço para desenvolver raízes na minha figueira.
Abraços deste que caminha na arte do Bonsai há 12 anos, mas tem muito a aprender com vocês!!!!!
 _________________ O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará
Editado pela última vez por Paulo Mendes Vieira em Sex Jan 25, 2008 10:32 pm; num total de 6 vezes |
|
|
 |
Paulo Mendes Vieira

|
Enviada: Ter Jan 22, 2008 1:00 am Assunto: Novas Raízes |
|
|
Bem amigos do fórum, vejam através destas fotos como eu faço para desenvolver raízes em certos lugares que quero que surjam...
Após eu ter feito um furo no local onde eu queria que surgisse uma raíz, fiz a aplicação de um simplie tubo feito com garrafa pete cortado, enrolado e amarrado com cordão e argila completamente molhada em seu interior.
Aplicação do tubo......
Cinco dias após aplicação......
Oito dias após.......
Doze dias após......É importante que não deixamos de borrifar as novas raíes até que estejam prontas para receberem o vento e a luz do sol.
Veja o resultado deste lindo nebari, dois anos após a aplicação do tubo com argila.......
Nas minhas derem certo. Boa sorte!!!!!!
Abraços!!!! Paulinho - Tubarão _________________ O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará
Editado pela última vez por Paulo Mendes Vieira em Qua Jan 23, 2008 12:28 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Astolpho Coelho Bicalho 3.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Idade: 57 Mensagens: 519 Localização: Goiania - Go
|
Enviada: Ter Jan 22, 2008 6:49 am Assunto: |
|
|
Paulo, parabéns pelo excelente trabalho e paciencia. esse ai é um ficus retusa? Bela planta. abraços _________________ Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br |
|
|
 |
cascao

|
Enviada: Ter Jan 22, 2008 8:38 am Assunto: |
|
|
Paulo bela aula...
você podia me tirar uma duvida?
Eu gostaria de saber se issa tecnica daria certo para o ficus boni?
Eu queria se a argina tem qe colocada ainda mole
ou devemos fazer pedacinhos e esparar qe endureça?
gostaria d emais detalhes na explicação, pode ser?
obrigado pela sua atenção _________________ Thiago Jose Albergaria Souza |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Ter Jan 22, 2008 8:59 pm Assunto: |
|
|
Paulo , show heim!! Esta tecnica tu não tinha me mostrado , muito boa , e da resultado!!!!!!!
Citação: | Paulo, parabéns pelo excelente trabalho e paciencia. esse ai é um ficus retusa? Bela planta. abraços |
Asolpho , aqui no sul o ficus tambem é conhecido como figueira ( Um regionalismo)  _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Paulo Mendes Vieira

|
Enviada: Qua Jan 23, 2008 12:13 am Assunto: Resposta a Emraisamento |
|
|
Olá meu amigo Cascão, a técnica é praticamente a mesma da alporquia, visto que as novas raíses saem da parte lesada da casca onde foi furada.
E respondendo à sua pergunta,...no ficus boni a técnica vai funcionar sim, mas também há chances de não funcionas q são bem poucas.
Se não funcionar no seu ficus doni, faça mais outra tentativa e mais outra e assim vai....até que funcione
Obs: O furo feito na árvore tem q estar em contato com a mistura enxarcada para que assim saiam as novas raíses corretamente.
Granto!!!!!!!!
Paulinho. _________________ O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Qua Jan 23, 2008 8:43 am Assunto: |
|
|
Agora eu fiquei curioso tb...
Paulo, ao invés da argila, vc já experimentou usar areia ou quem sabe caco de telha?
Tem alguma época certa p/executar a técnica?
Abraços! _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Jan 23, 2008 10:04 am Assunto: |
|
|
Oi Paulo,
é sempre bom conhecermos mais apaixonados pelo bonsai e igualmente novas técnicas como esta ilustrada por você
Como noutras "receitas", acredito que adicionando algum enraizante neste local, as chances de aparecerem novas raízes serão 100%
Sim, seria bom o amigo aumentar o tamanho das fotos para vermos melhor a beleza de suas plantas. O doblo do tamanho atual ficaria muito bom  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
cascao

|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 9:40 am Assunto: |
|
|
muito obrigado pela ajuda.
Vou tentaf fazer essa tecnica. _________________ Thiago Jose Albergaria Souza |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 11:44 am Assunto: |
|
|
Obrigado Paulo pela tecnica difulgada...
Fiquei surpreso realmente...
Se tiver mais difulga ai... ehheeheh
SEJA BEM VINDO!!!!!!!!!!  _________________ Ora, para aquele que está na companhia dos vivos há esperança; porque melhor é o cão vivo do que o leão morto.
Ecl:09:04. |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 4:10 pm Assunto: |
|
|
ai paulo muito boa essa sua colocação se vc puder aumentar a foto com certeza vai ficar muito mais interessante ainda.
parabens pela sua figueira. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 4:35 pm Assunto: bonsai |
|
|
Essa técnica é demonstrada no site shari sidião, só que eles usam canudos ou canos plasticos. Dá na mesma. As raízes, depois de grossas, são dispostas contra o caule, para formar uma massa junto ao tronco, embelezando ainda mais o trabalho, ao invés de serem deixadas dispersas, como na planta do colega.
A mesma técnica pode ser usada em ulmus e zelkova, para melhorar o nebari dessas plantas. Acredito que funcione igualmente, pelo mesmo motivo, em acer kaede ou palmatum.
De qualquer forma, é sempre oportuno observar um ótimo passo a passo como esse, para esclarecer e dirimir duvidas, além de aprender. Parabens por seu excelente trabalho e obrigado por sua divulgação.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Paulo Mendes Vieira

|
Enviada: Sex Jan 25, 2008 10:09 pm Assunto: Resposta ref. mistura |
|
|
Olá Frk_leal, se quiser-mos, também podemos usar outro tipo de material como pedriscos, cacos de telha, de tijolos, areia e outros, mas a argila em especial, faz com q as novas e pequenas raízes absorvam proteínas para no máximo duas semanas estarem prontas para ficarem sem o tubo envolvente de plástico, sendo esta uma mistura especial, q aliá vou explicar aqui como a preparo (sem muitos detalhes). Ah! É bom salientar q esta mistura não deve ser seguida como regra. Para os meus aqui em Tubarão, funcionam super bem e é simples.
Vamos lá.........amanhã provavelmente estarei mostrando, pois estarei preparando as fotos...
Abraços!!!!!
Paulinho - Tubarão _________________ O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Jan 26, 2008 12:09 pm Assunto: |
|
|
Olá Paulo, muito boa sua explicação.
Embora tenhamos matérias na net, em sites gringos, nada como ver os nossos colocando a teoria na prática e mostrando resultado de sucesso, parabéns.
E obrigado por nos mostrar, grande abraço,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Paulo Mendes Vieira

|
Enviada: Sáb Jan 26, 2008 3:02 pm Assunto: Grato |
|
|
Olá Fabiano!!!
Ontem, 25 JAN, estive aí na Capital e nem sabia da existência do Clube Floripa do Bonsai. É muito bom para tirar o estress da correria do dia-a-dia da Capital, que aliás tá cada vez mais maior.
Abraços!!!!!!!!
Paulinho - Tubarão. _________________ O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará |
|
|
 |
|