Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nellie Santee
|
Enviada: Sex Fev 08, 2008 12:34 pm Assunto: É possível fazer bonsai de Sete-Copas (Terminalia catappa)? |
|
|
Se é possível, o quanto difícil é? É uma árvore que eu gosto muito e imagino que deva ficar uma gracinha em miniatura, mas não consigo imaginar como fazer para evitar de ela crescer demais ou ficar com as folhas gigantes...
Nellie |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 08, 2008 6:37 pm Assunto: |
|
|
Nellie
Seria um desafio criar um bonsai de qualidade com a Terminalia catapa. Acho que o crescimento e o posicionamento de galhos poderiam ser bem conduzidos por podas adequadas. Depois de finalizada esta estrutura básica, começaria a parte mais difícil, a redução das folhas. Mesmo em um bonsai de tamanho grande seria necessária a redução, para conferir alguma harmonia. Considerando partir de folhas com 20 cm, ficaria muito boa uma redução de 10 vezes, que pode ser conseguida com a aplicação de boas técnicas de cultivo e desfolhas. Em algumas plantas, como a carambola, alguém conseguiu uma redução de 50 vezes. Portanto, fazer esta redução de 10 vezes em Terminalia seria um desafio e tanto, mas nada impossível! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Nellie Santee
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 12:08 am Assunto: |
|
|
Bom Ferreira, vou deixando minhas mudinhas de Sete-Copas crescendo, e se algum dia achar que dou conta do recado, com certeza mostro alguma coisa aqui no fórum.
Obrigada!
Nellie |
|
|
 |
GustavoLP 1.o PASSO

Registrado: 27/02/08 Mensagens: 121 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Ter Mar 11, 2008 10:28 pm Assunto: |
|
|
LEGAL,
Essa árvore é linda. Acho que ficaria legal até com as folhas meio grandes, pois afinal é a representação da árvore. Por outro lado, acho que a redução das folhas deve ocorrer sim, só que pode levar mais tempo que as outras, assim como o flamboyant, por exemplo.
muito legal!  _________________ ___________
"Uma mente que se abre a uma nova idéia jamais retornará ao seu tamanho original" (Albert Einstein). |
|
|
 |
|