FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Que bicho será esse no meu Fícus?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/02/08
Idade: 51
Mensagens: 1240
Localização: Cambuí / MG

MensagemEnviada: Seg Mar 03, 2008 12:38 pm    Assunto: Que bicho será esse no meu Fícus? Responder com citação

Amigos,
Hoje fui virar minhas plantas e notei que no solo de um de meus Fícus há um buraco cavado e com um montinho terra para fora.
Será que esse bicho pode matar meu Bonsai?
Que bicho é esse?
Como procedo para tirá-lo ou matá-lo?
Alguém poderia me ajudar?
Grato
Rogério

Fotos da caverna....




Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/08/04
Idade: 42
Mensagens: 261
Localização: Indaiatuba-SP

MensagemEnviada: Seg Mar 03, 2008 1:53 pm    Assunto: Responder com citação

Se não é um formigueiro pode ser vespa de solo, de qualquer forma pode fazer com que apodreçam as raizes da planta.
Tente enfiar um arame no buraco para tentar matar o invasor (no caso de formiga use isca que pelo tamanho do buraco deve ser cortadeira) e depois cubra o buraco com terra.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/02/08
Idade: 51
Mensagens: 1240
Localização: Cambuí / MG

MensagemEnviada: Qua Mar 05, 2008 11:44 am    Assunto: Responder com citação

Caro Amigo Ricardo
Fiquei de olho por uma meia hora e não ví sinal de formigas por perto, então posso presumir que não seja formigas?
Já fiz como me indicou. Coloquei um arame no buraco até o fundo, mais como posso ter a certeza que matei o invasor? Ele pode estar em outra parte da "caverna"... Correto?
Teria uma maneira ter certeza de matar esse invasor?
Abraço
Rogério.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/03/06
Idade: 54
Mensagens: 470
Localização: Jaú -S.P

MensagemEnviada: Qua Mar 05, 2008 1:52 pm    Assunto: Responder com citação

Rogério,

As vezes as minhocas também formam este tipo de montinho de terra. Mas se for minhoca não deverá causar grande estrago não. Se quiser pode mergulhar o vaso numa bacia com água por uns 30 minutos, se for algum inseto ou sai ou morre, nestes casos as minhocas também costumam se mandar.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/10/06
Mensagens: 312
Localização: são paulo

MensagemEnviada: Qui Mar 06, 2008 9:30 pm    Assunto: Responder com citação

Uma curiosidade: se forem minhocas, elas são úteis, prejudiciais ou é indiferente?
Ana
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/01/08
Idade: 41
Mensagens: 1049
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Sex Mar 07, 2008 10:32 am    Assunto: Responder com citação

Anaestela
Ai esta uma discusão complicada, pois para uns pode ser ou nao beneficas para a planta, pois alguns acreditam que ele pode facilitar no desenvolvimento de fungos nas raizes, mas outros defendem a oxigenação das raizes, ai esta um problema dificil de resolver, eu particularmente nao deixo as minhocas, pois prefiro nao arriscar......................
_________________
Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/03/06
Idade: 54
Mensagens: 470
Localização: Jaú -S.P

MensagemEnviada: Sex Mar 07, 2008 1:47 pm    Assunto: Responder com citação

Anaestela

O ideal é não tê-las.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 26/07/07
Idade: 58
Mensagens: 3373
Localização: Umuarama - PR

MensagemEnviada: Sex Mar 28, 2008 10:22 am    Assunto: Minhocas Responder com citação

Amigos,
já vou avisando que não sou agrônomo, eventualmente vou dizer alguma besteira mas vou dar meu palpite... os amigos da área podem me corrigir se for o caso...
Quando se fala em solo para o plantio, mesmo uma horta por exemplo, as minhocas tem papel importante na aeração por conta dos dutos que controem. O seu movimento no solo promove por si só uma descompactação. Outro fator que deve ser importante são as excreções produzidas por elas. Imagino isso por conta da produção de húmus em escala comercial...
MAS NO BONSAI...

1 - O escorredor com um substrato adequado já proporciona um solo descompactado e com boa aeração...
2 - O bonsai no vaso definitivo também está num substrato adequado com areia, pedriscos, matéria orgânica, etc...
3- Elas precisam de alimento e se movimentam no substrato, isto pode ser prejudicial às raízes...

A maioria das minhas plantas tem minhocas na "composição" do substrato, por conta da minha falta de conhecimento sobre o assunto, mas em todos os reenvases que estou fazendo, estou procurando baní-las...
Twisted Evil Twisted Evil
A saída que encontrei, não sei se correta e eficaz, é deixar o substrato no ladrilho por um bom tempo sob o forte sol do meio-dia, já que ninguém me deixa usar o forno Laughing Laughing Laughing
Espero ter ajudado.
Edson.
_________________
O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Erik Wroblewski



Registrado: 24/03/08
Mensagens: 51
Localização: Curitiba

MensagemEnviada: Qui Abr 03, 2008 8:33 pm    Assunto: Bem... Não sei qual foi o resultado ainda... Responder com citação

Mas isso me parece, muito, um buraco feito por larva de escaravelho. Se for, ele come as raízes das plantas, então é bom matar.

é um bicho grande, branco, que parece gosmento e com uma cabeça vermelha, algumas vezes peluda. Não é veneneso, nem peçonhento, mas tem pinças fortes na boca e a "mordida" dói bastante.

Quanto antes matar, melhor... rs
_________________
O Forte entrega-se às suas paixões, mas apenas o fraco se deixa dominar por elas.
Érik Wroblewski
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil