FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Adubos
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Lozzardo



Registrado: 10/05/06
Idade: 54
Mensagens: 47
Localização: SP-SP

MensagemEnviada: Sex Abr 25, 2008 9:41 am    Assunto: Adubos Responder com citação

Srs.

procurei pelo forum e não achei nada especifico sobre o assunto.

que tal fazer um mini manual sobre os tipos de adubos mais utilizados, a finalidade de cada um, época mais indicada para o uso, quantidades mais adequadase intervalos para aplicação, etc.

NPK 4-14-8 - espécies que produzem flores e frutos - formulação ideal para ser aplicada no momento do plantio e preparo do solo, pois o alto teor de fósforo proporciona uma melhor formação e desenvolvimento das raízes e estrutura das plantas.

NPK 10-10-10 - espécies que não florescem e não produzem frutos - formulação ideal para ser aplicada em plantas já formadas, na forma de cobertura.

NPK 10-30-20 - para floração de plantas adultas

alguem complementa com as épocas de aplicação, qtdes, intervalos e outras formulações????
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cleriston
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/09/07
Idade: 41
Mensagens: 207
Localização: Bauru-SP

MensagemEnviada: Sex Abr 25, 2008 10:35 am    Assunto: Responder com citação

Olá Lozzado! Td bem??

Ultimamente eu cacei na internet algum artigo bom sobre adubação e realmente achei algumas coisas e não achei algo COMPLETO.
Por exemplo, muito falam do cuidado do uso do adubo liquido que pode matar a planta, mas poucos dizeo o "por que" disso.
Outro exemplo, só no livro do Fábio Antakly eu descobri que não é bom utilizar um adubo com N alto para bonsais prontos, pois o N contribui para o crescimento.
Gostaria de sugerir, para incrementar seu ao mini-manual (e pq nao um artigo) , nós jogarmos aqui várias dúvidas sobre adubação e os mestres do fórum (Geraldo, nickyfury, Wilson, etc) se reunirem e fazerem um artigo sobre adubação.
Eu tenho algumas duvidas como :
-Periodicidade
-Alternância entre o adubo quimico e orgânico
-Adubação de uma planta desfolhada.
-Quantidade de adubo líquido para o bonsai, pois nos rótulos faz referencias por m² e nossos casos chega cm²

Abraços
_________________
Cleriston Martinelo
Araraquara-SP
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Dom Jul 13, 2008 6:02 pm    Assunto: Responder com citação

Olá,

é uma lástima que um Tópico de suma importância não tenha obtido a atenção que merecia.Não tenho nada para contribuir, mas estou postando para que suba e quem sabe receba as contribuições para as quais foi criado.

Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Rinaldo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 01/08/08
Idade: 56
Mensagens: 125
Localização: Brodowski-S.P.

MensagemEnviada: Qua Ago 13, 2008 11:09 pm    Assunto: Responder com citação

Também gostei da idéia, pena q não tenha vingado quem sabe alguém tem mais alguma informação para passar.
Faço minhas as palavras do amigo Ivanil, "o assunto é de suma importância."
Abraço
_________________
O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
lubisomem01
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/11/04
Mensagens: 106
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qui Ago 14, 2008 12:38 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos tinha sim um topico muito bom sobre adubação aqui no forum, não sei se foi deletado mas que tinha tinha ..
_________________
Abraços..
Luby
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
lubisomem01
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/11/04
Mensagens: 106
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qui Ago 14, 2008 12:44 pm    Assunto: Responder com citação

Achei o topico, no link abaixo, este topico poderia ficar fixo pois é muito esclarecedor e esclarece muitas duvidas.
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=4758&highlight=aduba%E7%E3o
_________________
Abraços..
Luby
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Qui Ago 14, 2008 10:53 pm    Assunto: Responder com citação

Rinaldo, valeu amigo!

01, obrigado por garimpar e postar o link do Tópico.

Um abraço - Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Lozzardo



Registrado: 10/05/06
Idade: 54
Mensagens: 47
Localização: SP-SP

MensagemEnviada: Sex Ago 15, 2008 2:36 pm    Assunto: Responder com citação

o tópico tem muita informação, mas mesmo depois de ler/reler e fazer um resumo, não há uma conclusão do tipo de adubo, quantidade, periodo, especie, etc.

se você ler as 15 páginas, chegará a conclusão que deve adubar sempre, com TM, FO, NPK em diversas composições, etc... mas sem uma especificação maior, como também é a observação da planta que lhe diz o que, quando e em qual quantidade usar.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil