FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Primavera com Problema
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/06/06
Idade: 49
Mensagens: 799
Localização: Ribeirão Preto - SP

MensagemEnviada: Qui Maio 08, 2008 9:04 pm    Assunto: Primavera com Problema Responder com citação

Pessoal, ganhei esta primavera do Sr. Mário à alguns meses:




Recentemente floresceu de forma muito intensa:






Aguo ela duas vezes ao dia, de manha e a noite. Dia sim, dia não aguo suas folhas, pois li um comentário, se não me engano do Nick que suas bráqueas poderia apodrecer se aguada todos os dias.
Como adubo uso TM + FO de 15 em 15 dias mais osmocote a cada 3 meses e adubo ouro verde muito bem diluido.

Acontece que estão surgindo algumas folhas/bráqueas com um formato estranho:















Acabamos de passar por um periodo longo de chuvas, onde ficamos dias e dias com tempo fechado e chovoso.


Seria este sintoma alguma doença, erro na adubação ou apenas um excesso de humidade???


Aguardo a opinião de todos.


Abraço fraterno[/list]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/01/08
Idade: 41
Mensagens: 1049
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Qui Maio 08, 2008 10:06 pm    Assunto: Responder com citação

apreceiro eu estou tendo o mesmo problema com minhas romas , me desculpe estar falando mas goastaria de saber tbm qual o erro .............................
_________________
Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Maio 09, 2008 4:39 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Edmilson, as folhas estão infestadas por diminutos pulgões. Aconselho vc desfolhar toda a planta, retirando todas as folhas, saudáveis ou não, bem como as braqueas. Aproveite para aramar, se quiser, definindo melhor a estrutura aerea da planta. Very Happy

Em seguida, aramando ou não, aplique um agente quimico (eu uso um produto vendido no mercado com o nome de "COMBAT". Borrife bem galhos, tronco e solo, mantendo a planta afastada de outras que porventura tenha em seu viveiro, e faça a aplicação usando de cautela: luvas, oculos de proteção e mascara (tipo aquelas descartaveis, que os pintores de autos e parede usam). Faça a aplicação em local não ventilado, mantendo a distancia crianças e animais domésticos. Depois de aplicado o veneno, mantenha sua planta apartada, em local sombreado, até que perceba estar emitindo nova brotação. Mantenha a rega normalmente. Very Happy

Geralmente uma aplicação é quanto basta. Mas se perceber o retorno, volte a executar todo o processo de novo. Sad O importante é eliminar a praga de vez. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Sex Maio 09, 2008 9:14 pm    Assunto: Responder com citação

Edmilson,

Existem duas pragas cujos sintomas são parecidos. Os pulgões, são insetos sugadores e ao sugar folhas novas elas acabam enrolando no formato que sua planta mostra. Os pulgões na maioria das vezes podem ser vistos a olho nú. E o seu combate de se faz com inseticidas.

Outro problema que pode ocasionar sintomas semelhantes são os ácaros. São muito pequenos e não podem ser vistos a olho nú. Costumam enrugar as folhas da primavera e elas perdem aquele aspecto lisinho.
Utilize acaricidas para o combate dessa praga.

Existem produtos no mercado que são ao inseticidas e acaricidas juntos.

Lembrando que o excesso de adubação faz com que a seiva da planta fique muito elaborada o que acaba atraindo uma série de insetos sugadores, entre eles os pulgões e os ácaros.


Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/06/06
Idade: 49
Mensagens: 799
Localização: Ribeirão Preto - SP

MensagemEnviada: Sex Maio 09, 2008 10:51 pm    Assunto: Muito obrigado Responder com citação

Pessoal, muito obrigado pelas explicações. Este fim de semana estarei realizando todo procedimento recomendado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/08/04
Idade: 42
Mensagens: 261
Localização: Indaiatuba-SP

MensagemEnviada: Ter Maio 27, 2008 7:19 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Edmilson,
Como disse o Geraldo isso é acaro mesmo... aconselho a desfolhar a planta e fazer aplicação de enxofre por uma semana... e caso tenha outras primaveras ou algum cítrico deixar bem longe ou fazer aplicação do enxofre também...
De preferencia compre aqueles que já vem prontos para diluir e aplicar.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Ter Maio 27, 2008 9:11 pm    Assunto: Estou com esse problema tb, mas não nessa proporção. Responder com citação

Algum tempo eu tive problemas com pulgoes e houve milagrosamente um agente natural q acabou com eles, as joaninhas, li q essas come varios por dia.
A infestação se mantem estavel, o problema e parece estar diminuindo lentamente, vcs acham q posso esperar por um agente natural q esteja agindo?!
ou taco veneno e mato os dois, caso a controle biologico co-exista com os acaros?!
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08
Mensagens: 1233
Localização: Buritis - MG

MensagemEnviada: Ter Maio 27, 2008 9:33 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo,

Se vc acha que a natureza está a intervir no caso, por que atrapalhar não é?

abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/10/06
Mensagens: 312
Localização: são paulo

MensagemEnviada: Qua Maio 28, 2008 8:38 am    Assunto: Responder com citação

Isso já aconteceu com uma planta minha. Estava controlando mal ou bem com o neem, mas os pulgões viviam voltando. Aí vieram aquelas formiguinhas de açúcar e deram cabo de todos!
Só queria descobrir um jeito de atraí-las para o outro lado da sacada, onde fica a primavera, que vira e mexe aparece um pouco infestada.
Já tentei fazer um rastro de açúcar, mas não adiantou Rolling Eyes
=)
Ana
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Qui Maio 29, 2008 9:31 pm    Assunto: Responder com citação

=]
SEGUE COMO ESTÁ.
Very Happy
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/06/06
Idade: 49
Mensagens: 799
Localização: Ribeirão Preto - SP

MensagemEnviada: Dom Jan 24, 2010 9:48 pm    Assunto: Insistindo Responder com citação

O problema com a primavera ainda persiste. Já realizei desfolha, usei inseticida, acaricida, fungicida, usei enxofre, troquei o substrato e nada resolvei. As vezes ela melhora mas logo as folhas voltam com o mesmo aspecto e flores não existem mais.

Recentemente levei alguns galhos para uma engenheira agrônoma (Sabrina) e ela informou que seria uma virose e neste caso não haveria como salvar a planta.

No próprio Atelier do Bonsai encontrei primaveras com este aspecto.


Alguma dica???
_________________
" Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado "
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Jan 26, 2010 12:54 pm    Assunto: Responder com citação

Vou começar a fazer as aplicações aqui indicadas pois, por muito tempo tive primaveras e nunca havia ocorrido este fato.
Espero que elas melhorem!!!
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/08/04
Idade: 42
Mensagens: 261
Localização: Indaiatuba-SP

MensagemEnviada: Ter Fev 02, 2010 6:29 pm    Assunto: Responder com citação

O tratamento para isso é desfolha (completa) e aplicação de enxofre de 15 em 15 dias por uns tres meses. Ah e lembre de jogar as folhas e brotos bem longe de preferencia no lixo.
Não se trata de virose não... isso é acaro e pode ser do rajado que é mais dificil o controle.
Tenho uma primavera que estava atacada e consegui limpar a bixinha.
Isto é um ataque tipico de acaros... na faculdade via este sintoma toda a semana em aula. Existe produtos para acabar com acaros mas são toxicos e precisam de receituário de um agrônomo.

Mário se voce estiver com muitas plantas atacadas posso te passar o receituario para compra de defensivos específicos... No Bonsai10 posso fazer um diagnostico mais especifico.

Até

Ricardo Loriggio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Fev 02, 2010 10:48 pm    Assunto: Responder com citação

Será muito bom uma observação competente. Estarei aguardando.
Grande abraço

Ricardo Loriggio escreveu:
O tratamento para isso é desfolha (completa) e aplicação de enxofre de 15 em 15 dias por uns tres meses. Ah e lembre de jogar as folhas e brotos bem longe de preferencia no lixo.
Não se trata de virose não... isso é acaro e pode ser do rajado que é mais dificil o controle.
Tenho uma primavera que estava atacada e consegui limpar a bixinha.
Isto é um ataque tipico de acaros... na faculdade via este sintoma toda a semana em aula. Existe produtos para acabar com acaros mas são toxicos e precisam de receituário de um agrônomo.

Mário se voce estiver com muitas plantas atacadas posso te passar o receituario para compra de defensivos específicos... No Bonsai10 posso fazer um diagnostico mais especifico.

Até

Ricardo Loriggio

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil