Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mirian Valadão 1.o PASSO

Registrado: 15/08/07 Mensagens: 177 Localização: Bom Jesus do Norte-Espirito Santo
|
Enviada: Seg Maio 26, 2008 6:05 am Assunto: Alporquia em limão |
|
|
Amigos,
Plagiando nosso amigo Joel, fiz uma alporquia num pé de limão, que tem em torno de doze anos, levou em torno de três meses para enrraizar conforme a foto que postarei, o limão que deixei, está mais ou menos com um terço do tamanho que ele fica.
Fiz o alporque com um musgo que é vendido para fazer arranjo(é o que eu uso aqui, não temos esfagno) tiamina e areia. Cobri com um pedaço de plástico porque na época que fiz estava chovendo muito e tirando a areia.
Bom agora gostaria da boa vondade dos amigos em me orientar.So gostaria dele maiorzinho para ver se da limão.
Segue as fotos.
Abraços
Mirian _________________ "Seja como o sândalo, que perfuma o machado que o corta."
Buda |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Maio 26, 2008 2:32 pm Assunto: |
|
|
Miriam,
Parabéns pelo resultado em seu alporque.
Agora a prioridade deve ser fazer com que a planta "vingue" no replantio.
Muitas vezes a gente faz um alporque enraizar com facilidade e depois no plantar o alporque ele acaba não vingando e morrendo.
Neste sentido acho que foi deixado galhos demais para a planta que está apenas com poucas raizes do resultado da alporquia. Também o limão que foi deixado é um "sugador" que neste momento não deveria ficar aí.
Então, eu reduziria bastante a quantidade de galhos até ele se "firmar" na nova terra, deixar vir novas brotações, e depis com a nova brotação sim iniciar um projeto de estilização.
Espero ter ajudado.
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Mirian Valadão 1.o PASSO

Registrado: 15/08/07 Mensagens: 177 Localização: Bom Jesus do Norte-Espirito Santo
|
Enviada: Seg Maio 26, 2008 6:27 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela atenção Elio
Vou seguir suas indicações, o limão eu deixei apenas para fotografar.
Abraços
Mirian _________________ "Seja como o sândalo, que perfuma o machado que o corta."
Buda |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 26, 2008 11:17 pm Assunto: |
|
|
Cara amiga Miriam!
Sobre esta sua muda,concordo plenamente com o que disse o amigo Elio
o momento agora é de desenvovimento e adaptação ao cultivo em vaso.
Sobre as proximas (que tenho sertesa vc vai fazer)tenho dicas que reputo importantes.
Faça o alporque(no ponto que tenha o movimento/curva desejado)apenas
com o musgo/esfag/estopa e o plástico trasnparente,assin que as raizes começar atravessar o musgo encaixe a bacia ou vaso ja com terra normal
para o cultivo espere mais ums 30 dias e corte ,assim o risco da muda sentir ou morrer é zero.
No limão vc pode fazer alporque em galhos grossos sem problema g;de garrafa ou mais,pode tamb/ aprofundar bem o corte sem risco do galho secar,.Outra posibilidade interessante para os alporques de limão são os
enxertos com a Kinzu ou kinkan,temos um passo a passo detalhado no
site do NYKI FURY que mostra todo o pros/e os resultados .
Qualquer coisa disponha,
G abraço.
Pv |
|
|
 |
Mirian Valadão 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 27, 2008 7:03 am Assunto: |
|
|
Obrigada pelas dicas Paulo.
Realmente eu tenho intenção de fazer alporquia não só em limão, mas em outras plantas também.
Abraços
Buda |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 27, 2008 10:09 am Assunto: |
|
|
Desculpe esqueci de uma imf...... antes de colocar o vaso ou bacia desamarre e retire o plastico, com atenção p/ que não desfaça o aglomerado de musgo nem danifique as raizes ok.
Pv |
|
|
 |
Luca
|
Enviada: Ter Maio 27, 2008 9:42 pm Assunto: |
|
|
Esse limoeiro parece muito com um limoeiro que plantei quando tinha 3 anos (mania de enterrar sementes ) na praia. Deu seu primeiro fruto 4 meses atrás. Vou seguir seu exemplo . _________________ Errar é melhor do que conseguir de primeira.
Aniversário: 20/10 |
|
|
 |
|