FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

laranjeira com folhas amarelando
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
RAPHA2008



Registrado: 06/03/08
Mensagens: 38
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Maio 29, 2008 9:16 pm    Assunto: laranjeira com folhas amarelando Responder com citação

Olá amigos do site. Venho pedir auxílio a vocês para saber qual o problema do meu pé de laranja/tangerina (não sei ao certo). Ele estava indo bem na medida do possível, visto que já resistiu a um ataque de colchonilas,e resiste até hj a um solo ruim (por inexperiência minha).
Mas de uns dia pra cá está ficando com as folhas manchadas. Inicialmente eram apenas as bordas da folha (pesquisei aqui no fórum, e parecia ser aquele problema de clorore férrica), mas agora elas estão amarelando muito e ficando com umas manchas verdes.
Essas fotos foram tiradas 2 dias atrás. Agora as folhas estão meio amareladas.




O que fazer amigos?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08
Mensagens: 1233
Localização: Buritis - MG

MensagemEnviada: Sex Maio 30, 2008 9:50 am    Assunto: Responder com citação

Amigo,

Qual a última vez que vc a adubou? Qual adubo utilizou e qual a quantidade?
Responda a essas perguntas que daí posso dar um possível diagnóstico...

Se tiver fotos recentes também ajuda.

Aguardo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
RAPHA2008



Registrado: 06/03/08
Mensagens: 38
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sáb Maio 31, 2008 12:07 am    Assunto: Responder com citação

Olá amigo. Adubei-a há exatos 45 dias, e aramei uns galhos há exatos 20 dias (nada muito radical, apenas direcionei-os para baixo, e o mais alto pra cima formando novo ápice). Fiz adubação foliar utilizando NPK 04-14-08 + micronutrientes. A dose da bula diz uma colher de chá pra um litro de água, mas eu faço umas 4 gotas em 500ml de água e borrifo as folhas. Não sei se serve de parâmetro de comparação, mas faço assim nas outras tb (pitangueiras, jabuticabeiras e ficus) e elas estão bem.
Notei que agora as folhas afetadas estão ficando escuras na ponta e na lateral, meio murchas também. Será que a planta já morreu e está murchando aos poucos?
Assim que puder posto fotos atuais.
Grato.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08
Mensagens: 1233
Localização: Buritis - MG

MensagemEnviada: Sáb Maio 31, 2008 10:34 am    Assunto: Responder com citação

Faça uma adubação novamente, com esse 04 14 08 que vc tem, use a recomendação do fabricante. Regue a planta com a solução de adubo umas 3 vezes consecutivas. Coloque a planta para tomar mais sol e rege de forma a não escorrer.

Espere uma semana e depois poste aqui os resultados...
Se ela não melhorar, possívelmente é virose, aí não tem jeito... espero que não seja...

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Seg Jun 02, 2008 10:04 pm    Assunto: Responder com citação

RAPHA2008,

O amigo Ezequiel já deu uma boa dica. Laranjeiras quando cultivadas em vasos são exigentes em relação ao substrato e adubação. Utilize um substrato bem aerado, com pelo menos 30 % de areia + pedriscos, coloque no mínimo 30 % de matéria orgânica bem curtida (farinha de ossos só coloque por cima do substato. Não misture pois pode fermentar e matar sua planta). Procure trocar o substrato pelo menos duas vezes por ano, se possível mais.

Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
RAPHA2008



Registrado: 06/03/08
Mensagens: 38
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Ter Jun 03, 2008 7:05 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Geraldo.
Adubei-a essa semana como indicado pelo amigo Ezequiel. Eu havia pensado em trocar o substrato tb. Pergunto aos amigos: uma troca de substrato agora, correndo o risco de perder algumas raízes na manipulação do torrão seria benéfico como tentativa de salvá-la ou significaria piorar ainda mais a situação?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qua Jun 04, 2008 7:26 am    Assunto: Responder com citação

Rapha,

Eu não penso duas vezes quando vejo uma planta fraca , troco o substrato imediatamente. Faça o seguinte:

Lave o substrato velho com jacto dágua até retirar quase toda a terra. Prepare um substrato novo bem aerado (30% de areia + pedriscos) + 30 % de matéria orgânica (preferência húmus de minhoca) e o restante de argila. Pode ter certeza de que ela reagirá a menos que esteja com alguma doença séria o que acho que não é o caso.

Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
RAPHA2008



Registrado: 06/03/08
Mensagens: 38
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qua Jun 04, 2008 6:37 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,
algumas fotos da planta:
Esta foi tirada logo após eu postar o tópico


Estas são de hoje. Algumas folhas (que já estavam morrendo antes) continuam escurecendo, mas acho eu que o problema está parando ou pelo menos diminuindo a velocidade (apenas acho).


Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08
Mensagens: 1233
Localização: Buritis - MG

MensagemEnviada: Qua Jun 04, 2008 6:56 pm    Assunto: Responder com citação

Rapha,

Se vc seguiu as recomendações, sugiro que espere a planta se recuperar agora. Daqui uns 40 dias faça uma adubação foliar ou de base com micronutriente e é só correr pro abraço.

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
RAPHA2008



Registrado: 06/03/08
Mensagens: 38
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Jun 12, 2008 3:04 pm    Assunto: Responder com citação

Aqui estão fotos atuais da planta. Aproveitei a troca de substrato de urgência e acomodei-a num escorredor logo.



Aqui é a foto de um dos galhos, vejam que já existem algumas folhas brotando.



Estou espantado com a velocidade com que ela começou a brotar. Não faz nem 10 dias que troquei ela de vaso. Isso pode acontecer? Ou será que já estava pra brotar mesmo antes da troca?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil