FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

COMO FAZER UMA ESTUFINHA USANDO GARRAFAS PET
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qui Jun 26, 2008 9:36 pm    Assunto: COMO FAZER UMA ESTUFINHA USANDO GARRAFAS PET Responder com citação

Oi pessoal,

Vamos ilustrar o processo de como fazer uma estufa usando garrafas pet. A estufa é um ótimo processo para pegamento de estacas, pois aumenta a temperatura e a úmidade, dois fatores muito importantes para o enraizamento:

Foto 1: Escolha duas garrafas pet de diâmetros diferentes;


Foto2: Corte as garrafas de forma que uma possa vestir dentro da outra, por isto que os diâmetros tem que ser diferentes. Lembre-se de fazer furos para o escoamento da água;


Foto3:Veja como ficará o conjunto montado;


Foto4: Corte a estaca e deixa-a pelo menos 2 horas de molho em hormônio enraizador. Encha a parte de baixo da estufa com areia;


Foto 5: Plante a estaca na areia como mostra a figura;


Foto 6: Veja o conjunto já pronto como ficou. O uso da tampinha é opcional. Em temperaturas baixas use a tampinha, em temperaturas altas é melhor sem ela. Mantenha o conjunto à sombra e a areia sempre úmida. O conjunto por ser transparente vai mostrar as raízes quando surgirem. Deixe a plante emitir um bom número de raízes antes de retirar da estufa. Para retirar é melhor cortar a estufa com uma tesoura.



Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Sex Jun 27, 2008 7:40 am    Assunto: Responder com citação

Esse tipo de estufinha dá ótimos resultados Geraldo....

Faz alguns anos que uso com sucesso..

Vai ser muito útil para muitas pessoas.

Valeu
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Sex Jun 27, 2008 5:54 pm    Assunto: Responder com citação

Geraldo,

o amigo continua apresentando novidades e creações.Parabéns.!

Junior,

a estufinha poderá ser utilizada em pleno inverno aqui no Sul?

Um abraço,

Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07
Idade: 42
Mensagens: 1213
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Sex Jun 27, 2008 7:18 pm    Assunto: Responder com citação

Geraldo vou eu te amolar de novo meu amigo. Vou fazer umas estacas de jabuticabeira amanhã nesta técnica. Pode utilizar só areia como substrato ou posso usar terra vegetal para a jabuticabeira, por reter mais umidade no solo??? Seria melhor???
_________________
Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Sex Jun 27, 2008 8:56 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos,

plantas que demoram a enraizar como a jabuticabeira podem ter suas estacas atacadas por fungos que penetram na parte cortada e apodrecem a estaca inviabilizando o enraizamento. A areia por ser um meio mais estéril de microorganismos e possuir uma melhor aeração propicia um melhor enraizamento. Quando notar raízes na estaca comece a adubar com adubos diluidos com a metade da dose recomendada. Vá adubando até a estaca emitir um bom número de raízes, aí você corta a vasilha plástica com tesoura e planta a muda em substato normal.

Lembre-se que uma planta aclimatada em estufa deve ser retirada deste meio aos poucos. Se constatar que a planta já possui um bom número de raízes, substitua a parte de cima por um saquinho plástico transparente e vá cortando um pedaço a cada dia para a planta acostumar com a temperatura externa.

Se você quiser pode esterelizar a areia colocando-a num forno antes do plantio.

Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Sáb Jun 28, 2008 8:54 am    Assunto: Responder com citação

Ivanil, eu uso no inverno, só observando de não deixar em local que pegue muito vento...deixo em uma varanda que pega sol somente a tarde, evitando que a incidência do sol quando houver geada queime a planta.
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Sáb Jun 28, 2008 9:57 am    Assunto: Responder com citação

Junior,

temos algumas vantagens aqui no Sul, mas quando chega o inverno é um problema muito grande.
Não me esqueci das sementes de Guabijú, quando chegar a época a gente se comunica.

Um Abraço,
Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Sáb Jun 28, 2008 10:48 am    Assunto: Responder com citação

Pois é, o inverno nos priva de muitas coisas....mas fazer o que....

Conversamos sobre as sementes....
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Sáb Jun 28, 2008 10:56 am    Assunto: Responder com citação

Ivanil,

A estufa se torna ainda mais importante nas regiões frias. Ela aumenta a temperatura interna e mantém o teor de umidade condições propícias ao enraizamento.


Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07
Idade: 42
Mensagens: 1213
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Sáb Jun 28, 2008 2:55 pm    Assunto: Responder com citação

Geraldo amigo, grande amigo. Mais uma perguntinha bem básica. Se puder me ajudar estarei grato. Ainda não fiz as estacas da jabuticabeira pois eu tenho alguns galhos grossos e não cabe direito as estacas na estufa pet. Gostaria de saber se posso plantá-las em um vaso preto, maior que por ser nessa cor e esquentar mais favorece ao surgimento de raízes e fazer uma estufinha colocando uns 4 pedaços de madeira em volta e passar o plástico em volta e por cima. Daria certo??? Só a planta ficaria na estufa o vaso não. Tem problema???
_________________
Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Sáb Jun 28, 2008 3:05 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Geraldo,

sei que te bombardeiam de perguntas nos Tópicos que contém postagens tuas,mas será que em pleno frio registrado aqui no Sul se poderia germinar sementes usando estufas como o amigo postou?
Ocorre que possuo algumas sementes de laranjinha kinzo e não sei se poderão ser armazenadas até a chegada de temperaturas mais propícias. Nunca coloquei sementes para germinar a não ser em pleno verão.

Um abraço - Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Sáb Jun 28, 2008 6:23 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Ivanil,

Taí uma coisa que vale a pena experimentar. Faça a experiência e poste o resultado. Se você perder as sementes eu te envio outras de presente no verâo.


Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Sáb Jun 28, 2008 6:29 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos,

Funciona sim. Ao cobrir a planta com o saco plástico você cria o ambiente de estufa. Eu mesmo uso este processo muitas vezes. Finque quatro estaquinhas formando um quadrado no vaso e vista um saco plástico transparente . Fure um pequeno buraco para poder regar e coloque o conjunto à sombra. Lembre-se para retirar a planta da estufa corte um pedaço da cobertura diariamente para a planta se aclimatar com o ambiente externo.

Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Dom Jun 29, 2008 10:23 am    Assunto: Responder com citação

Caro amigo Geraldo,

Não poderia perder a oportuntunidade de efetuar a experiência de testar a germinação de sementes em pleno inverno , sugerida pelo amigo, pondo em prática as dicas postadas por vc.

Além das sementes (poucas)da pequena laranjinha kinzo que ainda se encontram na muda, vou procurar outras espécies para serem testadas também.

Acho que conseguirei sementes de chuva de ouro , se germinarem poderão ser plantadas em ruas ou praças.Se alguém souber os procedimentos para a espécie favor postar.

Vou documentar todos os passos e informarei os resultados da experiência.

Um abraço - Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 28/02/07
Idade: 49
Mensagens: 522
Localização: João Pessoa - PB

MensagemEnviada: Dom Jun 29, 2008 2:11 pm    Assunto: Responder com citação

Como vai Geraldo,

Eu também tenho utilizado a técnica do saco transparente sobre o vaso. Mas sempre tive dúvidas quanto ao tempo em que as estacas devem permanecer na estufa. Eu as procuro manter por uns três ou quatro meses, mesmo após a formação de raízes.

Para espécies que pegam facilmente, como os Fícus, quanto tempo você recomenda que permaneçam nas estufas?

Obrigado.

Franz Lopes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil