Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Jul 01, 2008 11:32 am Assunto: Ficus Green Island II |
|
|
Amigos,
Aí está mais um dos meus Fícus australiano Fícus macrophylla. A minha intenção é fazer quem sabe um KENGAI (cascata) ou HAN KENGAI (semi-cascata) aproveitando este galho maior que desce, muito embora esteja sem movimento sinuoso; mas por outro lado, o tronco também é reto... seguem as fotos:
Foto 01 suposta frente
Foto 02 detalhe nebari
Foto 03
Foto 04 vista de lado
Foto 05 girando um pouco mais
Foto 06 vista de costas
Foto 07 vista de cima
Sugestões e críticas são bem-vindas...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Editado pela última vez por edson0605 em Ter Out 21, 2008 8:49 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Ter Jul 01, 2008 2:44 pm Assunto: |
|
|
Édson legal não conhecia essa espécie. Pode tentar um HAN KENGAI. Arriscar as vezes é sempre bom. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Diego Lima 1.o PASSO

Registrado: 24/04/08 Idade: 41 Mensagens: 119 Localização: recife-pe
|
Enviada: Ter Jul 01, 2008 4:32 pm Assunto: |
|
|
muito bom o seu ficus, eu tenho uma muda dele, esta brotando cada vez mais...vc poderia dar mais informaçoes sobre ele?? os cuidados etc.... _________________ "Eu Tenho Um Sonho" Martin Luther King, Jr. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jul 01, 2008 8:13 pm Assunto: |
|
|
Zé,
eu não tenho necessariamente a ficha desta espécie de Fícus, mas é bem resistente, gosta de regas regulares e tem crescimento vigoroso. As mudas que tenho em escorredores com boa quantidade de matéria orgânica, lançam raízes adventícias com muita facilidade. Já fiz mudas de estacas da grossura de um polegar sem mesmo deixar em hormônio enraizador. Uma particularidade é que as folhas ficam com algumas manchas amarelas se ficarem exposto ao sol forte. A desfolha deve ser feita deixando-se um "toquinho" da folha como se pode ver neste fícus do Valdir Vhobus:
http://www.bonsaibrasil.com.br/forum/viewtopic.php?f=13&t=139&sid=fec23458eac574d6cd1a9f6076e6cf27
Espero ter ajudado...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Diego Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 01, 2008 11:12 pm Assunto: |
|
|
obrigado pelas dicas edson...a minha muda esta num vaso pequeno gostaria de colocar ela no escorredor, vc aconselha a fazer o transplante agora ou é melhor esperar a primavera???? _________________ "Eu Tenho Um Sonho" Martin Luther King, Jr. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jul 02, 2008 1:33 am Assunto: |
|
|
Zé,
acredito que aí na tua região as plantas nem devem entrar em dormência, mas por via das dúvidas tome o cuidado de não mexer nas raízes... apesar do fícus ser bem resistente não é bom arriscar.
Até mais.
Pedro Morales |
|
|
 |
Diego Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 02, 2008 11:46 am Assunto: |
|
|
ok...valeu edson _________________ "Eu Tenho Um Sonho" Martin Luther King, Jr. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Jul 03, 2008 9:34 pm Assunto: |
|
|
Oi Edson
Certamente tua planta vai ficar muito boa!
Ainda é possível dar movimento ao tronco???
Pesquisando sobre a espécie, achei que o nome mais certo seria ficus green island
Podas constantes nos brotos deixam os galhos com folhagem mais cheia! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jul 03, 2008 11:59 pm Assunto: |
|
|
Alexandre,
não é mais possível mexer no tronco; tem mais ou menos 4cm de diâmetro...
Até mais.
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jun 28, 2010 2:43 pm Assunto: ATUALIZAÇÃO JUNHO 2010 |
|
|
ATUALIZAÇÃO JUNHO 2010
Abraços.
Pedro Morales |
|
|
 |
Leonardo A. 2.o PASSO

Registrado: 25/11/09 Idade: 37 Mensagens: 227 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Jun 28, 2010 5:48 pm Assunto: |
|
|
Legal sua escolha, han kengai ou kengai não fica legal em ficus, apesar de ter belos bonsai nesse estilo.
Esta praticamente pronto, se forçar um pouco a adubação ele fecha rapidinho a copa pretendida.
Ja pode ir escolhendo um vaso bonito.
Parabens belo ficus!!
abraço. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Jun 29, 2010 9:20 am Assunto: |
|
|
ótimo o caminho que vc decidiu dar a ele... ficou mais destacado que antes.
Parabéns! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Jun 29, 2010 2:03 pm Assunto: |
|
|
Boa escolha Edson a de mudar para um moyogi.
Sugiro apenas 2 coisas:
1 - inclinar a planta para a direita para criar uma inclinação ao tronco e desalinhar os 2 primeiros galhos que estão na mesma altura.
2 - trocaria de vaso para um bem menor. Provavelmente este seja de treinamento, né?
Parabéns, tá bem encaminhado. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 24, 2011 11:50 pm Assunto: |
|
|
ATUALIZAÇÃO MAIO 2011
Este vaso Jorge Ribas foi adquirido no X Encontro de Bonsai em Joinville-SC, novembro de 2010. Como eu precisava "gastar" o vaso, resolvi colocar nele este fícus... Vejam como ficou.
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 25, 2011 12:12 am Assunto: |
|
|
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|