FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Caliandra Spinosa para projeções
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 12/11/06
Mensagens: 807
Localização: Salvador - Bahia

MensagemEnviada: Dom Fev 21, 2010 11:01 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Alexandre,

Este realmente é o cara das projeções, mais uma obra prima irmão, creio que seria isso mesmo que eu estava buscando, já vou guardar para seguir o projeto, vou deixar a copa brotar bastante para ver a melhor maneira de seguir a projeção.
Muito obrigado pelo apoio.
Abraços fraternos.
_________________
Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rafael Spinola
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 19/06/07
Idade: 55
Mensagens: 261
Localização: Salvador-Ba

MensagemEnviada: Seg Fev 22, 2010 11:15 pm    Assunto: Responder com citação

Manda mais sobre essa planta, tem fotos recentes? estou com algumas espinosas mas a coragem pra fazer isso que vc fez ainda não nasceu! rsrs, mas ja me inspirou!
Parabéns!
_________________
Parabéns por viver bonsai!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 12/11/06
Mensagens: 807
Localização: Salvador - Bahia

MensagemEnviada: Qua Fev 24, 2010 11:29 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Rafael,

Rapaz, espere suas spinosas completarem pelo menos 01 ano com vc e ela já ter passado pelo menos 02 ciclos completos (duas florações) aí vc poderá mandar bala que resiste com firmeza. Assim que a copa estiver mais completa e compacta postarei mais fotos.
Abraços.
_________________
Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 12/11/06
Mensagens: 807
Localização: Salvador - Bahia

MensagemEnviada: Qua Fev 24, 2010 11:32 pm    Assunto: Responder com citação

Antes que eu esqueça, não se apresse em trabalhar as spinosas agora, esqueceu que a Escola de Bonsai começa agora em março ? aí fica mais fácil mandar brasa, e lembre-se que cada aluno irá escolher algumas de suas plantas para trabalhar durante o curso e ao final de 03 anos será avaliado através do seu trabalho, vc já pode ir escolhendo qual será seu material de trabalho.
Abraços.
_________________
Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Fev 25, 2010 10:02 am    Assunto: Responder com citação

Oi Glauco, tudo bem?

Desculpe os "séculos" que tenho passado ausente do fórum... e apenas agora estou vendo sua spinosa... Wink
Voce fez um belo trabalho na madeira morta e agora está "quebrando a cabeça" prá desenvolver a copa, mas o caminho me parece muito bom!.... Wink

Prá variar, o Alexandre arrasa nas projeções, mas vejo que, caso voce pretenda ir na direção daquela idéia de copa, terá que reposicionar um novo galho para cima, dando sequência a um novo segmento do tronco, para conseguir o aumento da copa... Rolling Eyes
Como as spinosas são extremamente robustas e brotam com vigor e rapido, penso que a idéia do Alexandre é perfeitamente viável.... Wink

Uma mínima sugestão que te faço seria.... considerando que a sinuosidade, dos galhos é uma caracterísitica marcante das spinosas...
penso que voce poderia tentar dar um pouquinho mais de movimento ao grande jin, apenas com pequenos debastes em lados opostos na madeira visando obter um efeito mais harmônico com a característica da planta...

A evolução do seu trabalho tem sido muito boa em relação à 1a. foto que vi dela aqui!.... Wink

Parabéns e um abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 12/11/06
Mensagens: 807
Localização: Salvador - Bahia

MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 1:06 am    Assunto: Responder com citação

Quero aproveitar para postar aqui os comentários do amigo Sergivaldo que acredito ser uma "aula' sobre estética no posicionamento do bonsai, minha intenção é que outros iniciantes possam aproveitar as dicas dele assim como eu aproveitei.
Abraços fraternos.

Sergivaldo escreveu:
Glauco,

Eu acho que você conseguiu "tirar leite de pedra". O trabalho com a madeira morta ficou muito bom.

Talvez o fato da parte viva ter um movimento contrário à parte morta incomode um pouco: são linhas que se cruzam e desviam o olhar de quem contempla o bonsai:



Outra coisa que também pode estar incomodando é a simetria na copa. A planta está plantada em um dos lados do vaso , o que sugere uma contrapartida na distribuição dos galhos, para dar equilíbrio ao conjunto:



Uma alternativa seria posicionar a árvore no centro do vaso e deixar encher mais a copa, puxando galhos para baixo, já que me pareceu não haver muitas opções de ramos:



Outra opção seria reduzir a copa do lado direito e estimular ou aramar os galhos para à esquerda, de forma que a massa de galhos/folhagem equilibre com o movimento do tronco e posição da planta no vaso:



Essa é minha opinião.

Grande abraço!!

Sergivaldo

_________________
Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE"


Editado pela última vez por Glauco Bastos em Seg Mar 08, 2010 10:01 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 12/11/06
Mensagens: 807
Localização: Salvador - Bahia

MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 1:19 am    Assunto: Responder com citação

Charles,

Realmente eu estava sentindo falta de seus comentários que considero um dos mais técnicos do fórum e espero que tenha retornado por um bocado de tempo, rsrsrs.
Bom, em relação à spinosa eu também achei fantástica a projeção do Alexandre embora tenha um grau a mais de dificuldade em função de ter que montar uma nova estrutura acima do ápice atual, mas na realidade eu já havia deixado um pequeno broto crescer na vertical (estava muito pequeno e na época não dava para perceber na fotografia), eu queria deixar uma possibilidade de no futuro tentar uma triangulação um pouco mais fechada, mas depois que ví a preojeção do Sergivaldo (1º foto) resolvi seguí-la inicialmente formando uma copa maior e mais densa enquanto vou preparando aos poucos a estrutura para seguir a projeção do Alexandre, só posso agradecer aos amigos que me brindaram com ótimas sugestões. Quanto ao desbaste na madeira do jin para dar mais movimento é uma excelente sugestão que eu não havia pensado, vou estudar a melhor maneira de fazê-lo seguindo suas dicas.
Muito obrigado pela colaboração.
Abraços fraternos.
Ps. Estou sentindo falta de suas plantas no fórum, smpre são materiais inspiradores.
_________________
Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 12/11/06
Mensagens: 807
Localização: Salvador - Bahia

MensagemEnviada: Seg Mar 08, 2010 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre S. Coelho escreveu:
Oi Glauco

Belo trabalho e muito bem documentado!!!

Minha sugestão é igual do amigo Rodrigo Tavares... Aumentando a altura da árvore pode "amadurecer" o projeto Idea

Uma proposta, pela última foto:

_________________
Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil