FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Famos fazer uma lista ?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Alex Fabiano
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/06/08
Idade: 53
Mensagens: 149

MensagemEnviada: Qua Jul 30, 2008 9:57 am    Assunto: Famos fazer uma lista ? Responder com citação

Pessoal, baseado em experiências pessoais vamos tentar criar um banco de dados de metódos de propagação de mudas ? abaixo algumas espécies que tive sucesso e o método:

Carmona:estarquia ( hormonio enraizador + substrato normal )
Ficus: estarquia ( hormonio enraizador + substrato normal )
Ulmus: estarquia ( hormonio enraizador + 70 areia e 30% ecoterra )
Piteco: estarquia ( hormonio enraizador + 70 areia e 30% ecoterra )


atualmente estou tentando estarquia com: jabuticaba, caliandra e pitanga em estufas com garafa pet.
_________________
Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
pauloventura
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 19/02/08
Mensagens: 553
Localização: brasilia DF

MensagemEnviada: Qua Jul 30, 2008 2:48 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Alex e amigos do Fórum!
Vou expressar aqui a minha opinião sobre propagação e como
se iniciar no cultivo de plantas para bonsai (é claro que respeitando
todas as outras opiniões e preferencias),sobre o método de propagação
penso que a alporquia é o mais adequado serve para quaze todas as
espécies são poucas as exeçôes alem do que ja se retira a muda com
formato p/bonsai e tamben na idade da planta mâe .
A estaquia e por sementes eu so recomendo para os casos de espécies não disponiveis no mercado e espécies raras ou pra quem quer
produzir em larga escala,.
Para quem esta iniciando não recomendo por sementes ou estaca e
e sim que adiquira nos viveiros e floriculturas mudas com pelo menos
o tronquinho ja formado ,e ai sim por ocasião da poda de formação
pode até fazer umas mudas de estaca,e acompanhar a evolução.
No decorrer do tópico assim espero vamos trocando mais ideias
opiniões e imformações ok.
G abraço.
Pv
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
lubisomem01
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/11/04
Mensagens: 106
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Jul 30, 2008 2:57 pm    Assunto: Responder com citação

pauloventura escreveu:
Caro Alex e amigos do Fórum!
Vou expressar aqui a minha opinião sobre propagação e como
se iniciar no cultivo de plantas para bonsai (é claro que respeitando
todas as outras opiniões e preferencias),sobre o método de propagação
penso que a alporquia é o mais adequado serve para quaze todas as
espécies são poucas as exeçôes alem do que ja se retira a muda com
formato p/bonsai e tamben na idade da planta mâe .
A estaquia e por sementes eu so recomendo para os casos de espécies não disponiveis no mercado e espécies raras ou pra quem quer
produzir em larga escala,.
Para quem esta iniciando não recomendo por sementes ou estaca e
e sim que adiquira nos viveiros e floriculturas mudas com pelo menos
o tronquinho ja formado ,e ai sim por ocasião da poda de formação
pode até fazer umas mudas de estaca,e acompanhar a evolução.
No decorrer do tópico assim espero vamos trocando mais ideias
opiniões e imformações ok.
G abraço.
Pv




Concordo em genero numero e grau, muito bem colocado .....
_________________
Abraços..
Luby
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/03/06
Idade: 54
Mensagens: 470
Localização: Jaú -S.P

MensagemEnviada: Qua Jul 30, 2008 5:10 pm    Assunto: Responder com citação

Penso da mesma maneira que o amigo Paulo, mas gostaria de, na mesma linha de pensamento, fazer algumas colocações.
Parece uma tendência de todo iniciante o primar pela quantidade e não pela qualidade. É uma imensidão de vasinhos, com galhinhos que com certeza com o passar dos anos não vão dar em nada. E olha que digo isto por experiência própria. Por outro lado também não se pode condenar esta prática, pois é ela quem vai conduzir o aprendiz a um estágio de saber separar o joio do trigo. Também tem o outro lado da moeda, onde consigo ver algo de bom nisto. São estas mudas de irão ser os martires, os cobaias, visto que também não seria prudente fazer experiências com mudas de porte mais apurado, não é mesmo ?
Com o passar do anos agente acaba ficando cada vez mais seletivo, e muita coisa que no passado seria a menina dos nosso olhos acabamos mandando para o lixo.
Mas uma coisa é fato : não se consegue produzir um bom bonsai a partir de uma muda ruim, ou porque deixará marcas indeléveis, ou porque o crescimento é afetado de alguma maneira, ou porque a própria genética da planta a descartará no futuro através da seleção natural. Uma coisa que aprendi com o mestre Hidaka é selecionar as mudas com que se pretende trabalhar. Só para exemplificar o que estou dizendo, Hidaka me disse que todo o pinheiro negro que ele semeia, se após um ano, não apresentar um tronco no mínimo da grossura de um cigarro ele descarta, é refugo, visto que será uma planta débil, não serve para bonsai.
É neste sentido que gostaria de chamar a atenção dos amigos. Acredito que seja válido a reprodução por qualquer método que se pretenda, mas para treinamento. Depois a de se fazer seleção. E como bem colocou o amigo Paulo, a alporquia acaba se apresentando como uma opção interessante. Não que as outras formas não mereçam crédito. Mas, por qualquer uma delas que se optar é preciso ser seletivo.

Tenho visto alporquias de troncos absolutamente retos, isto é no mínimo perda de tempo, já que vai partir para a alporquia, procure uma bela curva, um tronco com conicidade, tocos retos serão dificílimos de serem trabalhados. Estaquias é o mesmo caso. Quanto a semente, também faço coro com o amigo Paulo, mas, acho inegável que é o método onde a obra pode ficar melhor acabada, quem tiver paciencia, e se dispuser a cuidar de uma planta a partir da semente, aplicando as técnicas corretamente e sabendo selecionar as melhores mudas, com certesa será recompensado, demore o que demorar, mas vai valer a pena.

Desculpem se me alonguei, mas acho importante que quem esta iniciando pense no que foi escrito.

um abraço

Wilson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Jul 30, 2008 5:25 pm    Assunto: Responder com citação

Paulo e Wilson,

concordo, concordo e concordo...

abs
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qua Jul 30, 2008 8:59 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

Concordo em absoluto

Wilson Fracassi escreveu:
Tenho visto alporquias de troncos absolutamente retos, isto é no mínimo perda de tempo, já que vai partir para a alporquia, procure uma bela curva, um tronco com conicidade, tocos retos serão dificílimos de serem trabalhados. Estaquias é o mesmo caso.

Apenas acrescentaria o Yamadori, para além de ser um prática ilegal, pelo menos por cá assim é...não um acto que se pode chamar verdadeiramente predatório, pela insignificancia da colecta e pelo o carinho e atenção que irá receber posteriormente, tal torna-o pelo menos "no nosso meio" um acto aceitável, na maioria dos casos inclusive até terão melhores condições que no local onde viviam, onde não poucas vezes correriam o risco de virem a ser destruidas/abatidas...ainda assim, quer queiramos quer não, omnipresente existe sempre a questão da legalidade...e o direito dos outros que não praticam a arte, meros visitante/amantes da natureza, que certamente não gostarão que existam pessoas a retirarem espécies que são de todos, para seu uso pessoal...
Pessoalmente só não me parece muito correcto (ou causa alguma inquietação) quando praticado de forma constante e para fins comerciais...

Bom mas toquei no assunto "yamadori" por outra coisa, yamadori como eu aprendi e da forma como eu entendo, é a "Eleita" entre muitas de uma determinada área/região e não várias só porque se escolheu uma ,e as outras estão ali mão nas proximidades...entendo-o como sendo a escolha onde se mediram/avaliaram os prós e os contras (vários critérios de selecção) em que aquela árvore só por si sobressaiu de todas as outras, só assim consigo conceber que uma pessoa que pratica a nossa arte, em principio um amante da natureza, possa retirá-la do seu meio e negar a todos os outros a possibilidade de usufruir dela na própria natureza.
Além de que quem não conhece a espécie em causa e não está habituado a tal prática deve/deveria evitar colher demasiados exemplares.
Fazer yamadori não custa, custa é mantê-la/estabilizá-la e senão conhece bem a especie é/será como andar no arame "sem rede", logo é tentar com menos exemplares possivel e no próximo ano retirar novamente evitando os erros do ano anterior...ou então fazê-lo em conjunto com colegas e repartirem entre si os resultados das experiências.

Apenas a minha opinião e como tal, vale apenas isso Wink

Cptos

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07
Idade: 42
Mensagens: 1213
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Qui Jul 31, 2008 12:54 pm    Assunto: Responder com citação

Alex o negócio as vezes é não dá muito ouvido a várias pessoas. Se você tem em mente em fazer algo FAÇA. Já me disseram que Jabuticabeira não pega por estaquia. E daí!!! Vou fazer. Eu quero tentar!!! O resultado tentei reproduzir e deu certo !!!! Ri da cara daqueles que não concordaram comigo. Estou com 40 estacas sinuosas e retas de Jabuticabeira em estufa. Se vingar ótimo se não vingar nenhuma tento de novo. Troncos retos se você for esperto sairá um bonsai MARAVILHOSO. Portanto amigo selecione as respostas do seu tópico exposto e faça uso somentes daquelas que forem te ajudar.
_________________
Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/03/06
Idade: 54
Mensagens: 470
Localização: Jaú -S.P

MensagemEnviada: Qui Jul 31, 2008 1:52 pm    Assunto: Responder com citação

Infelizmente algumas pessoas ou não querem ou não conseguem entender. Se for a segunda opção é preciso estudar um pouco mais, se for a primeira a vida se encarregará. Em ambos os casos - BOA SORTE.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Jefferson Paulo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 14/12/07
Idade: 41
Mensagens: 145
Localização: Trindade - Goias

MensagemEnviada: Qui Jul 31, 2008 2:35 pm    Assunto: Responder com citação

Wilson, faço das suas minhas palavras...
_________________
Jefferson Paulo
Associação Goiana de Bonsai
www.agb-bonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Alex Fabiano
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/06/08
Idade: 53
Mensagens: 149

MensagemEnviada: Qui Jul 31, 2008 5:02 pm    Assunto: msg Responder com citação

nossa, não imaginava que esse tópico fosse render tanto....

Marcos, com relação ao seu comentário sei o que vc quer dizer....também penso assim, acho que experiências são boas de todas as formas, se forem experiências nossas melhor ainda...afinal só aprendemos a andar depois de algumas quedas e tombos, e na arte do Bonsai é a mesma coisa todo grande mestre hoje, no inicio da carreira já produziu mudas ou plantas fora dos padrões e sem qualidade !

Compete a cada um à partir de seu amadurecimento ir descartando ou remodelando aquilo que está fora dos padrões ou que não lhe agrada, não esquecendo nunca que a natureza é perfeita, nós não !

Me considero um bebê na arte de cultivar Bonsai ( 19 anos ) tenho muito a aprender ainda, + quero fazer minhas experiências e compartilhar com outras pessoas, dai a ideia de criar o tópico, pena que não foi bem aceito e terminou despencando para o assunto de mudas com qualidade ou não ....

Tenho bons bonsais, mais acho legal nós comerçarmos a formar um bonsai, quer de estaca, quer de semente, mais convenhámos, estarquia ou alporque encurta alguns anos, então ultimamente tenho aproveitado parte do tempo fazendo minhas experiências...


Paulo Ventura, grato pelo comentário sobre adquerir mudas em hortos, já fiz isso também e é uma exelente opção para os iniciantes.
_________________
Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qui Jul 31, 2008 6:32 pm    Assunto: Re: msg Responder com citação

Alex Fabiano escreveu:
também penso assim, acho que experiências são boas de todas as formas, se forem experiências nossas melhor ainda...afinal só aprendemos a andar depois de algumas quedas e tombos, e na arte do Bonsai é a mesma coisa todo grande mestre hoje, no inicio da carreira já produziu mudas ou plantas fora dos padrões e sem qualidade!

Concordo em absoluto, mas também não posso deixar de concordar que quem ouve/aproveita a experiência de outros, poupa tempo, oportunidade e energia.
Por vezes no espaço de segundos, ao ler uma qualquer msg, pode-se crescer tanto em conhecimento, que não teria sido possível atingir vários anos de experiência (conhecimento empírico).
Não quero com isso dizer que oiça este ou aquele individuo ou mesmo qualquer dos intervenientes deste tópico...mas sim como o Marcos referiu aqueles que lhe pareça ter/mostrem alguma credibilidade, leia, faça um crivo e reflicta para tirar as suas próprias conclusões....sempre.
Devemos fazê-lo mesmo que na altura nos pareça "menos bem", e por ir contra alguns dos nossos principios...só assim se pula e avança.

Claro, que se tiver algo em mente o deve fazer...a experiência é/será sempre positiva, mesmo que não corra bem...será positiva, o tempo que dispendemos e o valor que lhe atribuimos é que pode fazer alguma diferença...

Por exemplo tem um membro daqui que é o "Diego Santana", que também costuma praticar "yamadori" e pelo que vi/li fez algo á uns dias que confesso gostei de ver, sinceramante gostei...a colecta de raizes em vez da árvore, ele lá terá tido as suas razões, mas dado a monotonia dos exemplares que costumo ver colectados, acredito que fez uma excelente escolha, as raizes por vezes podem ser bem mais interessante do que um tronco recto com exactamente a mesma bitola em toda sua altura...
Para ultrapassar esta dificuldade facilmente se cai na tentação dos uros e dos sharis comuns ás coniferas, precisamente o contrário daquilo que pretendem ver nas vossas nativas, ainda que numa vez ou outra dependendo da localização ou condições climatéricas/actos humanos até os possam ter, mas não é uma caracteristica das espécies num meio ambiente tropical/sub-tropical...por isso, não serve de muito evitar estilizar da copas das nativas com semelhanças das coniferas, quando por outro lado o fazem desde o tachiagari ao ápíce por uma questão de conveniência.
E que dizer se em todas a colectas for utilizado tal técnica por ser o ultimo recurso, não vos parece que sendo mais exigentes na escolha (a "eleita") poderão destacá-la das restantes e conseguir melhores resultados e em menos tempo...

Em suma Caro Alex, seja qual for a sua vontade, só lhe posso dizer que a siga, não vá apenas porque outros dizem o contrário, vá porque acha que tem que ser e acredita que sim, que vale a pena a ultrapassar-se...e quando assim for, só lhe posso desejar o maior dos sucessos Wink.

PS: A Natureza não é perfeita, nem imperfeita...é apenas a Natureza e nada mais...tudo o resto é fruto da nossa percepção, que está a anos luz de alguma vez a compreeender.


Tudo de bom

Cptos.

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
pauloventura
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 19/02/08
Mensagens: 553
Localização: brasilia DF

MensagemEnviada: Qui Jul 31, 2008 7:25 pm    Assunto: Responder com citação

Caro amigo Alex.
Sinto muito ter desviado o foco do seu tópico,mas em nenhum
momento foi desrespeitado ou condenado qualquer tipo de propagação
feito por quem quer que seja.tambem não desestimulei qualquer tipo de
experiencia de aprendizado,pois tambem sou daqueles que as faço e
com muita insistência.inclusive ja fiz mudas por estacas e sementes as
centenas e como dito pelo amigo Wilson.hà que se separar o joio do trigo
mas o resultado quaze sempre é pífio. A não ser que se cultive estas
mudas por um bom tempo na terra porque em vasinhos com certeza
não vai chegar lugar nehum ,e eu mesmo ja passei por isto, e me sinto
na obrigação de colocar para quem esta começando as experiencias
tanto positivas e tambem as negativas sempre na intenção de ajudar
Acho que hoje em dia nehum bonsaista inicia seus bonsai a partir de
estacas ou sementes,( Salvo aquelas situações que ja citei na mensagem
inicial).Ate mesmo os mames e chohins são feitos na sua maioria de
plantas cultivadas na terra com troncos muito bem formados.
Resumindo penso que qualquer um seja iniciante ou não pode e deve
começar na arte bonsai com plantas com um minimo de extrutura.
Outra coisa não critico e penso que é consenço entre os amigos que
estão participando do topico, o lado lúdico, romantico,da arte que é
cultivar a plamta desde o seu nacimento acompanhar sua evoluçao etc
mas na pratica pra se evoluir aprender formar uma coleção é outra
história o to errado.
Caro amigo Alex ,sobre a lista , que foi o fóco do seu tópico farei
a minha na proxima participação pois sou péssimo p/escrever e hoje
ja viu falei demais ta ok.
G abraço .
Pv
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alex Fabiano
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/06/08
Idade: 53
Mensagens: 149

MensagemEnviada: Qui Jul 31, 2008 9:07 pm    Assunto: msg Responder com citação

Paulo sua participação foi fundamental, gostei de sua opnião à respeito de manter as mudas no chão à fim de desenvolve-las, também faço isso....rsss

Coloco também em vasos grandes para crescer bem e desenvolver o tronco...

fui....
_________________
Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Seg Ago 04, 2008 7:24 am    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal,

Acho que todos os métodos de reprodução são válidos e depende de onde se quer chegar. A alporquia é sem dúvida um ótimo método, mas se você quer um bonsai com aquele tronco caprichado é melhor começar com uma mudinha bem pequena por estaquia. A estaquia também te permite obter muitas mudas rapidamente. Outras plantas dificilmente você consegue a não ser por sementes. Então, todos os métodos são válidos e interessantes.

Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil