FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cerejeira florescendo, como proceder?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rafael Damasceno



Registrado: 30/12/07
Idade: 35
Mensagens: 55
Localização: Rio de Janeiro - RJ

MensagemEnviada: Sex Set 26, 2008 11:08 pm    Assunto: Cerejeira florescendo, como proceder? Responder com citação

Amigos, adquiri esta cerejeira em meados de maio e tenho muitas dúvidas. Aí vão elas:

1 - Seguindo recomendações dos amigos do fórum, ainda não a tirei do "vaso" onde veio, nem troquei o substrato.
como agora é o melhor período, gostaria de dicas sobre um bom vaso para ela, ou seja, algo que ficaria harmonioso, assim como sugestões de podas (qual estilo ficaria melhor)

2 - Como eu nunca fiz antes, eu estou receoso sobre a poda de raízes, de acabar cortando coisa demais e debilitando a planta. Sei que deve-se cortar as grossas de sustentação e manter as finas de nutrição, mas quanto de raízes finas eu posso tirar para que caiba no vaso e, ao mesmo tempo, não prejudique a planta?

3 - Outra coisa, ela está florescendo agora. Devo esperar a florescência, ou posso fazer o trabalho agora, sem danos para possíveis frutificações após as flores?

4 - Qual o melhor substrato para a cerejeira? Prevalece a drenagem, ou devo dar mais material orgânico?

Aí vai uma foto da planta. Qualquer sugestão e crítica é sempre bem vinda a um iniciante!







Estas são minhas dúvidas. São muitas, pois este é o meu melhor exemplar e tenho o maior cuidado para não perdê-lo Very Happy
Muito orbigado pela paciência!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Sáb Set 27, 2008 7:11 am    Assunto: Responder com citação

Olá, como toda frutífera, ela prefere um solo com mais matéria orgânica, as minhas uso uma composição de 40% terra comum + 40% de terra vegetal e os 20% restantes de areia grossa lavada. Estão todas muito saudáveis.
Como não tem muita experiência com a poda de raízes sugiro que retire as mais grossas e deixe as finas, as frutíferas preferem um vaso um pouco maior e mais fundo, então acho que não será necessário cortar muitas raízes finas para acomodar a sua cerejeira em um novo vaso.
Tem em mãos um belo exemplar, com certeza virão algumas projeções.
Sucesso.
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rafael Damasceno



Registrado: 30/12/07
Idade: 35
Mensagens: 55
Localização: Rio de Janeiro - RJ

MensagemEnviada: Sáb Set 27, 2008 9:48 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu amigo!

Eu vou seguir suas recomendações!

Quando podar as raízes, devo podar também um pouco da copa?

Vamos aguardar projeções!

grande abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil