SERGIO SIQUEIRA
SÃO PAULO-SP
MINHA HISTÓRIA NA ARTE BONSAI COMEÇA EM 1985, QUANDO FUI PASSAR UM FERIADO PROLONGADO NA CIDADE DE PENÊDO, RIO DE JANEIRO. NA CASA ONDE ME HOSPEDEI HAVIA UM LIVRO DE BONSAI (DAN BARTON) E ME LEMBRO BEM QUE DESDE A PRIMEIRA PÁGINA A PAIXÃO FOI INSTANTÂNEA. ATÉ AQUELE MOMENTO EU NUNCA HAVIA OUVIDO FALAR A PALAVRA BONSAI, AQUILO TUDO ERA MUITO NOVO E DESLUMBRANTE... COMO ERA POSSÍVEL UMA PLANTA JOVEM PARECER TÃO VELHA? A PARTIR DAÍ NUNCA MAIS DEIXEI DE PESQUISAR, ESTUDAR E PRATICAR ESTA ARTE QUE ME TRÁZ TANTA PAZ.
NAQUELA ÉPOCA NÃO HAVIA SEQUER UMA ÚNICA PUBLICAÇÃO, TANTO DE LIVROS COMO DE REVISTAS, NO NOSSO IDIOMA. 
VASOS E FERRAMENTAS ENTÃO ERAM IMPOSSÍVEIS DE ENCONTRAR. E FOI NESTAS CONDIÇÕES QUE MESMO ASSIM, FUI DE PLANTA EM PLANTA COMEÇANDO MINHA COLEÇÃO. ACERTANDO ÀS VEZES E ERRANDO EM OUTRAS, FUI PASSO A PASSO APRENDENDO, OBSERVANDO E CRIANDO MINHAS OBRAS QUE PARA MIM ERAM PRIMAS.
EM 1994 CONHECÍ MEU GRANDE MESTRE E AMIGO, MARCELO MILLER, A QUEM DEVO GRANDE PARTE DE MEUS CONHECIMENTOS. COM ELE FUNDAMOS O BONSAI KAI NA CIDADE DE ATIBAIA. E FOI LÁ, QUE DURANTE 3 ANOS APERFEIÇOEI MEUS CONHECIMENTOS E CRIEI MUITOS BONSAI.
MARCELO MILLER PARA MIM, AINDA É A PESSOA QUE MAIS CONHECE A ARTE BONSAI EM SUA TOTALIDADE, TANTO FILOSÓFIA, TEORIA, COMO PRÁTICA, EM NOSSO PAÍS. 
INFELIZMENTE PARA TODOS NÓS, HOJE ELE ESTÁ AFASTADO DESTA ARTE, MAS ME LEMBRO BEM QUE JUNTO COM CHARLES WHITE, OUTRO GRANDE AMIGO E ARTISTA DE GRANDE PORTE, PASSAVAMOS MUITAS HORAS JUNTOS DISCUTINDO O QUE FAZER COMO PODAR, COMO CRIAR PEÇAS ÚNICAS.
 FOI COM ELE QUE APRENDÍ TODAS AS REGRAS E QUAIS OS LIVROS E PRINCIPAIS MESTRES DA ARTE NO EXTERIOR.
 MINISTRAVAMOS CURSOS AOS FINAIS DE SEMANA, VENDÍAMOS TANTO VASOS, FERRAMENTAS, COMO BONSAI PRONTOS E MUDAS PARA A PRÁTICA DA ARTE. FOI NESTA ÉPOCA QUE COMECEI UM CURSO DE CERÂMICA PARA EU MESMO PRODUZIR MEUS PRÓPRIOS VASOS E DESENHEI TODAS AS ILUSTRAÇÕES DAS DUAS PRIMEIRAS EDIÇÕES DA REVISTA “O MUNDO DO BONSAI” DE MARCELO MILLER. 
HOJE, PASSADOS 24 ANOS, AINDA SOU COMPLETAMENTE APAIXONADO POR ESTA ARTE. COM ELA DEIXO TODO O ESTRESSE QUE A CIDADE DE SÃO PAULO TRÁZ PARA TODOS AQUELES QUE NELA VIVEM. 
QUANDO ESTOU TRABALHANDO UMA PLANTA, ESQUEÇO DE TODOS OS PROBLEMAS E CONSIGO DRIBLAR MINHA ANSIEDADE. 
DENTRO DE TODOS OS ESTILOS O MEU PREFERIDO É O PENJING. 


TENHO UMA BELA COLEÇÃO DE MINIATURAS QUE FORAM ADQUIRIDAS AO LONGO DESTES 24 ANOS. 

Esta pequena primavera foi usada como tema do cartaz da XXIII EXPOSIÇÃO DO JARDIM BOTÂNICO
 FAZER UM PENJING, PARA MIM É COMO CONTAR UMA HITÓRIA. É REGISTRAR UM MOMENTO, BATER UMA FOTO. E FOI COM ESTE ESTILO QUE FUI 3 VEZES GANHADOR DO 1º PRÊMIO DA EXPOSIÇÃO DE BONSAI DO JARDIM BOTÂNICO DE SÃO PAULO, E MAIS 2 VEZES COM O ESTILO SHAKAN.
HOJE MINISTRO CURSOS EM MINHA CASA E TENHO APROXIMADAMENTE UMAS 100 PEÇAS EM MINHA COLEÇÃO, UNS 50 LIVROS ESPECIALIZADOS NO ASSUNTO, ASSIM COMO UMAS 150 REVISTAS IMPORTADAS E NACIONAIS. 
.
TRABALHOS

1º LUGAR NA EXPOSIÇÃO DE BONSAI DO JARDIM BOTÂNICO
2006
..
Sequência do desenvolvimento desta primavera
Sequência do desenvolvimento

ÁRVORES

Juniperus chinensis shimpaku
Azaléa
Ácer tridente
Primavera
Pinheiro Negro 64 anos
Pinheiro Negro 25 anos
Caliandra
Caliandra alba
Olmo
Carmona microphila