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MINHA HISTÓRIA NA ARTE BONSAI
COMEÇA EM 1985, QUANDO FUI PASSAR UM FERIADO PROLONGADO NA CIDADE
DE PENÊDO, RIO DE JANEIRO. NA CASA ONDE ME HOSPEDEI HAVIA UM LIVRO
DE BONSAI (DAN BARTON) E ME LEMBRO BEM QUE DESDE A PRIMEIRA PÁGINA
A PAIXÃO FOI INSTANTÂNEA. ATÉ AQUELE MOMENTO EU NUNCA
HAVIA OUVIDO FALAR A PALAVRA BONSAI, AQUILO TUDO ERA MUITO NOVO E DESLUMBRANTE...
COMO ERA POSSÍVEL UMA PLANTA JOVEM PARECER TÃO VELHA? A PARTIR
DAÍ NUNCA MAIS DEIXEI DE PESQUISAR, ESTUDAR E PRATICAR ESTA ARTE
QUE ME TRÁZ TANTA PAZ.
NAQUELA ÉPOCA NÃO HAVIA SEQUER UMA ÚNICA PUBLICAÇÃO, TANTO DE LIVROS COMO DE REVISTAS, NO NOSSO IDIOMA. VASOS E FERRAMENTAS ENTÃO ERAM IMPOSSÍVEIS DE ENCONTRAR. E FOI NESTAS CONDIÇÕES QUE MESMO ASSIM, FUI DE PLANTA EM PLANTA COMEÇANDO MINHA COLEÇÃO. ACERTANDO ÀS VEZES E ERRANDO EM OUTRAS, FUI PASSO A PASSO APRENDENDO, OBSERVANDO E CRIANDO MINHAS OBRAS QUE PARA MIM ERAM PRIMAS. EM 1994 CONHECÍ MEU GRANDE MESTRE E AMIGO, MARCELO MILLER, A QUEM DEVO GRANDE PARTE DE MEUS CONHECIMENTOS. COM ELE FUNDAMOS O BONSAI KAI NA CIDADE DE ATIBAIA. E FOI LÁ, QUE DURANTE 3 ANOS APERFEIÇOEI MEUS CONHECIMENTOS E CRIEI MUITOS BONSAI. MARCELO MILLER PARA MIM, AINDA É A PESSOA QUE MAIS CONHECE A ARTE BONSAI EM SUA TOTALIDADE, TANTO FILOSÓFIA, TEORIA, COMO PRÁTICA, EM NOSSO PAÍS. INFELIZMENTE PARA TODOS NÓS, HOJE ELE ESTÁ AFASTADO DESTA ARTE, MAS ME LEMBRO BEM QUE JUNTO COM CHARLES WHITE, OUTRO GRANDE AMIGO E ARTISTA DE GRANDE PORTE, PASSAVAMOS MUITAS HORAS JUNTOS DISCUTINDO O QUE FAZER COMO PODAR, COMO CRIAR PEÇAS ÚNICAS. FOI COM ELE QUE APRENDÍ TODAS AS REGRAS E QUAIS OS LIVROS E PRINCIPAIS MESTRES DA ARTE NO EXTERIOR. MINISTRAVAMOS CURSOS AOS FINAIS DE SEMANA, VENDÍAMOS TANTO VASOS, FERRAMENTAS, COMO BONSAI PRONTOS E MUDAS PARA A PRÁTICA DA ARTE. FOI NESTA ÉPOCA QUE COMECEI UM CURSO DE CERÂMICA PARA EU MESMO PRODUZIR MEUS PRÓPRIOS VASOS E DESENHEI TODAS AS ILUSTRAÇÕES DAS DUAS PRIMEIRAS EDIÇÕES DA REVISTA “O MUNDO DO BONSAI” DE MARCELO MILLER. HOJE, PASSADOS 24 ANOS, AINDA SOU COMPLETAMENTE APAIXONADO POR ESTA ARTE. COM ELA DEIXO TODO O ESTRESSE QUE A CIDADE DE SÃO PAULO TRÁZ PARA TODOS AQUELES QUE NELA VIVEM. QUANDO ESTOU TRABALHANDO UMA PLANTA, ESQUEÇO DE TODOS OS PROBLEMAS E CONSIGO DRIBLAR MINHA ANSIEDADE. DENTRO DE TODOS OS ESTILOS O MEU PREFERIDO É O PENJING.
HOJE MINISTRO CURSOS EM MINHA CASA E TENHO APROXIMADAMENTE UMAS 100 PEÇAS EM MINHA COLEÇÃO, UNS 50 LIVROS ESPECIALIZADOS NO ASSUNTO, ASSIM COMO UMAS 150 REVISTAS IMPORTADAS E NACIONAIS. TRABALHOS
ÁRVORES
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