Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tanuki

Diego Santana17/09/2008 19:15
Tanuki
Ola amigos, um dos yamadoris de Duranta nao resistiu e morreu, entao resolvi tentar aproveitar o tronco para um Tanuki, gastei bem a casca, no esmeril e escova de aço, deixando alguns pedaços da casca para ficar com a aparencia "camuflada" ..........

Ao contrario do que pensao, a duranta tem a madeira muito dura, estou na duvida na aplicação da calda, e na escolha da especie a ser aplicada "shimpaku" é muito classico e nao gosto muito deles, e nem eles de mim , apesar de ser uma especie maravilhosa para a tecnica, estou querendo aplicar uma serrisa chinesa, mas nao tenho exemplar comprido, por isso so estou apresentando o tronco e nao a planta............

Gostaria muito da opiniao de todos...........................................

Esta é a falecida, nao aguentou o frio.....

O lado com a canaleta ja iniciada..............

É claro que ainda tenho que trabalhar muito este tronco, mas a ideia ja esta encaminhada.............
Edmilson17/09/2008 19:50
Tanuki
Diego achei o material muito promissor, tem excelentes curvas. Um buxinho cairia muito bem neste tronco.
Recentemente consegui alguns tanukis de ipê de jardim, porem achei a madeira frágil, esta sendo muito util para treinar, utilizei uma escova de aço adaptada em furadeira e posteriormente calda para obter uma coloração branca e aumentar sua resistência.

Abraço fraterno
Diego Santana17/09/2008 20:48
Edmilson, estou estudando todas possibilidade, e vou pensar no buxinho..........
Elio17/09/2008 22:22
Olá Diego!

Bom material para um tanuki.
Sugiro escolher uma planta cujo tronco seja similar à madeira morta para não ficar estranho. Shimpaku não ficaria bem, já buxus e mirtáceas poderiam combinar bem. É importante um bom tratamento, principalmente na base do tronco, para não apodrecer. Já perdi um tanuki por neglic]genciar isso.
Um abraço
Diego Santana18/09/2008 07:04
Elio, sera que uma base com durapox fica bom?
Elio18/09/2008 13:05
Acho que sim. Algumas aplicação de calda sulfocálcica também.
Ouvi falar em banho de hipoclorito. Não saberia dizer se funciona.

Abraço