Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

jabuticabeira sugestões

RAPHA200818/09/2008 21:41
jabuticabeira sugestões
Olá a todos os amigos do fórum.
Estou postando fotos da minha jabuticabeira para sugestões de todos.
Aqui é ela logo que comprei em abril desse ano. Ela veio num desses sacos pretos e com solo bem argiloso, mas preferi não mexer.

No início desse mês retirei um pouco da argila, mas não podei nenhuma raiz e passei-a para um vaso contendo terra preta, areia e pedrisco. Fiz uma desfolha e podei-a da seguinte forma:

Agora gostaria de saber a sugestão dos amigos sobre como guiar minha jabu! Devo podar mais? Qual estilo adotar? Eu pensei num estilo semelhante ao vassoura deixando esses dois troncos principais e os dois menores laterais como base e depois ir moldando as brotações... O que acham?

Abraços,
Raphael.
Franz Lopes19/09/2008 20:53
Amigão,

Boa planta... Gosto muito das nativas.

Como sugestão, creio que ela precisa de mais redução de copa. Há muitos galhos que poderiam ser manipulados ou pelo menos direcionados (aproveitando que ainda são finos).

Boa sorte. 😉

Franz Lopes
RAPHA200819/09/2008 21:19
Oi Franz,
obrigado pelo apoio! Concordo com você, acho que preciso reduzir alguns galhos ainda. Principalmente esse mais alto e reto que me incomoda bastante. Como foi minha primeira investida nessa planta, fiquei com medo de exagerar nas podas e perdê-la. Será que tem problema descer a tesoura nela de novo? Ela já está brotando nas pontas. Futuramente pretendo aramar uns galhos pra dar mais movimento.

É isso! Abraços,
Raphael.
Franz Lopes19/09/2008 21:24
Amigo Rapha,

Por segurança, recomendo permiti-la desenvolver-se por enquanto, para então realizar novas intervenções.

Boa sorte.

Franz Lopes
RAPHA200821/09/2008 18:19
Obrigado Franz!
Farei isso.

Abraços,
Raphael.