Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pitangueira doente

Rogério20/09/2008 11:55
Pitangueira doente
Amigos tenho 2 mudas de Pitangueira doentes.
Suas folhas estão cheias de furinhos, sua cor está pálida e os veios das folhas aparecem com tom + forte.
Alguém sabe se é falta de algum nutriente, alguma praga, fungo ou uma soma de uns ou todos.
Vejam as fotos

Aqui podemos ver bem as deformidades das folhas com pequenos furinhos + que não chegam a atravessar as folhas...

...E aqui a palidez das folhas e seus veios bem nítidos.

Aguardo ajuda dos amigos
Abraço
Rogério.
Alex Fabiano22/09/2008 19:41
msg
que tipo de solo está plantada ?? há quanto tempo ? pitangueiras são muito resistentes, eu aproveitaria o mês de setembro e trocaria o sustrato....
Rogério26/09/2008 14:00
Amigo Alex Fabiano
O solo é 50% terra comum peneirada + ou - 3mm misturada com 50% de terra de floresta (com decomposição de folhas).
Será esse o problema?
Uso em outras 2 mudas e não aparece o problema nelas.
Abraço.
Rogério.
Alex Fabiano26/09/2008 22:47
msg
se as outras estão plantadas em substrato identico, não é o solo, aqui tive um problema parecido, resolvi as folhas doentes e apliquei um fungicida...,.
GIULLIANO CARNEIRO27/09/2008 15:26
Rogério,

Minhas pitangueiras estavam com o mesmo problema, estou resolvendo o problema aplicando Dimmy pronto.
GrAmorin28/09/2008 16:22
Amigo, tive este problema mas com outra especie. Com pitanga, tive problema com palidez.
No caso das folhas com furos, ou quase perfuradas, faça oa q o amigo Rogerio indicou, use o Dymmi (Sulfato de cobre).
Aplique um pouco por pulverizacao e regue com um pouco da solucao tb.
isso sera suficiente.
No caso de palidez, eu resolvi colocando um abubo liquido com macro e micro nutrientes, e depois coloquei em um local com mais exposicao solar.
Um abraço, e logo sua pitangueira estará bela.