Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Espessura do Tronco de uma Serissa!

Claudio Rodrigues20/09/2008 17:16
Espessura do Tronco de uma Serissa!
Por favor :

Qual a maior espessura em média do tronco de uma serissa?

Obrigado !
nickyfury20/09/2008 20:32
bonsai
Claudio, a serissa é um arbusto, e ainda que não atinja alturas muito elevadas, ramifica muito, principalmente desde as raízes, o que nem sempre é bem recebido pela maioria dos cultivadores, que precisam estar atentos a retirar, continuamente, novas brotações, sob risco de desfigurar o estilo definido. 😄

O caule da serissa, por outro lado, poderá atingir boa grossura (desde o diametro de uma caneta bic, p.ex., até algo como uns 10 a 15 cm de diametro, quando desenvolvida no chão. Em minha chacara, tenho retirado algumas plantas com troncos com esse calibre para mais. 😄

Uma maneira interessante de obter troncos mais grossos é através de enxertia. Aproveitando a forte brotação junto a base da planta, ou mesmo nas raízes próximas, conduza essas ramas de encontro ao tronco principal, atando-as em partes previamente descascadas do caule, de maneira a facilitar a fixação. Use cordão de algodão ou ráfia, e não aperte em demasia, para evitar o estrangulamento e perda do material. Em pouco tempo terá conseguido aumentar o diametro do caule. 😄

A outra opção é plantar em local sombreado, ventilado, com rega diária e bem adubado, no chão. O solo, como bem se sabe, é o melhor engrossador de troncos que existe. 😄 São necessários um minimo de tres a quatro anos para obter, dentro das condições que menciono, um caule de até 10 ou 15cm. 😄

Lembrando apenas que, se plantado no solo, deverá cuidar de eliminar brotações nas raízes e na base, para favorecer o crescimento. Eu costumo eliminar todo e qualquer galho, mantendo apenas a brotação apical, que puxa a força da planta, engrossando o tronco desde a base até o ápíce. Galhos e estruturação podem ser construidos após obter um caule adequado, a qualquer tempo, dentro do cultivo e trato com o pré bonsai. 😄
Claudio Rodrigues21/09/2008 05:03
Nickyfury:

Obrigado ! È que tenho um serissa que já está na espessura de uma caneta bic, estava na dúvida se colocava ela em um vaso definitivo ou se tentava engrossar mais.

Muito obrigado !